sábado, 1 de dezembro de 2007

Dia MUNDIAL de COMBATE a AIDS - Entre nessa

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, a cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS propicia a oportunidade de saber mais sobre a epidemia, além de estimular a solidariedade da sociedade para com as pessoas infectadas pelo HIV. Essa data também se constitui em um evento anual de ação coordenada contra a AIDS na maior parte dos países, contribuindo com as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão em relação às pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é uma data de solidariedade às pessoas que vivem com HIV. É também momento de pensar em soluções para evitar novas infecções da doença e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV. A data foi criada pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O laço vermelho é o símbolo dessa solidariedade no mundo e foi criado pela empresa Visual Aids.

A primeira pessoa a usá-lo publicamente foi ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do Tony (o “oscar” do teatro americano). A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e o laço em si foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

No BRASIL A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007 tem como foco principal os jovens entre 14 e 24 anos.

A intenção é afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e a informação. A abordagem se soma aos esforços para munir a juventude dos conceitos de prevenção e de direitos humanos, refletidos em projetos como o Saúde e Prevenção nas Escolas e nas ações de parceiros do governo e em ações da sociedade civil e de organismos internacionais.

Para a campanha, serão utilizadas mídias como TV, rádio e Internet, além da produção de cartazes para distribuição aos parceiros dos governos estaduais e municipais e de organizações da sociedade civil, visando a dar suporte às demandas locais.

Como acontece desde 2005, a temática escolhida para as ações do Dia Mundial tem continuidade nas campanhas do ano seguinte. Assim, em sua próxima campanha, prevista para o Carnaval de 2008, o PN-DST/AIDS voltará a enfocar o público jovem.

_________________________________________________________________________________

Informações retiradas dos sites:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/aids/dia_mundial.html

http://www.aids.gov.br/main.asp?View={20CD1BB4-8910-49FF-B869-605B0A69B425

6 comentários:

Nando Damázio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nando Damázio disse...

Oi, passei aqui para ler o texto sobre a Aids e achei muito bom o seu post.
Aproveitei também para conhecer o restante do blog e está excelente. Parabéns pela qualidade, ganhou mais um visitante frequente.

Também participei da blogagem, se tiver um tempinho dê uma passadinha lá.
Abraços e até logo!
Nando.

Ana Cláudia disse...

É muito importante a gente divulgar o maior número de informações sobre o assunto. os jobens precisam se prevenir e os mais velhos que também são hoje afetados pela doença, se conscientizarem.
É enorme o número de mulheres que pegam AIDS dos seus parceiros.

Prevenção e Informação.

Cristiane A. Fetter disse...

Que bom que você gostou do post Nando, é como a Ana Claudia escreveu, preveção é informação e nós que utilizamos esta ferramenta tão poderoza de comunicação temos o dever de informar.
Obrigada pela visita.
Volte sempre.

Luma Rosa disse...

Meninas, estou adicionando este texto do dia mundial de combate à Aids à blogagem coletiva. Muito oportuno! Beijus

Nando Damázio disse...

Oi, Ana e Cris !! Tudo bem meninas ??
Tô voltando aqui rapidinho só para agradecer também a visita e reafirmar que voltarei sempre ..

Como é bom ampliar nossas amizades, não é mesmo ??
Gostei muito do blog de vocês e tô assindando o feed pra ficar por dentro das novidades.
Beijos e um ótimo domingo ..
Até logo !!