segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Não é divertido!

Há algum tempo atrás, fui surpreendida com a frase acima, dita pelo meu mais velho de 3 anos e meio. Fiquei espantada, claro.
Ao mesmo tempo, não me surpreendi porque isso é uma coisa que eu já tinha dito a mim mesma: esse negócio desses programas de TV ficarem falando em diversão o tempo inteiro, não pode estar certo!

E não deu outra: escovar os dentes, não é divertido!

Ele cismou com isso.
E quem disse que na vida a gente só faz o que é divertido?
Claro que a escovação pode ser divertida, podemos fazer ajustes (eu canto, faço careta, boto a lingua prá fora, escovo meus dentes com eles...), mas é certo que ele tenha sempre esta expectativa?

Eu faço muitas coisa que não são divertidas mas que precisam ser feitas e nem por isso são ruins.

Outro dia vi uma matéria ou entrevista sobre trabalho e prazer e alguém disse uma frase que mencionava que se o trabalho te diverte, você não precisa se preocupar em trabalhar... É certo que temos que fazer nosso trabalho com prazer e ele rende sempre mais e melhor. Mas será que essa deve ser sempre a expectativa?

Será que é certo acostumar nossas crianças a não terem este tipo de frustração?
Será que isso não pode ocasionar frustrações maiores e mais difíceis de lidar?
Escovar os dentes, nem sempre é divertido, mas é tão importante que devemos fazer com prazer.

Eu acho que diversão, prazer e satisfação podem caminhar paralelamente, sem se cruzarem em muitos momentos e nem por isso, devemos perder o entusiasmo de fazer as coisas.

E agora tenho que arrumar um jeito de ensinar isso para esse menino!
________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu me surpreendo com a velocidade com que as crianças aprendem o que não devem e o quanto de trabalho temos para ensinar o que é bom para elas.

Anônimo disse...

Eu não concordo com a sua preocupação, pelo contrário. Acho mais saudável que a criança sempre escolha o que acha divertido, porque aasim fará tudo com prazer, principalmente a profissão quando crescer.

Ana Cláudia disse...

Eu concordo com a Tânia, como aprendem rápido o que não devem...rs...
E discordo da Luciana. A profissão deve ser um prazer, mas aprender que também nos prazeres existem obrigações e frustrações é importante.
Beijos!

Ana Cláudia disse...

Um ótimo 2008 para você também, Oscar!!!!!!!!!!!!!
Beijos!