sábado, 28 de fevereiro de 2009

Porque não ser eco-chata.

Eu recebi essa pergunta essa semana e achei interessante falar sobre isso.

Faço questão de não ser eco-chata porque em primeiro lugar, sou uma aprendiz e supõe-se que o eco-chato deve fazer tudo certinho e ecologicamente correto, o que não é o meu caso. Definitivamente, erro, conserto, aprendo e ainda tenho muito a aprimorar em minha caminhada eco-consciente.

O segundo motivo é que quando a pessoa te rotula de eco-chata , você perde qualquer força de argumentação. O rótulo nos limita e por mais que o que digamos seja coerente, importante, legal, interessante… somos….. chatos.

O terceiro motivo é que o eco-chato me passa aquela sensação de incompreensão diante das impossibilidades e dificuldades reais da vida. Ser “verde” não é fácil. Se tornar “verde” exige comprometimento, investimento, dedicação, aprendizado, tempo. Eu penso nas dificuldades que tenho para implantar as coisas que queremos mudar na nossa vida e no nosso comportamento e me coloco, na medida do possível, no lugar das outras pessoas que devem ter as mesmas dificuldades que eu. Ou até maiores. Uma empresa por exemplo, para se tornar ecológica, não precisa só investir dinheiro, precisa mudar a cabeça de várias pessoas ao mesmo tempo da mesma forma e na mesma intensidade. E isso é quase impossível. Portanto, numa empresa o processo é lento mesmo, na maioria dos casos.

Mas o que me deixa triste realmente, é que a maioria das pessoas ainda não despertou nem para ser eco, imagine para ser eco-chato.

________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Nenhum comentário: