segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Recado da Mercedes

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA CONSTRUÇÃO

No momento em que o mundo começa a se dar conta de todas as práticas nocivas ao meio ambiente e reformula conceitos sobre o melhor aproveitamento dos recursos naturais, surge também uma nova maneira de morar, que aos poucos vai ganhando corpo entre os engenheiros e arquitetos mais conscientes e atualizados.

No mundo todo o conceito é mais conhecido como Greenbuilding, ou numa tradução livre: construção verde. Trata-se de adequar os materiais e o uso da energia de forma mais racional e ecologicamente correta nos espaços onde vivemos: nossas casas.

Hoje em dia no Brasil já é possível encontrar materiais amigavelmente sustentáveis e minimamente poluentes para a construção civil, seja pela própria matéria-prima ou pelo fato de reciclarem produtos que não tinham destinação correta, e também pelo aproveitamento da energia solar, eólica e água das chuvas. Há várias marcas e grandes lojas já oferecendo esses produtos.

No projeto de uma casa sustentável também é pensada de antemão a circulação do ar e o clima regional, de modo a minimizar o uso excessivo de calefação/refrigeração artificial.

Aponto aqui apenas alguns dos vários aspectos abarcados por essas novas tecnologias de construção civil, porque a dica desta quinzena - para aqueles que tiverem interesse profissional ou mesmo para quem vai construir sua casa e quer partir do princípio da sustentabilidade desde o alicerce - é o curso oferecido pelo IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica ) nos dias 7, 8 e 9 de dezembro/2007:

MATERIAIS ECOLÓGICOS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL - PRÁTICAS E APLICAÇÕES

Veja todas as informações no site: http://www.idhea.com.br/curso02.asp

O curso será ministrado em São Paulo, e eu achei os tópicos interessantíssimos, como vocês poderão confirmar no site deles.

Alguns são: Ecoprodutos, 9 Passos para a Construção Sustentável, Poluentes do Ambiente Construído, Estudos de Caso, etc...

Vale a pena se informar. O formulário de inscrição é no próprio site.

_______________________________________________________________________________ Mercedes Lorenzo

6 comentários:

Nando Damázio disse...

Oi, Cristiane.
Como foi o fim de semana? Espero que ótimo.
Pois é, muito legal mesmo encontrar uma pisciana nadando aqui por esses mares (risos).
Você demonstra ser uma pessoa sensível e intuitiva (percebo isso pelo modo como você me descreveu no comentário do meu blog) e essas são uma de nossas características, entre muitas outras, né?
Que bom que você gostou do que escrevo, realmente o mar me traz muita inspiração e quando não estou surfando no mar, tô surfando através das palavaras.
Cris, você não imagina o quanto me sinto realizado quando encontro amigas como você através do blog, me faz sentir que não é perda de tempo quando sento aqui para escrever, vale mesmo a pena!
Vou dedicar um tempinho para ler mais coisas aqui no blog de vocês, mas pelo menos lendo ultimos textos postados já vi que vocês são boas mesmo. Parabéns.
Beijos e até logo!
Nando.

Nando Damázio disse...

Nossa, um blog desse é um exemplo para todos nós. De verdade. A conscientização com o que vamos deixar para nossos filhos neste mundo é fundamental. Estamos aqui apenas de passagem e o espaço que ocupamos no mundo é "emprestado" durante nosso tempo de passagem.
Precisamos preservá-lo para que as próximas gerações também usufruam do que a natureza nos concede.
Parabens a vocês pela honrosa iniciativa!
Nando.

Cristiane A. Fetter disse...

Pois é Nando, a Ana Cláudia teve a idéia e a gente só ajuda a levar adiante.
Venha sempre nos visitar.
Beijocas

Cristiane A. Fetter disse...

Novos proplemas, novas soluções.
Sempre.
Abraços Mercedes

Anônimo disse...

Abração Cris :-))

Ana Cláudia disse...

Mercedes,

eu ás vezes me sinto cética em relação a certas entidades por pequenos detalhes.
Segui as instruções do IDHEA para conseguir informações sobre coleta de água da chuva e há mais de meses, nunca recebi resposta...

Desculpe...rs...estou down com nosso páis, hoje!
:0)