terça-feira, 3 de março de 2009

As injustiças humanas

Peguei o vídeo abaixo no blog da Glória Perez . Ele mostra o depoimento de uma Intocável, que pelo sistema de castas da Índia, são pessoas pertencentes à pior casta (um tipo de sistema social) e submetidas à condições subhumanas de vida. É chocante assistir o desabafo mas não podemos esquecer que é uma questão cultural. Pode ser revoltante mas é a crença daquele povo.

No Brasil, temos condições subhumanas de vida, temos desrespeito, abandono social, exploração sexual infantil, trabalho escravo, falta de educação, saneamento e saúde básicos. E não se trata de questão cultural, é falta de vergonha política mesmo. Acomodação social. Porque nós como cidadãos temos nossa parcela de culpa nisso tudo também, a começar pelo nosso voto.

Não que, pelo fato de que se fosse cultural, seria menos pior haver esse tratamento. É tão ruim quanto, mas quando a situação é causada por ganância, fica mais vergonhoso. Mas mesmo assim, choca. Inclusive, li algumas críticas sobre a novela estar apenas mostrando o lado bonito da Índia. Mas as pessoas se esquecem que novela é entretenimento e as cenas que verão a seguir não combinam com novela nenhuma. Mas serve como um alerta para olharmos para nós mesmo e ver que como achamos feio ver no país dos outros, os outros devem ver com a mesma indignação as coisas que acontecem aqui.



________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Nenhum comentário: