terça-feira, 22 de abril de 2008

22 de abril - Dia da Terra


Dia 22 de Abril é comemorado o Dia da Terra. Ano passado postamos nossas metas ambientais pessoais seguindo o convite feito pela Silvia Schiros, nossa amiga e colaboradora do blog Faça a Sua Parte. A idéia é convocar os blogueiros para que eles definam metas palpáveis de redução do impacto ambiental causado por eles que serão acompanhadas ao longo do ano.


Essas metas me ajudaram muito a cumprir minha intenções de mudar alguns (maus) hábitos ambientais meus e de minha família. E eu fui sempre postando aqui meus avanços e minha dificuldades. Mas já mudei bastante coisa: nosso lixo já é totalmente separado, usamos sacolas retornáveis no mercado, comçamos nossa horta, plantamos muitas árvores !

Este ano, vou manter este compromisso!

Minha metas são:


1. Manter e incrementar minha pequena horta doméstica.

2. Usar menos o carro, como para ir à padaria, por exemplo.

3. Fazer a captação da água da chuva de parte do meu telhado, pelo menos, já que colocar calha na casa toda é um custo alto.

4. Plantar 5 árvores virtuais por mês no Click-árvore (ano passado plantei 16, aproximadamente 8 por semestre, este ano passo a 60 por ano)

5. Plantar 3 árvores reais

6. Plantar 20 a 24 mudas de plantas diversas

7. Consumir mais alimentos orgânicos

8. Estudar mais sobre compostagem. No blog Folha Verde da nossa amiga Mercedes, tem ótimas dicas e ótimos materiais para isso. Eu mesma já peguei bastante coisa mas ainda não dei conta de ler tudo e por mãos à obra.


Parabéns ao blog Faça a sua Parte pela iniciativa!!!!! Determin ar minhas metas pessoais fez toda a diferença para me ajudar a sair da intenção para a ação!
Quem quiser começar, pense numa meta só,já ajuda muito. Posso dar uma sugestão?
Usar menos sacolas descartáveis, adotando o uso da sacola retornável. Parece fácil e pouco mas não é, não. Mas é um excelente começo!

________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana, você viu, eu também mantive o esquema das metas. Faz a gente pensar no assunto e se cobrar, buscar soluções.

Que, no ano que vem, possamos comemorar mais um ano de metas atingidas! :-)