quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A propaganda enganosa da Walita


O promotor Rodrigo Terra, do Ministério Público do Rio, instaurou inquérito civil público contra a Walita por propaganda enganosa. No alvo, a centrífuga Juicer que na embalagem omite que o produto não processa frutas como laranja, mamão e banana. O aparelho custa R$899,00 e só constam informações completas no manual. a Walita tem 10 dias para responder se vai corrigir a falha antes de ser processada.

fonte: Coluna Negócios & Cia - O Globo - 18/01/08 - negocios&cia@oglobo.com.br

Publicamos esta notícia porque lidamos com pais e mães que gostam de dar alimentos saudáveis para seus filhos, provavelmente se interessem pelo aparelho imaginando que qualquer fruta pode ser processada no mesmo, quando não pode. Embora, não só a embalagem, mas a propaganda de TV também omita esta informação.

18 comentários:

Vera Falcão disse...

Ana, esse é o modelo que é oferecido num daqueles canais de vendas, que ficam repetindo o dia inteiro os comerciais? Toda vez que estou zapeando e passo por aquele canal, a centrífuga tá me olhando com uma cara convidativa...
Achei bem legal, mas eles não falam o preço e nem vi se é Walita. Mas o vendedor coloca mamão e até melancia no aparelho. Fiquei tentada a comprar um.... sedução pouca é bobagem!

xô, satanás!

Vera F.

Anônimo disse...

Gente, eu também morro de vontade de comprar....

Cristiane A. Fetter disse...

Infelizmente muitos produtos ainda são vendidos assim no Brasil.
Tem que botar mesmo a boca no trombone e mostrar que não somos mais vaquinhas de presépio.
Também temos que ter o hábito de pesquisar antes de comprar, quem tem internet vai lá dar uma olhada na mercadoria.
Mas infelizmente muitos "ingênuos" caem na armadilha, como disse a Vera, ficam seduzidos.
Vamos ver no que vai dar.

Carla Beatriz disse...

Mas que barbaridade! Eu também sempre fico tentada a comprar esse Juicer Walita, que dá sempre na propaganda insuportavelmente repetitiva do Polishop, mas não imaginava que custasse R$ 899,00!!!!
Sempre me questionei como é que ele processava as frutas com casca e tudo ...
Vamos ficar olho mesmo.
Valeu a dica!
Beijos

Ana Cláudia disse...

Pois é gente....
O problema é que pessoas como nós, sabemos que algumas frutas não ficam nem palatáveis se consumidas com casca, como é o caso da banana...
O problema é que a maioria das pessoas não se liga nisso. Se liga apenas na propaganda, no visual...
e a´[i compra e depois fala prá si mesmo: como não pensei nisso antes...a culpa é minha...
E não é...a culpa é da propaganda enganosa...neste caso, omissa...

Imagine! aqui você encontra! disse...

Boa noite a todos!!!

Quem disse que o vendedor fala que coloca mamão e melancia???

Vocês não sabem perguntar ao vendedor que tipo de fruta o extrator processa???

Carla, se vc sempre se pergunta como o processador processa fruta com casca e tudo, porque não pergunta ao vendedor de alguma loja???
Leva a fruta, nós fazemos o teste!!!

Nunca a propaganda diz que o Juicer Walita processa banana, mamão... o manual diz tudo!!!

Eu tenho o Juicer Walita e é maravilhoso, antes de comprar, perguntei ao vendedor quais os tipos de frutas ele não processava, é claro que ele não processa coco, nem cana!!! óbvio!!! como a banana, mamão e abacate!! Pessoal, uma dica, antes de comprar, perguntem sobre o produto!!!

Obrigado!!!!
E comprem o Juicer Walita, é o melhor processador do mundo!!!!

Ana Cláudia disse...

Rodrigo, o que você falou é fundmental, contudo nossa obrigação de ser criteriosos não é maior do que a da obrigação da propaganda em ser clara.

O fato é que a maioria da população se deixa levar pelas aparências. e as empresas se aproveitam disso.

Anônimo disse...

Achei esse Blog quando procurava se alguma organização havia testado essa centrífuga porque ela sempre me intrigou: existem processadores idênticos e até mais potentes que custam 200 reais nas grandes lojas. Como é que essa Polishop continua vendendo o Walita por esse preço indecente? E agora essa que vocês divulgaram: não cumpre o que promete.

Anônimo disse...

Ainda estou procurando um teste comparativo entre essas centrífugas. A diferença de preços é enorme.

Thomas disse...

Quero tambem compra uma centrífuga mas com certeza nao da walita pois esse valor tudo nao é real! De olhos aberto e sempre atento nos precos na rede. A centrífuga da marca mondial é com certeza uma boa pedida. No ponto frio e na bestshop - tv custa 299 reais. Na prox. semana vou compra a minha. Ah detaile, a mondial da 2 anos de garantia ! ! ! Boa compra

Tricia disse...

sempre tive maior vontade de comprar um desses, até que meu marido (que tem TOC de limpeza) comentou algo que nunca esqueci...

o trabalho que a gente vai ter pra higienizar as cascas das frutas antes de pôr no processador, é o mesmo de tirar a casca com a faca. Porque nem sempre temos frutas lindas, limpas e maravilhosas em casa, como mostra na propaganda. E muito menos temos frutas organicas ($$) para fazer um monte de sucos! Então, se for pra usar frutas de feira comum, pra onde vão todos os agrotoxicos???

hum? parou pra pensar nisso?

=)

Anônimo disse...

Infelizmente, não é só a Wallita. A minha é da Mondial e também só dá esta informação no manual (e o vendedor da casa&video não sabia informar nada, tá!). Além disso, se vcs acham que o bagaço que sobra é aquela coisa sequinha, esfarelada, que aparece na televisão, ESQUEÇAM!!! Sobra uma geléia, desperdiçando fruta e dando o maior trabalho para limpar. Não sei de outras marcas, mas acho que essas centrífugas são uma embromação.

Unknown disse...

Ei 899,00 por um processador que não faz faz suco de laranja é o ÓÓÓ, tenha dó... Que vocês acham de pedir suplicar, exigir o teste do Inmetro para avaliar e comparar os produtos que estão à venda? Se tudo mundo ligar, mandar carta, email, etc, etc. e este teste for feito e aparecer no fantástico, isto iria diminuir muito a fraude...

luizbea disse...

desliguem a tv, isto é uma farsa, não comprem eu fui salvo pela minha cunhada que comprou uma MONDIAL e nos chamou pra inaugura-la, decepcionante, precisa de 5 quilos de morangos para um copo de suco e o resto vai tudo pro lixo, voce não vai fazer bolo, torta e outras coisas cada vez que for fazer um suco, e pra lavar é um pé no s......, NAO COMPREM, minha cunhada deu pra mim esta porcaria e é mais um entulho em casa, como VAPORETTO, IORGUTEIRA, MAQUINA DE FAZER WAFLES e outras porcarias ......que a TV vemdem pra nós com propagandas enganosas NÃO ENTREM NESSA

Anônimo disse...

Oi pessoal, claro que uma centrífuga processa banana/mamão, porém o líquido é mínimo, por isso não sai muito!
Ela processa sim laranja!
Tem uma no mercado chamada "Nell" e tem 700w de potência. Comprei uma e não difere da carésima!
o preço no Magazine Luisa é de 199,00.acreditem, muito boa mesmo! Qto lavar a centrífuga, super fácil...uso todo dia e lavo embaixo da torneira, questão de hábito.
Nem tudo coloco com casca, mesmo fazendo a higienização, mas como antes fazia suco , coava, etc.....acho tudo prático!!

Anônimo disse...

Olá!
Minha Mãe andou tendo uns surtos de gastar dinheiro e comprou o tal do juicer...
Olha, o suco não tem como negar... Fica uma delícia e sem pedacinhos, bagacinhos ou sementinhas...

PORÉM, apesar de ter achado os sucos excelentes achei que houve MUITO DESPERDÍCIO de frutas... Ficou muita coisa mesmo naquele coletor de resíduos (bagaços)...
Fiquei mortificada... Acho um pecado desperdiçar alimentos...

Com esta experiência, algumas indagações me vieram à cabeça:

Se ele não custasse quase 900 reais, ainda vá que não fosse perfeito e que desperdiçasse fruta... pois aí, vc não ficaria tão louco da vida de usar como alternativa a de bater o que sobrou lá no liquidifcador com água ou leite... Aliaria o produto ao liquidificador... E não acharia ruim, pois afinal ele não teria custado tão caro, seria mais uma centrífuga (como as demais) e não teria promessas milagrosas sobre o produto (juicer)... Promessas essas que vemos na TV... Destacadamente, no canal do polishop... E que promessas são essas? Oras, as promessas de que ele não desperdiça as frutas (tipo, quando vc coa o suco no liquidificador) e a de que a fruta é 100% aproveitada (o que causa a impressão de que ele mói toda a fruta, de que a tritura integralmente)...

Não digo que o aparelho é uma total enganação... Ele se presta ao que promete. Porém, pra fazer os maravilhosos sucos a que ele se propõe, muita fruta é desperdiçada...

Outra questão que surge quando pensamos sobre o desperdício das frutas: quem é que vai ficar fazendo bolos, biscoitos e tortas todos os dias com o que sobra delas? Ninguém... A alternativa mais viável seria a de usar o que ficou de bagaço pra fazer mais suco (no próprio juicer, colocando lá os bagaços para moer - se é que isso dá certo - ou no liquidifcador e, neste segundo caso, não seria mais fácil ter ficado apenas com o liquidificador desde o ínicio? Tá certo que ele tem limitações e que não tritura tão bem quanto o juicer... Mas sei lá... É um pensamento que se nos apresenta...)...

Ainda estou tentando descobrir se há um jeito de desperdiçar menos com ele... Só o usamos uma vez (faz uma semana que compramos e já pude notar tudo isso que falei)... Uma sugestão que encontrei na comunidade do orkut seria a de utilizar a velocidade mais lenta (ele tem duas velocidades)... DIZEM (não sei) que o desperdício é bem menor...

Bem, estas são minhas reflexões acerca do juicer...

Convido a todos os leitores para uma visitinha em meu blog... Eu o criei há pouco tempo, mas como optei por permanecer anônima e não me identificar, não posso convidar meus amigos a comentá-lo... Ou assim, saberão que sou eu e não me sentirei mais tão livre para fazer minhas reflexões...
Visitem o blog e entenderão...
Eu só postei uma vez e ainda não atualizei porque ninguém comentou ainda... Vamos ver se chego a algum lugar com meu blog (ao longo do tempo) ou se desito dele e o deleto de vez...

Paz pra todos!!!

'A pensadora' disse...

Ah, claro... Meu blog é este aqui:
http://reflexoesdeumamenteincomum.blogspot.com/

Ainda sou novata, não sei como comentar como uma blogger... hehehe

'A pensadora' disse...

Olá! Eu aqui novamente! Hehehe
Vejam bem:

No site da Philips Walita, mostra todas as partes do produto (inclusive, com menção ao coletor de bagaços e ele aprece com uma quantidade de bagaços real que fica nele) -> http://www.philipsbrasil.com.br/produtos/juicerRI1861.aspx

Bom, pelo menos no site estão mostrando tudo direitinho... Em propagandas, não sei... pois em geral são as lojas (Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, entre outras que vendem o produto e que fazem a propaganda... Não vi propaganda da própria Walita nos canais abertos da Tv...)...

E no Polishop não me lembro de ter sido mostrado o quanto de bagaço fica naquele coletor, e nem sei se é feita menção á existência dele... uma vez que falam em aproveitar frutas inteiras, 100% de fruta... Acho que não falam nada não... E se falam, deve ser de uma forma que pareça que não desperdiça nada (ou praticamente nada...)... O Polishop é mais sacana e maquia mais as coisas...