sábado, 14 de fevereiro de 2009

Realidade dos fatos

Sempre achamos nossos filhos lindos. Não adianta: não conheço nenhum pai ou mãe que não concorde com isso.

Contudo, para educarmos bem nossos filhos, precisamos ter uma noção a respeito deles que seja minimamente coerente com a realidade: nossos filhos se parecem anjos, mas não são.

Na escola, por exemplo, eles não são sempre vítimas das “maldades” dos colegas mas eles também provocam, implicam, machucam.

O vídeo abaixo mostra com bastante clareza do que uma criança é capaz e não estamos falando de desenvolvimento comum da faixa etária da criança porque vocês verão uma criança realmente pequena neste vídeo.

Quando eu era pequena, me lembro claramente do quanto eu acreditava que realmente conseguia enrolar meu pais ou como me achava esperta. Hoje, vejo meus pequenos tentando fazer a mesma coisa comigo. Eles argumentam coisas tão inacreditáveis que chegam a ser engraçadas. Fazem caras, fazem bocas, criam situações.

O importante é estarmos atentos para detectar essas situações.

De minha parte posso garantir: meu filhos são lindos…rs… Mas tentam, sempre que podem, me manipular, me convencer e argumentar e muitas vezes, nos supreendem com sua capacidade de raciocínio. É só a gente dar bobeira na área que eles chutam … e para fazer gol!

Nenhum comentário: