quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Na contra-mão da ecologia

Outro dia parei para assistir o Canal de Compras Shoptime e fiquei alarmada com a quantidade de produtos elétricos à venda.

Um festival de coisas que, sinceramente, não damos conta de usar nem na próxima encarnação e que vão na direção oposta do momento de racionamento de consumo que precisamos nos preparar para viver. E não falo de consumo básico, não. Falo do consumo do supérfluo!

Não sou partidária do racionamento radical mas temos que aprender a consumir menos, gastar menos, produzir menos lixo, economizar energia, economizar água, enfim...

Aí a gente pára para assistir os produtos em oferta e se pergunta: alguém usa isso?

Vamos aos itens mais curiosos:

1. Panela Elétrica (várias de todos os formatos e tamanhos)
2. Panela de Pressão elétrica
3. Panela de arroz elétrica (Hãaa?)
4. Pipoqueira Elétrica
5. Máquina de fazer Pão elétrica
6. Máquina de torta...elétrica
7. Omeleteira ....elétrica
8. Máquina de rosquinha...elétrica (essa parece piada...rs)
9. Vassoura ....... elétrica
10. Chocolateria elétrica ...leia-se máquina de fazer leite com chocolate...rs
11. Fonte de Chocolate elétrica (pois é...)

Bom...como acho que precisamos mudar nosso hábitos para termos uma geração futura mais consciente. Eu ainda não li o suficiente para saber se realmente usar o gás é a coisa mais inteligente, visto que a energia elétrica é mais limpa. o supérfluo é que me incomoda. Por enquanto, eu continuo preferindo minha boa e velha panela de pressão, meu arroz de panela tradicional, minha panela de pipoca (detesto pipoca de microondas...) e meu chocolate mexido com a colher, no máximo, batido no liquidificador.

__________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Vício do Desperdício

Água

Evite banhos demorados
Um banho de banheira consome, no mínimo, 80 litros de água por vez.

Conserte os Vazamentos
Um buraco de 2 mm em um cano desperdiça até 33.200 litros de água em um dia. Uma boa dica é fechar o registro geral da casa ao sair, até que o problema seja reparado.

Use baldes para lavar o carro
A mangueira de uma casa pouco aberta, em 20 minutos , gasta 144 litros de água.

Feche a torneira ao escovar os dentes
Em três escovações diárias com a torneira aberta (meia volta) se consome 960 litros de água por mês.

Diminua o tempo do seu banho
Uma ducha consome em média 162 litros em um banho de 10 minutos. Se você reduzir o banho para 5 minutos, estará economizando 29.565 litros por ano.

Lave a louça coma torneira fechada
Lavando a louça com a torneira aberta durante 15 minutos, você gasta 240 litros de água. Mas se usar a torneira somente para enxaguar, poderá reduzir este tempo para 5 minutos e economizar 160 litros de água.

Não deixe a torneira pingando
Uma torneira pingando duas vezes por segundo consome aproximadamente 46 litros de água por dia!

O único caminho é a conscientização.

(fonte: recebido por e-mail)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

OS CARANGUEJOS E A CABEÇA D’ÁGUA II

Dois dias foi o tempo para a proibição de acampamento nas praias ser revogada. Foi exatamente o tempo em que convivi com este personagem fantástico, tendo o privilégio de ouvir parte de suas histórias, ao vivo, de sua própria boca, sentado no chão da varanda de seu casebre, tomando uma batidinha feita por ele com limão colhido ali na hora.

Já na praia armamos nossa barraca a uma distância segura da linha de maré alta (éramos experientes nisso) e nos preparamos para um carnaval inesquecível.
Mal sabíamos o QUANTO seria!

Na tarde do segundo ou terceiro dia em que estávamos na praia, um fato mobilizou todo mundo que acampava na área. De um riachinho próximo começaram a sair para a areia da praia, dezenas, centenas, em pouco tempo, milhares de CARANGUEJOS. Eles circulavam pela areia como se estivessem desorientados, assustando e divertindo as pessoas que, logo logo perceberam que ali estava um petisco facilzinho e que poderia ser a festa daquela noite. Começou uma "catação" frenética.

Num dado momento reparamos que nosso "amigo" (Madame Satã) havia chegado à praia e observava com uma expressão preocupada àquela movimentação extraordinária na areia. Cheguei perto e fui surpreendido com um alerta proferido em tom grave: " Isso aí não é bom sinal..." . Curioso, perguntei-lhe o que queria dizer com aquilo. Madame Satã olhou em volta, para aquela multidão enlouquecida colecionando cada um mais caranguejo do que o outro e mais uma vez disse: "Isso não é nada bom", e acrescentou: "se eu fosse vocês tirava minha barraca daí porque vai vir aí uma CABEÇA D’ÁGUA!"

Sem mais explicações retirou-se, mas, de longe avisou-nos que, se quiséssemos, seu quintal estava às ordens. Por via das dúvidas desarmamos nossa barraca e a trouxemos uns dez metros para cima da faixa de areia.
Nessa madrugada algo estranho acontecia no mar. Deitados nós ouvíamos o barulho das marolinhas típicas da praia do Abrão aumentando gradativamente e se transformando em ondas de verdade. Até que...

Deviam ser umas quatro e pouco da manhã quando a primeira grande onda "varreu" a praia do Abrão!
Barracas foram invadidas e algumas levadas mar adentro. Corre-corre, gritaria, desespero.
Mesmo a nossa barraca, lá longe da água fora atingida. Veio a segunda onda, maior do que a primeira.
E veio a terceira, maior do que as duas primeiras juntas!

Foi uma noite de terror. Milagrosamente só houve prejuízos materiais, mas ao amanhecer ficamos sabendo que estávamos todos ali literalmente ILHADOS. Estávamos simplesmente diante da MAIOR RESSACA QUE O LITORAL DO RIO HAVIA SOFRIDO NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.

Mangaratiba, Angra e Parati estavam isoladas. A Ilha Grande então nem se fala!
Quem quiser saber mais sobre este fato pode consultar os jornais da época. Quanto a mim aprendi uma lição e passo agora para vocês: Sempre que observar um comportamento fora do normal, inexplicável, nos seres da natureza, desconfie seriamente de que algum FATO também fora do normal está por vir, e, PREVINA-SE!

Leia a primeira parte deste texto:
http://ofuturodopresente.blogspot.com/2008/01/os-caranguejos-e-cabea-dgua-i.html
_________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O que anda acontecendo com os homens?

Homens, cadê?

Os homens parecem que andam surtando.

Não é um ou dois, são vários.
Tem mais de quatro amigas ou conhecidas que depois de anos de casadas foram abandonadas ainda grávidas pelos companheiros, que nunca demonstraram ter esse caráter desprezível! Num dos casos, posso atestar que o cara mudou mesmo. Sou madrinha do casamento e acompanhei o relacionamento de mais de 13 anos de perto.

O que está acontecendo com os homens?

O detalhe é que a coisa se dá repentinamente...
Eles estão casadinhos, aparentemente felizes e encorajam a mulher a engravidar.
Aí, no oitavo mês, dá um surto repentino e eles simplesmente dizem que querem separar, ou arrumam outra mulher, ou vão comprar cigarro(hipotéticamente falando...)...

É a coisa mais estranha.

Muita gente pode pensar:
"Ah...o casamento não devia estar bom... "
"A coisa já devia ter algum indício..."
É possível que sim.
Mas a ponto de abandonar a mulher prestes a ter um filho? E muitas vezes, de uma gravidez que que ele próprio incentivou?

O que justifica isso?
O que leva um homem a nem tentar retomar um casamento que agora tem um elo indissolúvel entre este homem e esta mulher?
O que leva um homem, na maior cara dura, a abandonar a mulher num momento desses?
E a abandonar um filho???
Porque alguns deles nem dão atenção ao filho depois de nascidos...abandonam tudo mesmo!

Eu já perguntei pro meu marido e ele não tem nenhuma explicação (graças a Deus!).

É medo da responsabilidade?
É medo do elo indissolúvel?
É medo da paternidade?
É medo da esposa que vai virar mãe?
É medo do trabalho que a criança dá?
É medo de quê?

Eu não sou feminista e acho que cada sexo tem seu papel que somados são o alicerce de muitas coisas na vida de uma pessoa. Temos nosso lado feminino e masculino, temos nossas diferenças físicas, hormonais, psicológicas, emocionais...

Os homens atualmente têm medo até de mulheres inteligentes e auto-suficientes...
Então, diante de homens tão pouco seguros e com tão pouca atitude :
O que está acontecendo com os homens?
_______________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Celebridade sem Credibilidade

A Hebe toma Parmalat? Duvidamos muito!

Continuando nossos posts sobre as celebridades que abusam de sua credibilidade, lembramos o episódio do Leite Parmalat com soda cáustica! Isso porque achei o seguinte artigo na internet:



"Tem um motivo muito simples a decisão de a Parmalat contratar Hebe Camargo como sua garota-propaganda para tentar explicar o envolvimento da empresa no caso do leite contaminado. Pesquisas qualitativas em poder da Parmalat mostraram que o dano na imagem da empresa se deu de modo mais forte nas classes C e D. E a credibilidade da apresentadora nesta faixa da população é grande, segundo a avaliação dos consultores da Parmalat.

A propósito: As ações da Laep (dona da Parmalat), que foram lançadas na Bovespa na mesma semana do início do escândalo do leite, provaram o gosto da soda cáustica: estrearam a R$ 7,50 por ação e fecharam o pregão de ontem valendo R$ 6,10."
(Veja - Radar On line)

ô, Hebe, por quê, se nem de dinheiro você precisa???
Cadê o , tão falado, respeito ao seu público? Cadê?

A loira de 80 quilates - Veja Estilo

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

BRINCAR POR BRINCAR

Eu devia ter uns nove ou dez anos (isso faz mais de quarenta!). Era o "dia das crianças" e, neste ano, um grande show aconteceu no teatro João Caetano, promovido pela Rádio Nacional. Quase todos os grandes artistas do cast da rádio estavam lá assim como os principais apresentadores, que se revezavam apresentando os cantores, intercalados com atrações circenses e sorteio de brinquedos para as crianças. Eu estava lá, e fui um dos sorteados. Ganhei um DIABOLÔ!

Sim, acreditem vocês ou não, esse brinquedinho que chegou por aqui como a grande "febre" dos últimos meses, já esteve por aqui há mais de quatro décadas. Me lembro bem de como era divertido "dominar" aquele carretelzinho rodopiando na cordinha e tentar fazer uns malabarismos atabalhoados que rendiam horas e horas de diversão pura.Todo mundo tinha um diabolô e, juro, todo mundo brincava. Apenas brincava!

Leio nos jornais que o diabolô está de volta. Mas não é, como antigamente, apenas um brinquedo". Acreditem, ele é considerado um MALABAR DE COMPETIÇÃO! Os primeiros diabolôs chegaram e já trouxeram com eles: regras; "manobras radicais" (todas obviamente com nomezinhos em inglês); competições; campeões; revistas e publicações especializadas; "equipamentos especiais" para sua prática; sei lá mais o quê!!!

Gente, quequéisso? que merda! TUDO tem que virar competição?

Relembro outros "brinquedinhos" antigos, lá dos anos 50, 60, que já tiveram o mesmo destino: O bambolê; ioiô; bilboquê (sabem o que é?); patins; corda, etc. Até a centenária e prosaica bicicleta! Não há uma criança hoje em dia que se contente em simplesmente "andar de bicicleta". Todos já se iniciam, aos sete, oito anos, nas "manobras radicais".

Até o futebol. Raramente vemos hoje crianças "jogando pelada". Eles estão em "escolinhas", aprendendo com pretensos "professores" os truques para se tornarem futuros "fenômenos"!(sobre o futebol eu prometo falar em outro post). Vocês, colegas e leitores do blog, que têm filhos pequenos, pensem nisso e, ao comprar brinquedos para seus filhos, o façam estimulando-os a simplesmente BRINCAR!

__________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

NOTÍCIAS ESTRANHAS

Tenho lido umas notícias estranhas no jornal.
Algumas pessoas diriam absurdas mas eu fico pensando no que passa na cabeça de alguns seres humanos. Eu acho que nunca vou me acostumar com essa “normalidade”.

Numa delas, lojas, supermercados, quiosques, bares e afins, todos renomados na cidade, vendem tranquilamente bebidas alcoólicas á menores de idade. O teste feito por uma menina de 15 anos, é assustador: ela comprou chopp, caixa de cerveja e até vodka. Aí, colocamos a culpa no comerciante mas e a pessoa que está vendendo no balcão e no caixa? Essas pessoas não têm discernimento nenhum? Que país é este do qual elas tanto reclamam e que não fazem nada para melhorar?

Outra é que o Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC) – nem sabia que isso existia mas olha o trabalho coerente desse pessoal – fez um teste surpresa nos novíssimos quiosques da orla de Copacabana e dos 19 testados, apenas 4 estavam em conformidade, Sendo que destes, apenas um, levou nota máxima. Apenas um!!!!!

Só que as coisas erradas não estavam só na cozinha, embaixo da pia onde ninguém vê. As lixeiras transbordavam do lado de fora, um cardápio tinha telefone da Sunab que foi extinta há 10 anos! Ou seja, essas porcarias só funcionam porque , nós clientes, não nos damos ao trabalho de pensar: se aqui , na minha cara é assim, como será lá dentro? Deixa eu me mandar! E esses comerciantes, que lidam diretamente com a saúde pública, que não se importam se alguém vai passar mal ou não comendo sua comida? E não se enganem, os quiosques não são pé-de-chinelo, não: são renomados e alguns de cadeias mundiais de fast food. Não se iluda!

E por fim, uma clínica da zona sul do Rio está com a agenda lotada para cirurgias de reconstrução de hímen nas jovens cariocas. É a mais nova febre. Eu pensei muito a respeito do motivo das pessoas que fazem isso (profissionais), das pessoas que s submetem á isso (clientes) e dos que permitem isso (responsáveis quando as clientes são jovens “demás”) e......
não sei.

_______________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Política e Políticos

Por Heloísa Helena:

"Eu sempre digo que aprendi três coisas na minha vida - entre outras coisas -, na minha militância política. Uma é que só ladrão se enriquece na política. É impossível, sobre a realidade contábil, financeira, salarial, se enriquecer na política sem ser roubando os cofres públicos. A segunda é que o poder não muda as pessoas. O poder as revela. Se o cabra é safado, se ele tiver as estruturas palacianas que o poder confere, ele sempre se mostra no explendor do seu mau caratismo.
E o terceiro é que a capacidade auditiva de muitas personalidades políticas e a sensibilidade dos espaços de poder estão diretamente relacionadas à pressão da sociedade. Então, se houver pressão, fiscalização, monitoramento do jornalismo investigativo, que não se vende por verba publicitária, e das forças vivas da sociedade, a gente com certeza poderá ter mais ética na política. Mas, se nós estivermos paralisados entre o assombro e o desencanto, e não estivermos coletivamente nos preparando para esse enfrentamento, então eles continuarão a debochar pelas gargalhadas e pelo escárnio. Essas coisas eles nem ligam. "



http://www.psol.org.br/nacional/component/content/article/877-helo-helena-cpmf-nssencial

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Só Comentando

Estamos vivendo, aqui na cidade onde moro (Paramus, NJ), uma situação ímpar. Não convivemos com pessoas afro-descendentes ou convivemos muito pouco. Isto é inédito para a gente. Eu e meu filho nascemos no Rio de Janeiro, meu marido apesar de ser Gaúcho, foi ainda menino para o Rio, ou seja, sempre convivemos com a negritude em toda sua expressão e abundância, mas aqui isto não acontece.

No começo achei que fosse uma simples coincidência, mas conhecendo melhor os arredores, pude perceber que existem cidades em que a maioria de seus moradores é negra. Também estava achando que isso era só um fator de viver em comunidade, que quem vive aqui entende isso. Como existe um mundo de imigrantes, é normal que eles procurem e vivam assim. Até os brasileiros procuram se agrupar.

Temos uma necessidade de viver perto do que nos é conhecido. Bem, eu estava falando de imigrantes que procuram viver juntos, mas os afro-americanos não estão inclusos nesta categoria, eles são cidadãos americanos, nascidos e criados aqui.

Claro que fui pesquisar o motivo disto e acabei descobrindo que:
O preconceito aqui continua alto, mesmo que velado;
Onde existam moradores negros, os imóveis desvalorizam, os "outros" moradores se mudam destas áreas, estas cidades ficam sem valor;

A maioria dos negros que vejo por aqui são funcionários que exercem funções do baixo escalão (empacotadores de caixas de supermercado na maioria das vezes), ou babás.

Relembrando, que isto é um fato que tenho percebido na cidade onde moro e cidades vizinhas, não posso responder pelo resto do país. Também quero deixar claro que não sou ariana, meu bisavô por parte de pai era negro e também tenho indios na família.

Mas imagine, nós brasileiros que vivemos dentro deste universo, cair num lugar assim, bem...

Mas existe um outro lado que eu poucas vezes ví no Brasil, que é o orgulho de ser negro. Aqui eles usam e abusam da beleza de ébano que possuem. Eu fico maravilhada com o que vejo.

Nas ocasiões em que tive oportunidade de estar ao lado destas belezas americanas, ví que seus cabelos não são alisados (claro que existem as exceções Beyounce, Tyra Banks e até uma funcionária de uma creche, que usa perucas de cabelo liso porque não gosta do seu próprio), as cores das roupas de seus ancestrais são mantidas, seu jeito especial de falar, o orgulho de sua pele.

Beleza pura, raça pura, orgulho puro.

Pode ser que isto até aconteça devido ao separativismo que ocorre aqui, mas é lindo de ver. É até interessante lembrar que a novela das oito (que passa as nove) da globo, Duas Caras, está mostrando um caso de que uma negra não admite que o é, esta personagem é a Solange (filha do Juvenal que sempre diz que é "clarinha"), tabém conheci uma negra que sempre apanhava do marido. Quando perguntei a ela porque deixava isso acontecer, ela simplesmente me respondeu: eu prefiro apanhar de marido branco do que viver feliz ao lado de um marido negro! ????????????????????????????????

Não quero polemizar aqui o racismo, só salientar a beleza de ver o orgulho de pertencer a uma raça, e não ter vergonha de mostra isso.

_______________________________________________________________________________
Cristiane A. Fetter

A propaganda enganosa da Walita


O promotor Rodrigo Terra, do Ministério Público do Rio, instaurou inquérito civil público contra a Walita por propaganda enganosa. No alvo, a centrífuga Juicer que na embalagem omite que o produto não processa frutas como laranja, mamão e banana. O aparelho custa R$899,00 e só constam informações completas no manual. a Walita tem 10 dias para responder se vai corrigir a falha antes de ser processada.

fonte: Coluna Negócios & Cia - O Globo - 18/01/08 - negocios&cia@oglobo.com.br

Publicamos esta notícia porque lidamos com pais e mães que gostam de dar alimentos saudáveis para seus filhos, provavelmente se interessem pelo aparelho imaginando que qualquer fruta pode ser processada no mesmo, quando não pode. Embora, não só a embalagem, mas a propaganda de TV também omita esta informação.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

IPTU, não pago. E daí?

. A gente já está cansado dos desmandos do nosso governo.

Cansados de ver nossos impostos sendo desviados e mal gastos.
E pensando nisso, como podemos protestar?

Somente podemos protestar, de fato, quando nos organizamos.

E a sociedade dá claros sinais de que a sua indignação já não dá mais lugar ao marasmo e á aceitação. E é neste ponto que começamos a tomar atitudes cada dia mais efetivas em prol da moralização e do respeito que todo o cidadão merece do poder público.

Muitas associações de moradores da cidade do Rio de Janeiro estão engajadas no protesto:

Não Pago IPTU, e daí?

E daí, que não há quem nunca tenha ouvido falar que a parte mais sensível do ser humano é o bolso. No político essa sensibiliidade deve ser maior ainda, já que nosso poder público gosta bastante e tem um apego acima de qualquer ética, ao dinheiro.
Pensando nisso, um amigo advogado também está engajado nesta luta, permitiu que divulguemos aqui a informação sobre os grupos que ele está formando para mover ações referentes ao IPTU e à desvalorização dos imóveis frente a violência e desordem urbana.

Meus agradecimentos ao Luiz Guilherme e meu aplauso por sua iniciativa!


Caros clientes e amigos.

Como é de conhecimento de todos, vem sendo noticiado o boicote ao Prefeito através do pagamento em consignação do IPTU devido.

Estamos constituindo grupos para movermos esta ação, que será cumulada com pedido de revisão do valor venal, face à evidente diminuição do valor dos imóveis na cidade do Rio de Janeiro, seja pela violência, seja pela total ausência do poder público em manter a cidade organizada, como é seu dever.
Caso haja interesse mande-nos um e-mail que faremos contato.


Atenciosamente,
Luiz Guilherme Ourofino
Av. Erasmo Braga, 227 - Gr 702
Rio de Janeiro - RJ -
CEP 20..020-9022524-3784 - 2240-2278
http://www.lgo.adv.br/
______________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Mais notícias:

Mc Donald´s multado por crime ambiental

A chef e consultora de gastronomia Lelena César, ex-GulaGula, registrou B.O. de crime ambiental contra o Mc Donald's da Hilário de Gouveia, que, dias atrás, jogou todo o óleo da fritadeira das batatas na calçada. "Estava uma poça de gordura", diz Lelena, que acabou caindo e se machucando." Se fosse uma velhinha, teria morrido, fora o crime ambiental que é jogar óleo na calçada assim."


Fonte: coluna Gente Boa - O Globo - 16/01/08 - genteboa@oglobo.com.br

É isso aí, Lelena!

Parabéns! só dando queixa é que a gente vai conseguir evitar que barbaridades como essa, aconteçam.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

OS CARANGUEJOS E A CABEÇA D’ÁGUA I

Enquanto escrevia meu último post sobre a Ilha Grande um fato lá acontecido há muitos anos me veio à mente. Foi exatamente no ano em que conheci a Ilha, 1972. Juntamente com três amigos, todos nós na faixa de 18, 19 anos, fomos parar na Ilha Grande. A expressão "fomos parar" é bem apropriada pois realmente lá chegamos nas asas de uma aventura meio louca, do tipo "mochila nas costas" e "vamos ver no que dá". Pois bem, deu no que deu.


Pegamos um barco e fomos para na Ilha Grande. Ainda com o presídio funcionando e sem abertura para o turismo regular. Era véspera de carnaval. Ao chegarmos no povoado do Abrão tivemos a má notícia: Estava proibido, a partir daquele momento (e por todo o carnaval) o acampamento nas praias. Somente poderíamos permanecer caso conhecessemos alguém, algum morador, que nos acolhesse. Caso contrário nem sairíamos do pier, retornaríamos na próxima embarcação. Nesse impasse lembramo-nos de uma pessoa com quem travamos conhecimento no barco. Era um senhor, negro, de idade indefinida, entre os 60 e 80, de cabeça toda branca e um chapéu engraçado.


Muito conversador e simpático ele, em certo momento da viagem, ao saber que estávamos indo à Ilha pela primeira vez, ofereceu o quintal de sua casa para que acampássemos, caso fosse necessário. No desembarque perdemos o contato com ele e esquecemos de perguntar seu nome e onde era sua casa. Diante da situação, lembramos deste fato e procuramos o chefe do posto da polícia militar para informarmos que tínhamos sim onde ficar. Explicamos a situação, mas, sem saber a identidade do nosso potencial anfitrião, o descrevemos para o policial acrescentando sua oferta feita na viagem.


Um tanto desconfiado o policial olhou bem para cada um de nós e disse: Vocês tem certeza de que MADAME SATÃ convidou vocês para acampar na casa dele?!


Assim fomos para com nossa barraca, sob um pé de fruta-pão, no quintal do mais famoso ex-presidiário da história da Ilha. Mas o que tem isso a ver com caranguejos e cabeças d’água?


Saibam no próximo capítulo, quer dizer, post.

Leia a segunda parte deste texto:

http://ofuturodopresente.blogspot.com/2008/01/os-caranguejos-e-cabea-dgua-ii.html
__________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

Spray de Espuma proibido!

Saiu no jornal de 18/01/08 que o Spray de Espuma está proibido no Rio de Janeiro pela lei municipal 4.563/2007, cujo projeto é de autoria do vereador Sebastião Ferraz - PMDB porque os produtos químicos utilizados na espuma são prejudiciais à saúde.
O comerciantes estão sendo intimados a devolver o produto aos traficantes ou incinerar os mesmos, sendo necessária a comprovação de uma coisa ou de outra.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Museu do Automóvel - Buchinho - MG

Museu do Automóvel - Buchinho - MG


Pegamos uma estrada de terra em Tiradentes no caminho antigo da Estrada Real
e fomos por 6 km até Buchinho.


Hoje o Museu é mantido pelo filho do seu Antônio

e os carros são sensacionais.




Se não me engano, mais de 40 carros, completamente restaurados e funcionando.

Usados em muitas produções de época, como Hilda Furacão, da Globo,

que foi filmada em Tiradentes.


É assim que os carros chegam lá para serem restaurados.
Fantástico trabalho de técnica, arte e pesquisa!
Tudo muito minucioso para captar as peças originais dos carros
e reformá-los tal qual eram na época em que circulavam.
Num lugar tão simples, uma fortuna em carros de época.
A entrada? 5 reais!
E só tinha a gente visitando.

A visita é guiada e a explicação sobre o carro, ano de fabricação, como foi a restauração, é feita de carro em carro. Um espetáculo de acervo e de apresentação.

Aliás, o Museu estava fechado e abriram especialmente para nós.
É a hospitalidade mineira!
Precisamos prestigiar mais nossos museus!

Como descobrimos este Museu?


Escolhemos através dele a Pousada que íamos ficar e a classificação da mesma foi perfeita

e correspondeu ao que o guia informou.

Para viagens, acho sensacional!

Olha o jabá de graça...rs...

Mas o que é bom, tem que recomendar, né?
______________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

SOBRE A FEBRE AMARELA

Trechos da Entrevista concedida por Dráuzio Varella à Folha


FOLHA - O senhor não vê esses casos como um alerta?

DRAUZIO - Não vejo mesmo. O problema dessas fases de pânico é que muita gente que não precisa vai tomar a vacina. O sujeito está em São Paulo e vai ao Guarujá e quer se vacinar. Aí cria-se um problema social, engrossam-se as filas (...)

FOLHA - Então há subnotificação...

DRAUZIO - Fui cuidado por médicos da melhor competência, todos professores da USP, gente com muita experiência. Nenhum deles tinha visto sequer um caso de febre amarela.
FOLHA - Qual a possibilidade real da urbanização da doença?

DRAUZIO - Sempre existe, porque persistem as condições. A doença não desapareceu.
FOLHA - Qual a dificuldade de achar a cura para febre amarela?

DRAUZIO - É uma doença de pobre, que atinge um número muito pequeno de pessoas.
FOLHA - Não foi descaso do senhor de não tomar a vacina sabendo que viajava a regiões endêmicas?

DRAUZIO - É a história de não ter mais a preocupação. Ninguém fala em febre amarela.

FOLHA - O senhor é maratonista, tem preparo físico, não fuma. Isso ajudou na recuperação da doença?

DRAUZIO - Sim. Se eu fosse despreparado, obeso, cardíaco, se tivesse um problema de base não teria sobrevivido.

FOLHA - O senhor foi atendido num dos melhores hospitais do Brasil. E ainda assim diz ter sofrido. E um doente numa região pobre?

DRAUZIO - Morre. Morre.

FOLHA - A vacina é um pouco controversa. Desde 1999 quatro pessoas morreram depois da imunização. O risco compensa?

DRAUZIO - Não existe vacina segura. É tudo uma questão de analisar o risco e o benefício. Por isso não tem sentido sair vacinando as pessoas na cidade.

FOLHA - O senhor é contra a vacinação coletiva?
DRAUZIO - Está errado. Não é a medida mais inteligente.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

INUTILIDADE É O SEU MINISTÉRIO!

Quase não acreditei no que li.

Estava no jornal de 16/01:

O "ministro" (assim entre aspas mesmo!) Mangabeira Unger (aquele que não fala português e que há pouco tempo atrás dizia que o governo Lula era o mais corrupto da história republicana do país!) apresenta suas primeiras "propostas" de ações de longo prazo, elaboradas após meses de ministério e, certamente, engendradas por uma "penca" de assessores regiamente pagos às nossas custas.

Dentre as mirabolâncias apresentadas uma chamou mais a atenção, nem tanto pela proposta em si, mas pela justificativa. Se vocês não leram eu conto. Mangabeira propõe a construção de "aquedutos" (sofisma para transposição, já que esta palavra está meio queimada depois do caso do Frei Cappio) para o transporte de água da Amazônia para o semi-árido nordestino.

Até aí tudo bem, afinal, como o próprio Mangabeira disse, era apenas "idéia" (mas o país precisa mesmo de um ministério para isso? Dentro das universidades tem muita gente boa com muitas idéias melhores ainda!). O inacreditável foi a justificativa:

"O semi-árido precisa de água, enquanto que os rios da Amazônia DESPEJAM INUTILMENTE UMA ENORME QUANTIDADE DE ÁGUA NO MAR! É isso mesmo, o cara disse que os rios da Amazônia despejam água INUTILMENTE!

E esse cara é considerado um intelectual!

Seu Mangabeira, francamente, vai estudar hidrologia, climatologia, ecologia...

Mas enquanto vai estudar para não falar mais bobagem, PEDE PRÁ SAIR!!!


__________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Será que justifica?

Ainda sobre o acidente da TAM, ano passado, para aproveitarmos e nos lembrarmos de procurar saber como andam as coisas a este respeito. lembrei de uns fatos que li no jornal.

Uma das notícias que são recorrentes em situações como essa é:

Desgraça de uns, sorte de outros.

Mas será sorte mesmo?

É sorte o avião estar pegando fogo para um bando de pessoas saquear as lojas que estão em volta?
É sorte mesmo as pessoas aproveitarem um corpo para roubar seus anéis?
É sorte mesmo um caminhão tombar e sua carga ser roubada?

Pois durante o trabalho dos bombeiros para controlar o fogo e resgatar os possíveis sobreviventes, a polícia teve que combater este tipo de ação que acontecia nas imediações do acidente.

Isso sendo praticado por pessoas que muito provavelmente condenam os políticos, que acham que eles são ladrões.

Muita gente pode justificar essa atitud,e com a miséria que vive uma parcela de nossa sociedade.
Mas isso justifica?

Vamos dar o exemplo da caminhão de cerveja. É um produto básico de sobrevivência?
Só se o saqueador for vender a cerveja para colocar comida na mesa.

E mesmo assim, será que justifica?
O que falta?

Eu penso que falta educação. O que não é culpa exclusiva do cidadão, ainda mais se levarmos em conta a responsabilidade do governo em prover a mesma. E aí não posso deixar de lembrar do candidato à Presidência Cristóvam Buarque, cuja plataforma de governo se baseava numa único alicerce: Educação.
Aí a gente pensa: e a ética e a honestidade? Isso se aprende na escola?
Sim, em alguns aspectos. contudo, ainda acredito que a falta de educação ajude a deturpar a maioria dos valores, o que dirá, dos princípios!




_________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Você jé pensou em adoção?

Pois é eu já pensei e continuo pensando. Eu já tenho um filho que em fevereiro faz 4 anos. Ele nasceu quando eu tinha 34 anos, e eu engravidei quando tinha 33.

Adoraria ter mais filhos, mas hoje eu já acho mais complicado por uma séria de motivos e um deles é a minha idade. Como eu não sei quando engravidarei de novo e já estou a beira dos 38, eu acredito que a natureza pode resolver não me dar outro filho por vias naturais, então porque não adotar uma criança.

Grande ou pequena, porque não realizar o desejo de ser mãe de novo, com uma criança que nasceu de outro corpo, mas que foi escolhida para ser um filho?

Penso em adotar, e não seria um bebezinho, gostaria que fosse uma criança de uns 3 ou 4 anos. Talvez eu opcionasse por uma menina. Para mim tanto faz a cor e de que país ela seja. Tantos precisando de uma familia, e eu disposta a ser mãe de novo.

Fico imaginando como seria esta relação. Muitos são contra, dizem que não podemos garantir que este filho vai ser uma pessoa legal. Eu sempre respondo que nem os de sangue a gente tem certeza de nada. Outros alegam que a genética um dia vai falar mais forte. E daí?

Muitos devem ter visto o programa de fim de ano do Luciano Huck e lá pudemos ver uma amostra do que é ser pais sem ter filhos. Aliás este casal já apareceu em outros programas, eles adotaram 57 filhos no total, somente 3 são biológicoss, os outros 54 são filhos do coração (vitimas de violência doméstica, vítimas de abuso sexual, com problemas de saúde, com síndrome de down, negros, brancos, altos baixos, bebes ou adolescentes) e 42 conrinuam morando com eles.

Alí está um exemplo de que amor não tem tamanho. Fico orgulhosa em ver pessoas assim, e esta minha vontade só aumentou depois disso.

Mas também existe um outro tipo de adoção, que é você estar presente junto a uma instituição de acolhimento de menores e "adotar" uma criança sem levá-la para casa. Você participa como se fosse um padrinho e até em alguns casos pode levar esta criança para passar os fins de semana em casa com você. Para mim não é o ideal, mas é uma hipótese.

Existem claro muitas questões a serem pensadas. Este é um passo que não pode ser tomado por impulso, mas eu penso com muito carinho.

Vou colocar o link do programa aqui e se vocês quiserem assistam o sexto vídeo. Alí tem uma aula de amor.

Clique AQUI para ter acesso ao vídeo do Caldeirão do Huck

Também tem o caso da Regina Vaz que adorou uma criança que nasceu prematura, também vale a pena assistir, então clique AQUI.

_________________________________________________________________________________ Cristiane A. Fetter

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Celebridade sem Credibilidade?

Cada dia é mais artista que a gente vê fazendo propaganda de qualquer coisa.
Agora somos brindados com o Wagner Moura fazendo propaganda de cerveja de carona no sucesso do filme Tropa de Elite.

Puxa vida! Será que ele não vê que sua imagem está sendo "usada" deliberadamente? Ou será que ele está "usando" deliberadamente o momento de sucesso para ganhar dinheiro TAMBÉM com cerveja?

Eu fico revoltada com isso. Artista precisava ser mais consciente.

Eu pensei em criar um blog só falando disso, questionando a credibilidade das celebridades. Mas algumas pessoas me escrevenram dizendo que era para tomar cuidado, etc, etc, etc.

Eu não tenho medo, mas como sou uma pessoa cética da justiça e realmente não teria dinheiro como eles para pagar o melhor advogado do país, prefiro falar disso por aqui mesmo.

Se alguém quiser me ajudar com o blog, que tenha conhecimentos jurídicos para enfrentar uma eventual encheção de saco por falta de semancol destes artistas que aceitam manipular a opinião pública por qualquer dinheiro, mesmo que isso prejudique a saúde de quem usa mesmo que lícitamente, me fale. Eu topo, só não quero estar sozinha, nem sem resguardo, porque aí, é dar muito mole.

Ô cambada que só pensa em dinheiro!


Leia mais:

Semancol tem Remédio? - nosso post sobre propaganda de remédio feitas com artistas.

Eles vendem tudo e mais um pouco
Não parecia mas era propaganda - Revista Veja
Jornal da Tarde - Defenda-se: Artista ou médico?
Receita sem médico (excelente!)


_______________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Feito com AMOR

Nossa amiga Cristiane tem um blog delicioso, o Tô Doida.

Essa doida amiga nos concedeu este selo.

Só podemos aceitar porque , mas do que ninguém, sabe que nosso blog é de fato, Este Blog é Escrito com Amor!!!

Não poderia ter sido dado por pessoa melhor.

Valeu, Cris!

Como sempre devemos indicar outros blogs para o prêmio, o que nos proporciona um enorme intercâbio entre blogs que muitas vezes, não se "conhecem".

Nossas indicações para o prêmio são:

-Alfazenite

-Blog da Magui

-Internetc... Cora Rónai

-Projeto Idéia Legal

-Sonhos de Crochê


Beijos!!!!!!!!!!!!

E obrigada de novo, Cris!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

INVENTARAM O RACISMO NO BRASIL

Era uma vez um país com um longo e tenebroso passado escravocrata. Depois de mais de dois séculos "importando" cativos negros do continente africano e transformando os mesmos em "coisas"; "mercadorias"; "motores" etc, esse país finalmente (depois de todos os outros) abole essa prática abominável.

O faz porém de forma temerária e movido por inúmeros interesses, dos quais, nem todos lá muito... confessáveis, digamos assim. Desse açodamento resulta uma verdadeira massa humana praticamente sem condições de sobrevivência digna (não por culpa deles, óbvio) em uma sociedade que se adequava, na marra, a um modelo econômico diferente do que a havia construído (a escravocracia).

Esta massa, como não poderia deixar de ser, passa a constituir os estamentos mais baixos e desestruturados desta mesma sociedade. Como também não poderia ser diferente, deste estamento surgem os guetos, a marginália, o lumpesinato. Chagas vivas e corrosivas com as quais essa sociedade teria que conviver para lhe lembrar, por muito tempo, a monstruosidade que cometeu, também por muito tempo. Ocorre que esse país, diferentemente de outros também ex-escravocratas, iniciou de pronto um processo de miscigenação que viria, mais cedo ou mais tarde, cicatrizar, em definitivo as chagas, através da emergência de uma nova e sui-generis sociedade mestiça que tinha tudo para ser exemplo para o resto do mundo.

Cento e tantos anos depois esse país encontrava-se num estágio já bastante avançado desse processo. A miscigenação avançava em todos os setores da sociedade. A cor da pele deixava de ser estigma. Os preconceitos (e não racismo!) caminhavam para se auto-extinguirem de forma natural. As lembranças do horror dissipavam-se lentamente nas brumas do tempo. Enfim, a própria sociedade encontrara seu caminho e o trilhava de forma segura e inexorável, até que...Entram em ação os políticos.

Corruptos, incompetentes, mal intencionados, incapazes de prover as demandas da sociedade como, por exemplo, educação e empregos para todos, eles sacam de seus arsenais inesgotáveis de canalhices, a "culpa" (que já não pertence às almas viventes hoje) pela escravidão e inventam as incabíveis e RACISTAS (estas sim!) COTAS.

Manipulando maquiavelicamente os sentimentos (ainda não totalmente extintos) de mágoa existentes, sobretudo entre os mais pobres e/ou de cor de pele mais escura, eles apresentam a "solução das cotas" travestida de redenção e com isso jogam para a sociedade o problema que "eles" criaram. Com o agravante de que agregado a isso vem o vírus do RACISMO, que antes jamais havia conseguido grassar entre nós, apesar de tudo.

Parabéns, senhores políticos. Vocês conseguiram!

__________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Recado da Mercedes

AGRO HOMEOPATIA:
LAVOURA PRODUTIVA SEM AGROTÓXICOS!
(documentário)


Amigos, gostaria imensamente que vocês assistissem este documentário de aproximadamente 31 minutos.

O que ele apresenta pode vir a ser o futuro da agricultura brasileira e a vanguarda da agricultura sustentável mundial. Hoje já é possível ter produtividade igual ou melhor do ponto de vista comercial sem a utilização dos famigerados agrotóxicos. Do ponto de vista ambiental e da saúde, aí nem se compara... é um sistema infinitamente melhor.

Nós consumidores, talvez não fiquemos tão atentos a essa questão, visto que o nosso envenenamento pelos organoclorados se dá aos poucos... porém devemos considerar o agricultor e sua família, que ficam expostos diariamente a doses maciças dessas substâncias altamente tóxicas, para ganharem o seu pão de cada dia. As doenças derivadas dessa exposição chegam a números alarmantes...

Não deixe de ver o vídeo para refletir sobre onde é produzida a sua comida... e se puder, peço que divulgue-o em seu blog, e-mail, etc... faça-o chegar ao maior número de pessoas possível, incluindo colegas que sejam agrônomos ou produtores rurais.

Se você tiver contato com alguma cooperativa de produtores rurais, avise-me que posso enviar o DVD via correio.

Para assistir no Putfile e/ou Google Video, acesse:



____________________________________________________________________________
Mercedes Lorenzo

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

GREEN CARD

Está acontecendo um movimento de retorno de brasileiros em condição ilegal ou irregurlar, nos Estados Unidos. Como o governo americano não aprovou a lei que legalizava estes imigrantes (e de outros países também) esses brasileiros ficaram com medo e decidiram retornar.

Muitos sonhos foram desfeitos e outros finalmente sairam do campo das idéias.

É uma situação meio confusa. Mesmo sendo ilegais estes imigrantes tem direitos. Conseguem comprar imóveis, carros, tem filhos (que recebem a cidadania americana) os colocam em colégios públicos e tem acesso a saúde gratuita, mas nunca se sentem tranquilos pois sabem que a qualquer momento o Serviço de Imigração Americano pode encontrá-los e deportá-los. Eles não tem carteira de motorista, conta em banco, cartao de crédito, cartão fidelidade, não fazem crediário, entre outras coisas.

Também não conseguem voltar ao Brasil, aliás até podem, mas não entrarão de novo nos Estados Unidos, pois possivelmente seus vistos serão cassados.

Na maioria das vezes trabalham muito, para fazer dinheiro e enviar para o Brasil, e mesmo tendo curso superior vem para cá realizar tarefas que no seu país de origem talvez não o fizessem. São faxineiras, babás, pedreiros, pintores, limpadores de jardim, motoristas de caminhão, entregadores de mercadoria, etc. E muitos, mas muitos tem curso superior e até mesmo mestrado. Uma pequena parcela já vem para cá com trabalho garantido, como é o nosso caso, já que a empresa que meu marido trabalha o transferiu para cá.

O motivo de saírem de seu país de origem é sempre o mesmo. No Brasil é alegada a falta de oportunidade financeira e profissional, insegurança, falta de esperança no futuro.

Fico imaginando a cabecinha dos filhos destes brasileiros que vieram muito pequenos para cá ou nasceram aqui e agora tem que voltar.

Assisti alguns programas realizados pela Globo Internacional onde eram entrevistados pessoas que estão nesta situação e fiquei espantada com um brasileirinho de 12 anos que está a sete e disse que está dividido com a volta para o Brasil.

Ele disse estar preocupado com seus estudos e as oportunidades profissionais fora dos Estados Unidos.

Ele só tem 12 anos e já pensa nisso!

É difícil conversar com meus compatriotas que estão nesta situação. Se sentem injustiçados. Eu também entendo, já que eles estão realizando trabalhos que os americanos não querem realizar. E se por alguma obra mágica todos os imigrantes ilegais que estão aqui voltassem para seus países os Estados Unidos parariam. Pois são eles que carregam este país nas costas.

Mas eu também entendo que o país não pode ficar parado vendo entrarem tantas pessoas de forma não legal e exigirem tantos direitos e muitas vezes não tendo obrigações.

É muito complexo. Envolve muitas emoções e frustrações.

Mas vale comentar como as vezes se faz de tudo um pouco para conseguir melhorar nosso futuro. Deixa-se a família, os amigos, a lingua, o clima, os códigos sociais a que se está acostumado... a pátria.

Arruma-se forças não se sabe da onde para buscar este futuro melhor.

_______________________________________________________________________________
Cristiane A. Fetter

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Permitido Proibir

“A rede de hotéis Ibis lançou a idéia de hotéis livres de cigarro. A empresa converteu três unidades (em São Paulo, Curitiba e Vitória) em ambientes sem tabaco. Deve fazer o mesmo com outras duas unidades até o final do ano. É uma boa medida para combater a pior fonte de poluição urbana: o fumo. “Nossa ousadia foi realizar um projeto, um hotel 100% não-fumante. Ninguém tinha ido tão longe, até então”. O projeto brasileiro é o terceiro da rede em todo o mundo. Em 2006, os hotéis Ibis 100% não-fumantes surgiram na França e em Portugal. Tomara que a iniciativa se espalhe.”

Essa notícia publicada no blog do Planeta me fez pensar no que ainda faz os fumantes terem áreas reservadas em restaurantes, por exemplo.
Existe coisa mais desagradável do que um não-fumante comer sentindo cheiro de cigarro?
Se olharmos a nossa volta, os não fumantes são maioria absoluta da população. Olhe à sua volta nos restaurantes, nas praças, nos cinemas, nos shoppings. É a maioria massacrada pela minoria. Não entendo um restaurante desagradar tantos não fumantes em prol de menos de meia-dúzia de fumantes num mesmo horário. Mas eles têm direito a ficar na janelas, enquanto a maioria de não fumantes, fica nos fundos, confinada. Nos hotéis, os andares mais altos e as melhores vistas, são de quem? Da minoria fumante.

O fumante polui o ar com sua fumaça e a terra pois ele joga a gimba e a cinza de seu cigarro em qualquer lugar!

No Rio de Janeiro, o fumo é proibido em shoppings ou melhor, em áreas públicas fechadas. Pena que nem todos os estados tenham a mesma lei.

Fora o fato de que a Nicotina é droga e vicia mais que cocaína e maconha. Devia ter o mesmo estatus dessas drogas. Mas a indústria do cigarro é rica ... E quando há tanto dinheiro envolvido, os pesos e as medidas são bem diferentes.

A fumaça do cigarro, contamina a tudo e à todos a sua volta. Faz mal à saúde dos fumantes e dos que estão ao lado. Fumante não se importa se há idoso ou criança por perto. Pode ser recém-nascido, pode ser o próprio filho...
Para não fumar, infelizmente, precisa ser taxativamente proibido, caso contrário, fuma-se até dentro de hospital.
Eu sou contra o cigarro e acho essas políticas proibitivas, excelentes para conscientizar, mesmo que por caminhos tortos. Já que proibição não é o melhor caminho.
Mas e quando não há outra forma?

_______________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Respeito? O que é isso?


Essa foto foi tirada no Via Parque, um shopping do Rio num dia de show da Xuxa. Eu não sabia do show, fui ao shopping ver outra coisas e me deparei com este disparate:

a calçada totalmente tomada por carros e pessoas (de crianças a idosos) tendo que caminhar pelo meio do rua, afinal, o carro é que tem que estar protegido, né?

Aquela pessoa de calça branca(que estava entrando no primeiro carro da fila e que deve ter dado o "aval" que os outros precisavam-e queriam- para fazer o mesmo), começou a gritar quando reclamaram com ela. Ainda se achou no direito!

Cara de pau...

Agora, diz, o que um pai ou mãe dessa ensina para um filho?
E parar na frente de um orelhão?
Veja esta, clique aqui.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

UMA ESPERANÇA PARA NOSSAS FLORESTAS

Há pouco tempo postei aqui uma série de textos intitulada "Paradoxos".

O que vou falar agora bem poderia estar contido num deles.
Se fizermos uma lista das empresas que mais contribuíram para a degradação do meio-ambiente no Brasil e uma outra relacionando as que mais ações desenvolvem para preservá-lo, paradoxalmente encontraremos uma mesma empresa possivelmente encabeçando ambas!
A Cia Vale do Rio Doce.

Felizmente para todos nós esta empresa gigantesca avança celeremente para sair da primeira e figurar definitivamente na segunda lista.Pude ver isso pessoalmente em visita à RESERVA FLORESTAL DE LINHARES (ES), administrada pelo Instituto Ambiental CVRD. Não é o fato de manter uma reserva florestal que faz dessa empresa um modelo a ser seguido. A questão está no que é feito nessa Unidade de Conservação. Simplesmente ali se desenvolvem as mais sérias e avançadas pesquisas sobre RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS no país.

Adquirida pela Vale há meio século para ser uma área de extração de madeiras para dormentes, a Reserva de Linhares é hoje (paradoxalmente!) uma referência em pesquisas ( e ações efetivas ) de recuperação de áreas de Mata Atlântica. Basta dizer que está a cargo dos profissionais de lá a regeneração da Ilha Grande, um dos principais santuários da Mata Atlântica hoje no Rio. Linhares é uma visita imperdível para qualquer um que ama e sonha em ver a Mata Atlântica salva e, se possível, caminhando para uma recuperação, se não da pujança inicial, ao menos de uma parcela maior de sua riqueza inestimável. Posso dizer que tive lá a maior "aula" de minha vida sobre esse eco sistema fantástico, bem como sobre a real dimensão da nossa ação absurdamente predatória sobre ele e, principalmente, sobre como é possível reverter parte dessa estupidez.

Pesquisadores e estudiosos dos centros mais avançados do país lá encontram as condições ideais para desenvolver suas teses e estudos em geral sobre programas de recuperação. Vários destes programas podem ser conhecidos pelos visitantes que encontram ainda à sua disposição uma estrutura de hospedagem, passeios ecológicos guiados, informações e, claro, lazer, reunidos como eu não havia visto ainda em nenhum local do país. A estrutura que o visitante encontra é aquela que "deveriam" ter os Parques Nacionais, Estaduais, Reservas etc, a cargo do poder público. Recomendo a todos. Até mesmo como programa de férias (as crianças vão amar), mas recomendo principalmente aos que, como eu, costumam ser céticos e pessimistas em relação ao futuro de nosso maior patrimônio natural.

Acreditem, eu passei a acreditar que dá para salvar a Mata Atlântica!Linhares fica no norte do Espírito Santo e o acesso à Reserva é bem na BR101, no município de Sooretama.E tem mais, um pouquinho adiante (uma hora e pouco de carro), pela 101, você chega a Guriri e visita uma das bases do Projeto Tamar, outra coisa linda que nos enche de esperança no futuro!

Dê uma visitada no site planeje sua viagem!
Leia mais:
________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Por onde eu começo?

Eu estava lendo, como sempre que posso, a coluna semanal da Martha Medeiros na Revista de domingo. Numa delas, ela diz que a melhor forma de começar a mudar o mundo, é por nós mesmos. Embora seja um coluna publicada em Outubro de 2007, guardei este texto para este Ano Novo!

Eu, muitas vezes, na época em que comecei a me fazer estes questionamentos quanto a violência, ao marasmo da nossa aceitação, a questão ambiental, me perguntei: por onde eu começo?

E, meio que instintivamente, foi isso que me propus a fazer: mudei de casa, me afastei de pessoas que nada tinham a ver com a forma que penso e ajo, me uni a amigos que comungam das minhas idéias, dentre eles, os amigos deste blog, comecei a fazer coleta seletiva do lixo da minha casa, plantei mais árvores, me dediquei a dar mais tempo e atenção descompromissada para meus filhos, tiro–os da frente da TV sempre que possível, compro menos coisas para eles, para nós e para a casa e tento me ater n'aquilo que realmente preciso. Tento gastar menos, tento poupar recursos, uso sacolas retornáveis em vez das plásticas que tanto poluem, tento diminuir meu lixo e aproveitar mais os alimentos, uso menos remédios, dou mais amor, saio menos de carro, caminho mais, ando de bicicleta e cuido mais de mim mesma.

E depois que não me preocupei mais em pensar por onde começar e fiz a minha parte pessoal, diferente naquilo, que tenho poder para fazer, outros caminhos foram se abrindo porque a gente acaba se aproximando dos nossos semelhantes (ao contrário do que se prega, os semelhantes é que se atraem). E aí, mais e mais informação e possibilidades vão aparecendo e mais pessoas a nossa volta nos contaminam e são contaminadas por esses ventos de mudança.

E o texto dela foi perfeito: devemos começar por nós mesmos.

Então, sempre que você se perguntar o que você pode fazer para mudar alguma coisa no mundo em que você vive, faça isso: em 2008, mude a si mesmo em primeiro lugar.

Claro que nem tudo o que me propus a fazer é feito em plenitude, porque são coisas que vou aprendendo como lidar, mudo de tática no meio do caminho, vou aprendendo a melhor forma de fazer, erro, acerto, desisto. Mas o importante é fazer com dedicação e vontade genuína de acertar.

Então, como disse a Martha, quer começar a mudar o trânsito?, comece por você e não feche os cruzamentos. Se quiser mudar a limpeza de sua cidade, não jogue lixo na rua. Se quer ser ecológico, diminua o desperdício. “Não sei se este é o “segredo” que andou circulando...mas o fato é que dar um jeito em si mesmo já é uma boa contribuição para salvar o mundo. Arrume seu cotidiano,..., vá em frente e mostre aos outros como se faz.”

Se você ainda tem essa pergunta consigo, taí a resposta, aproveite o início deste novo ano para começar !
____

Aproveitando o ensejo, a Simone Zelner me convidou a participar de um meme entitulado Feliz Ano Novo Sustentável. Adorei a idéia e já incluo este post no meme e convido emus queridos amigos para participar e falar daquilo que eles esperam mudar em seus hábitos ou transformar sua rotina em algo mais sustentável. Lembrando sempre que não precisamos virar eco-chatos, nem pensar que fazer tudo ecologicamente correto é o mais esperado. O mais esperado é transformar nossa rotina, não abrir mão totalmente das coisas que gostamos. O mais importante é encontrar novos caminhos!

Ana B.
Cleite Fontenelle
Cristiane Fetter
Denise Arcoverde
Eva Praxedes
Ivo Fontan
Mercedes Lorenzo
Renata Gonçalves
Renata Matteoni
Rita de Cássia
Vera Falcão
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa


foto: http://mudeomundo.com.br/

Cadê os responsáveis?

Fonte: Coluna GENTE BOA - O Globo 06/01/08

As perguntas que não querem calar:

  • Cadê os responsáveis pelas crianças (A PARTIR DE SETE ANOS DE IDADE!!!) que deixam brincar num negócio desses?
  • Cadê os responsáveis por inventar uma porcaria dessas!
  • CADÊ AS AUTORIDADES QUE AINDA ESTÃO PERMITINDO O FUNCIONAMENTO?

sábado, 5 de janeiro de 2008

Bronca no Governador

. "O problema é a falta de equipamento. Os médicos até tentam salvar meu irmão, mas do jeito que está, não conseguem. Nós votamos no senhor, confiamos no senhor, mas não foi para isso, não!" (d. Vera)

Essa foto saiu ontem ou ante-ontem num jornal do Rio. O governador do RJ, Sérgio Cabral visitou, visivelmente constrangido, os hospitais públicos da capital.
E levou bronca da D. Vera que fez civilizadamente seu papel de cidadã.
Ah....precisamos de mais d. Veras!
Palmas também para o governador (porque, não?).
Visitando hospitais depois de eleito, demonstrando constrangimento e ouvindo a bronca, CALADO, e respeitosamente olhando nos olhos da eleitora.
Agora, esperamos as providências.