domingo, 22 de abril de 2007

Dia da Terra

Campanha Dia da Terra

A Silvia Schiros é colaboradora também do Blog Faça a sua parte e programaram uma campanha de blogagem coletiva para hoje, 22 de abril, Dia da Terra.
A idéia é convocar os blogueiros para que eles definam metas palpáveis de redução do impacto ambiental causado por eles que serão acompanhadas ao longo do ano.

E nos convidou a incorporar isso em O Futuro do Presente sugerindo um post coletivo dos colaboradores do blog, que ficam à vontade para postarem ou não.
Não é uma tarefa fácil.
Afinal, metas palpáveis + acompanhamento = compromisso
Mas resolvemos tentar.

Então, aí vai nossa colaboração para esta causa fundamental para o futuro do nosso presente, esclarecendo que, provavelmente, por motivos técnicos internos (um fio arrebentado que impossibilitou a conexão por 2 dias), ainda faltam textos de outros colaboradores que desejam participar desta campanha. Mas postaremos assim que os recebermos.

ANA CLÁUDIA BESSA: Ainda é muito difícil, para mim, definir metas ambientais. Moro num condomínio que não tem a menor união, preocupação ou força de mobilização para ações tão simples, mas tão abrangentes.
Logo, ao invés de definir várias metas e se tornar algo difícil de se alcançar, prefiro lançar-me em duas metas que acho fundamentais para que eu consiga de fato me sentir começando a fazer algo pela nossa Terra:
-Até 31 de dezembro de 2007, pretendo estar dando destino sustentável a TODO o lixo produzido em minha residência.
A partir desta conquista, me empenharei para divulgar o caminho para que todas as pessoas consigam fazer o mesmo em suas casas. Visto que, é muito difícil ainda sabermos como encaminhar nosso lixo sendo ele, em tão pouca quantidade e de pouco valor viável para que as empresas se interessem em recolher, por exemplo. Nós é que temos que buscar os caminhos e divulga-los.
-Minha segunda meta é plantar 16 árvores. Sendo 8 através do
Click-Árvore (vale á pena conhecer) e 8 pessoalmente a partir de Julho/07.

EVA PRAXEDES VIEIRA - Estou nesta caminhada de salvar a nossa MÃE TERRA, há alguns anos, pois nasci e morei até meus 14 anos em um lugar que não havia água encanada e tínhamos que puxar 30 metros num poço para conseguir água potável, portanto aprendi desde cedo a dar valor aos recursos naturais.
Estou Terapeuta Holística e facilitadora de aprendizado para adultos, tenho um compromisso de ser Meta Modelo por onde passo.
Em nosso condomínio o lixo já é separado e dado destino adequado.
Estou casada e somos provedores de duas pérolas luminosas em nossas vidas, Débora com 26 anos, mestranda na USP – Capital “Saúde do Adulto” e Gabriela 19 anos segundo ano de RP na Unesp – Bauru.

Desde 2000 estabelecemos nossas metas individuais, todos os anos, para cada papel que exercemos em nossas vidas.
Num deles no inicio do ano 2007,
- estabelecemos uma meta de tomar banho consciente com prazer.
Como: ligamos o chuveiro e nos molhamos, fechamos água se ensaboa e depois abrimos água novamente. Reduzimos o consumo de água significativamente.

Confesso para vocês que está difícil estabelecer mais alguma meta que eu possa realizar sozinha.
Ah!! encontrei
Fico muito triste quando estou caminhando e encontro lixos jogados nas calçadas e ruas.

Minha meta neste momento:
- Durante minha uma hora de caminha por dia vou recolher os plásticos e latinhas que encontrar e dar destino até dezembro de 2007.
Já inicio 20/04 na cidade de Araras - SP
- Nos hotéis que passar pedirei para trocarem as toalhas e lençóis só quando for necessário, pois dos 30 dias do mês fico 20 em hotéis, dá para ser
Muito Obrigada, abraços, Eva.

QUE TAL VOCÊ TAMBÉM TENTAR SUA META AMBIENTAL PESSOAL?

A Terra, agradece!

5 comentários:

Anônimo disse...

Quando as metas envolvem terceiros, fica difícil, pois depende da boa vontade do outro. Mas é uma tentativa louvável. Aqui no condomínio também é complicado. A solução é separar meu lixo e levar ao ecoponto em frente ao condomínio.
Obrigada por fazer sua parte e sucesso!
Adorei o seu cantinho e voltarei!
beijo, menina

Luma Rosa disse...

Eu também já faço bastante coisa, mas acho que a meta maior é esclarecer as pessoas, falar sobre o assunto, dizer o que realmente está acontendo. Tem muita gente sem consciência.
Eu além de recolher o lixo, pretendo distribuir sacos de lixo biodegradável na praia. Além de boicotar alguns produtos em casa.
Beijus

Ana Cláudia disse...

Luma,
muito legal o que vc disse. Eu também venho boicotando alguns produtos: gordura vegetal hidrogenada (sempre leio os ingredientes), Nestlé (evito a maioria dos produtos e suas marcas por causa da degradação em São Lourenço (veja nosso link para saber mais), entre e outros. Gostaria de saber que saquinhos biodegradáveis são esses que vc quer distribuir.
Bjos e obrigada por participar!

Ana Cláudia disse...

Denise, vc tem um ecoponto perto de casa? Onde fica? Sabe de outros endereços para divulgarmos?
Bjos!

Anônimo disse...

Meu post "Cristais comtra o Aquecimento da Terra" é o primeiro passo na meta estabelecida em relação à Idéia 38 - Dia da Terra do "Faça a Sua Parte". Um abraço.