sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Metas do dia da terra - parte final !!!

Vim encerrar com vocês os meus acompanhamentos das metas sustentáveis que estabeleci para mim para 2007 no Dia da Terra.

Descobri a coleta seletiva na porta de casa. Nem preciso separar os tipos de recicláveis: vai tudo junto para a tal cooperativa. Foi fácil, só precisei me cadastrar no site, como já contei neste post.

Não jogo mais pó de café no lixo. Todo o pó de café coado vai para as plantas. Café não é adubo mas é matéria orgânica que usada junto com adubo, ajuda no desenvolvimento das plantas. Além disso, café que vai pro lixo é insolúvel, por isso não é bom nem ir para o lixo, muito menos ir pelo ralo da pia. A única ressalva é que devemos tomar cuidado com o excesso de café nas plantas, excessos de qualquer coisa devem ser evitados, consequentemente café também. Eu , como tenho muitas plantas, vou controlando onde coloquei...dá para fazer um rodízio legal.

Cascas também são usadas ao máximo como relatei no post sobre as cascas de laranja.
Meu lixo orgânico e que vai para o lixo comum é um saco bem pequeno, o que me deixa bastante orgulhosa de meus progressos.

Minha horta está crescendo, vou ficar devendo as fotos pois ainda não estão no ponto que planejei. Chego lá!

Minhas árvores vão bem, obrigada...risos. E já plantei mais de 8 mudas virtuais que foi a minha meta para o segundo semestre. Fora minha novas plantinhas em casa, mais umas 30 mudas....

Dar fim sustentável a todo o lixo, ainda é uma tarefa difícil. À medida que começamos a separar o lixo, começamos a nos deparar com coisas que não tem ainda destino sustentável como é o caso dos isopores, embalagens mistas (plásticos com alumínio, tampas de alumínio, selos de borracha, cotonetes, lenços umedecidos, etc...)

Como disse nossa amiga Mercedes, tem coisas que ainda vão para limbo...

Meu lixo orgânico é mínimo e isso assusta quando a gente se depara com a quantidade de lixo descartável que a gente gera (coisa de 10 vezes mais aqui em casa!!!). E mais da metade do meu saco "orgânico" é de fraldas descartáveis que um dos meninos ainda usa! Meu desafio maior ainda é me livrar deste conforto! Estou apegada! (hunf!)

E fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, ainda não foi possível.
Fiquei em débito com as minhas metas. Pensei, iludidamente que seria mais fácil do que realmente foi. São muitas coisas a fazer quando começamos, preciso de mais tempo. Ainda estou estudando e comecei a ler sobre compostagem. Pensei outro dia, se diante de tão pouco lixo, se a queima para transformar essas cinzas em adubo de planta não seria mais fácil. Será que a queima de tão pouco lixo interfere na meio-ambiente? Jogar as cascas nas plantas não foi uma boa idéia pois como não é alimento transformado em adubo, é apenas resto de alimentos (leia-se matéria orgânica), começou a chamar baratas (eca!).

Por isso mesmo devemos começar hoje a mudar nossos hábitos, quanto mais tarde, pior, mais difícil. Quanto antes, melhor !
Agora é fazer minhas metas para 2008! Já estou pensando nelas!

E como este é meu post final deste ano, quero agradecer muito a todos vocês que nos visitam e permitem que a gente possa dividir e debater nossas experiêcnias.
Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
E Feliz 2008!
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

5 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

TUDO DE BOM, ANO NOVO BOM, BOM ANO NOVO.
BEIJOS

Anônimo disse...

Ana, parabéns por sua dedicação!
Seus posts sobre reciclagem dão o maior estímulo para a gente começar...eu mesma já vou tentar conversar com a sindíca do meu prédio para falar sobre isso.

Acompanhar suas dificuldades e vitória é muito legal.

Beijos e feliz 2008

Anônimo disse...

Ai, ana, ainda estou longe de atingir minhas metas. São tantas embalagens. E aqui no meu prédio não há coleta seletiva.E os coletores que havia bem na esquina foram retirados, imagina!No lugar estão construindo uma loja de piscinas! Haja água! É um desafio que tenho de vencer.Mas não desisto.
um ano abençoado pra ti e tua família
beijo,menina

Anônimo disse...

Adorei suas dicas...
vou contactar a empresa de lixo para ver se há coleta na porta de casa, é tão improvável que a gente nunca tenta....

Anônimo disse...

Puxa, Ana, quantas coisas legais!

Eu acredito que a queima de produtos orgânicos em pequenas quantidades não afetem o planeta, mesmo quando muitas pessoas fazem...é como uma gota no oceano....

As fraldas você queimaria também?