quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Concurso Cultural Desabafo de Mãe e O Futuro do Presente


Até dezembro, o Desabafo de Mãe, O Futuro do Presente e outros blogs, com o apoio de empresas parceiras, estarão realizando uma série de concursos culturais mensalmente.


No dia 1 de agosto, o Desabafo de Mãe anunciou no seu blog os três primeiros concursos: Escola, Bienal do Livro e Hora do Sono. Os vencedores serão premiados com livros, CDs e DVDs infantis.

Nós do O Futuro do Presente vamos participar apenas do concurso Escola .
Para participar, basta escrever sobre uma experiência positiva que tenha vivenciado na escola de seu filho que pode ajudar outros pais a enfrentar situações ou problemas similares e enviar para o Desabafo de Mãe.

O Desabafo de Mãe premiará o primeiro colocado com kit de livros da Sobrado, enquanto nós do Futuro do Presente seremos responsáveis em determinar o segundo lugar, cujo nosso critério será avaliar todos que participaram (escreveram os desabafos no site) e responderem também nos nossos comentários nesta postagem à seguinte pergunta:

COMO VOCÊ ESCOLHEU A ESCOLA PRO SEU FILHO?

Todos as respostas a essa pergunta dadas aqui nos comentários e os textos publicados no Desabafo estão concorrendo a um Kit Escolar da Mercur.
Ou seja, se você apenas enviar um texto, concorre ao primeiro prêmio dado pelo Desabafo. Escreveu o desabafo e respondeu à nossa pergunta, concorre também ao prêmio de segundo lugar!

Você já pode começar a participar agora, para isso basta ler as regras dos respectivos concursos que seguem a mesma premissa do sorteio Vista a Camisa do EducaCamp!.

Nós contamos com sua participação para incendiar o debate sobre a educação que buscamos para nossos filhos através de soluções práticas e da troca de experiências simples que deram bons resultados. Participe!

8 comentários:

Lola disse...

Parabéns pela iniciativa!
Beijo.

Renata disse...

Embora minha filha não esteja na escola (o que a maioria das pessoas considera um absurdo, afinal ela ela JÁ tem quase TRÊS anos), eu adoraria comentar o que penso aqui. Vou começar minha busca por escolas em breve, mas já estou tão desanimada... Pelo que percebi as escolas seguem filosofias em grande parte pra atender as pais: algumas pretendem formar CEO's de empresas no futuro, e começam a trabalhar nesse sentido com crianças de 2 anos (sei de caso de escola que ensina letras pra crianças de 2 anos que nem falar direito sabem ainda, não é um absurdo?). Tem pais que, por outro lado, acham que tanto faz a escola, que o importante nessa fase é a criança brincar. COncordo que brincar é mais importante, mas acredito que a filosofia, a metodologia é importante desde cedo. Cedo pra mim, é 3, 4 anos, pois acho que criança não precisa, nem deve ir pra escola antes disso.
Não é novidade pra vc que sou fã da Pedagogia Waldorf, mas infelizmente não temos muitas opções aqui no Rio.
Estou sem tempo pra escrever mais, mas pretendo aocmpanhar a discussão e os desabafos porque tenho interesse no assunto. Quem sabe, mais pra frente, dou mais pitacos?
Um beijão
Renata

Unknown disse...

Oi ana, obrigada pelo apoio e sucesso aqui: tomare que juntas conseguimos ter depoimentos que mostram a nós os desafios comuns que temos na educação. Só queria pedir pra consertar que o primeiro prêmio não é patrocinado pela Livraria sobrado, mas pelo próprio Desabafo que vai comprar livros na bienal no dia 18 e em breve a gente posta as fotos.

em relação á pergunta, eu ainda não escolhi " a escola" da Malu, mas no passado fiz uma escolha do berçário da Malu onde agora eu mantenho ela em função do valor social dos amigos que a Malu tem. Ela ama muito os amigos e, apesar da metodologia pedagógica não ser muito clara ainda pra mim, eu estou tranquila pq eles têm um foco grande na brincadeira. E eu tenho um cuidado enorme de inserir cultura na turminha e na escola com sugestões. livro no fim-de-semana e teatro estão entrando na programação dos passeis que no passado era para o parque da monica ou da xuxa. eles vão agora avaliar a oferta do ingles para todos. hoje quem quer oferecer inglês ao filho paga separado. então a escolha da minha escola foi feita pensando no cuidar do bebê, no ambiente, na cultura, no jeito das pessoas, no espaço aconchegante, pequeno e familiar, na proximidade de casa e no preço

tati disse...

EU TENHO UMA FILHA DE 4 ANOS QDO FUI ESCOLHER A ESCOLA DELA FIZ VISITA A VÁRIAS ESCOLAS ,EM PRIMEIRO LUGAR FOI A SEGURANÇA JA´ QUE ELA É UMA MENINA MUITO ESPERTA E TEM MUITA ENERGIA, LEVEI ELA JUNTO PARA VER SE SETIA BEM NA ESCOLA.ENCONTREI UMA ONDE DE CARA EU ME SENTI BEM E ELA TAMBÉM E ONDE NAÕ TINHA LUGAR PARA SE MACHUCAR E COM SEGURANAÇ E QUE EU TAMBEM ME SEGURA EM DEIXAR MINHA FILHA E VI COMO ERA O ENSINAMENTO NA ESCOLA , CONVERSEI COM A PROFESSORA PARA VER SE SENTIA CONFIANÇA NELA .PROCUREI SABER INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA .EU SEI QUE FIZ UMA BOA ESCOLA ESCOLHA POIS NA ESCOLA QUE ESTA SE SENTE BEM E EU TENHO CONFIAÇA NA ESCOLA E NAS PESSOAS QUE NELA TRABALHAM. JÁ TEM DOIS ANOS NESTA ESCOLA.QUE BOM É TAO BOM SABER QUE NOSSOS FILHOS ESTAO EM AMBIENTE SEGURO E QUE TEM UM BOM ENSINO .

Unknown disse...

Tatiana, muito legal seu critério porque confesso que nunca pensei na questão da segurança. Talvez porque as escolas em São paulo têm um cuidado grande com a segurança das crianças. O que me preocupa hoje é a filosofia da metodologia pedagógica adotada na escola. Acho muito confuso entender como e o que minha filha vai aprender na escola agora e amanhã. Você tem idéia de qual é a metodologia de ensino da escola da sua filha?

Simone disse...

ola querida! eu demoro mas sempre apareço! quero deixar aqui o link de um post que fiz, sobre como eu gostaria que fosse e mostrando com é possível acontecer...e como está sendo o processo de inclusão do Gabriel na escola regular, ainda este ano ele passará a fazer contra-turno com a escola especial que frequenta hoje, estou na expectativa para que tudo dê certo! beijos com carinho e parabéns por essa iniciativa viu!
http://simonezelner.blogspot.com/2008/08/se-todas-fossem-iguais-voc.html

Anônimo disse...

Eu também estou entrando no mundo da escolha das escolas... Confesso que é muito difícil optar dentre todas as exigências que eu tenho... Segurança, metodologia, incentivo ao esporte. Tenho um prazo até o início do ano de 2009 para decidir, que é quando meu filho estará com 3 anos. Espero que eu seja iluminada para uma boa escolha, porque acho muito importante o incentivo que é dada as crianças, nessa primeira etapa da vida deles. Umas escolas se preocupam muito com a alimentação que é oferecida no horário da escola, esquecendo-se um pouco da parte pedagógica. Outras são perto da nossa casa, facilita o dia-a-dia, mais não oferece estrutura adequada... É difícil... Mais vamos lá. Vamos em frente e sempre lutando para a melhoria do ensino desse País...

Anônimo disse...

ja mas resta saber se ha vagas , pois nao depende de nos infelismente.