Em outubro do ano passado, aconteceu essa tragédia em casa: o mais velho apareceu com piolhos.
Bem…se fosse só alguns tudo bem…mas a cabeça dele estava lotada, lotada de piolhos e lêndeas. Naquelas quantidades que só de falar a gente começa a sentir a cabeça coçar! E não dava para ver porque ele é loirinho e os danados eram dourados! Já viram piolho dourado? Nem eu até então!
Claro que eu corri para a internet para pegar informações sobre o que fazer e para pegar informação com as amigas-mães que são mães mais velhas e mais experientes que eu…risos
Ainda coloquei condição na ajuda: nada de inseticidas nas cabeça, quero, se possível tratamentos naturais.(Uma delas me chamou de abusada…;0)
Outra me chamou de azarada dizendo que a incidência de piolhos em homens é baixíssima!
Até nisso as mulheres tem menos sorte, pegam mais piolhos.
Vi na internet umas dicas como usar azeite de oliva ou bastante condicionador para sufocar os delinqüentes. Vi, vinagre de maçã e pensei: isso deve funcionar, afinal, vinagre faz milagres….
Muitas receitaram os Piolhex de farmácia. disseram que não teve jeito. E que mesmo uma das crianças sendo alérgica, não teve problema com o produto. E importantíssimo, cuidar dos cabelos de todos da casa. e dar uma geral em todos os lençóis, travesseiros, almofadas e sofás, todos os lugares em que eles estiveram e que seja de tecido, eles podem estar contaminados, inclusive tapetes também.
Eu tomei essa providencia e achei 2 piolhos na minha cabeça…ai que nervoso!
As fronhas eu trocava e nos lençóis eu passava ferro bem quente quando levantavam e antes de deitar.
Um outra amiga, tentou o vinagre de maçã sem sucesso e usou uma fórmula feita com louro: deixar uma meia dúzia de folhas verdes de louro em uns 150 ml de álcool durante 3 dias, até a solução ficar bem verde. Diluir umas 2-3 colheres de sopa em um copo d’água e usar na hora de passar o pente fino. “Ajuda porque os piolhos ficam meio pesados, fica mais fácil de prendê-los no pente. em caso de meninas de cabelos compridos, passar condicionador também.”
Mas nada disso acabava com as lêndeas e uma médica homeopata receitou um famoso Piolhex, de novo.
Num outro local, li que usar secador de cabelo é ótimo pois as lêndeas não suportam o calor e morrem, mesmo princípio do ferro de passar quente nos lençóis. Além disso, cabelo molhado é ótimo para piolhos e lêndeas, portanto secar o cabelo é sempre importante.
Um cunhada farmacêutica recomendou um xampu fitoterápico para prevenção. Ouvi falar muito bem dele, mais de uma vez.
Uma outra amiga leu um livro antroposófico que mandava lavar os cabelos todos os dias e passar o pente fino em todas as lavagens e usando sempre o secador de cabelos. Usar vinagre e extrato de Nim - deve ser um tipo de repelente. Cortar os cabelos e tratar toda a família também é novamente recomendado.
E por incrível que pareça, ouvi mais de uma vez que pode ser que haja uma pré-disposição (com hífen ou sem hífen?) de algumas pessoas para pegar piolhos! Estranho mas o fato é que tem crianças que recorrentemente estão com os indesejáveis na cabeça.
Mas a coisa aqui em casa estava feia. Todo mundo já se coçava até onde não tinha cabelo, tipo, palma da mão…rs…
Meu marido, que tem aquela máquina de cortar cabelo (que ele usa para aparar a barba quando deixa crescer (por minha causa e insistência…rs) olhou para mim e falou, vamos tosar os moleques!
Eu hesitei porque o maior estava com um cabelão lindo… mas ele estava também com a maior comunidade piolhística da América Latina…
E passamos máquina…
Seguem abaixo as fotos de medo dele diante da máquina ligada. Mas foi uma benção. Com o cabelo curto, passar o pente fino foi moleza e a gente lavava e deixava um monte de condicionador, depois secava com secador. Passava ferro nos lençóis e trocava as fronhas. Eram tantos piolhos que mesmo depois de cortar o cabelo, quando lavamos e passamos o pente fino, não deu para contar quantos a gente retirou. Repetimos incansavelmente a passagem de pente fino em todos e só com essas medidas, não precisamos de nenhum remédio ou Piolhex.
Sei que para meninas fica mais difícil mas, pelo menos, para os meninos, vai a dica de como tratar os piolhos gastando menos de 1 real…rs..afinal só compramos o pente fino!
Avisamos na escola, mas fiquei meio frustrada porque ninguém assumiu que também estava com piolho. Pela quantidade que tinha na cabeça dele, não acho possível que ninguém tivesse nada. Mas…é a vida, pelo menos eu avisei.
Ai, que está me dando uma coceira na cabeça…




Eu já vinha pensando neste texto há muito tempo mas a correria do dia-a-dia me impedia de sentar e condensar minhas idéias num post. Aí, na mesma semana, vi dois posts com o mesmo conceito inspirados pela iniciativa do blog Faça a sua Parte que fala do
3.Uso essa cafeteira italiana quando quero fazer pouco café. Gasto água equivalente a apenas 2 xícaras e 1 colher de chá de café em pó comum;


Infelizmente, os Paralamas só deram uma entrevista e fiquei tão encantada com a delicadeza e educação do Herbert Viana quando pedimos para tirar uma foto com ele, que nem consegui incomodá-lo com perguntas. O mesmo aconteceu com João Barone. Foi um momento tiete mesmo. E como é minha primeira vez fazendo este tipo de cobertura, confesso que fiquei meio perdida e constrangida de fazer perguntas. Erro de principiante, afinal, seria muito bacana saber se ele já participou de algum evento com enfoque sustentável. O show foi sensacional, a temperatura agradável demais dentro e fora da arena de show.
Mas voltando à sustentabilidade, as luzes dos jardins tinham um dispositivo que gerava energia solar para o funcionamento das mesmas. Os bancos de praça eram feitos de saco de lixo pós-consumo! Nunca tinha visto isso. Pena que a luz não ajudou muito nas fotos à noite. E lá tinha um puff enorme onde as pessoas podiam sentar que era revestido de lona de caminhão reciclada, ou seja, que seria jogada fora. Achei outra idéia fantástica, afinal, sempre que vou a algum evento, sinto falta de local para as pessoas se sentarem confortavelmente.
Ao final do show, tive a oportunidade de estar com o Luiz Calainho, um dos responsáveis pelo evento. E aproveitei para parabenizá-lo pela iniciativa e agradeci o convite. Agradecimento que estendo a todos que me convidaram e que participaram comigo desta empreitada. Foi um desafio e uma grata surpresa conhecer um evento com enfoque sustentável. Tenho certeza que muitas coisas mais podem ser feitas, muitas coisas podem ser melhoradas mas saibam que a organização do evento, em vários momentos, através de várias pessoas, conversaram comigo a respeito e estão atentas e ansiosas por isso. Este evento foi um começo de algo que eles não pretendem mais abrir mão: manter e aumentar o foco sustentável nos eventos que organizarem.

Neste sexta-feira o show do Oi Noites Cariocas, ficou por conta do grupo Skank.
Meu agradecimento especial ao Sérgio (na foto ao lado com a mini lixeirinha de praia feita de plástico reciclado que ganhamos) e ao Benny da produção que foram super atenciosos e preocupados em me ajudar no que eu precisasse. Sendo assim, fui encaminhada logo ao chegar para conhecer a parte sustentável do evento e conversar com as pessoas envolvidas, fotografando e tentando guardar na cabeça o monte de informações que me passavam. Dalí, demos uma volta pela barracas e ganhamos uns brindes oferecidos pelas atividades (as lixeirinhas particularmente achei dispensáveis, pelo tamanho... não cabe quase nada) que estavam disponíveis nas tendas, como games e etc. Ganhei também um squeeze que acho muito legal pois aqui em casa usamos bastante para não usar copo descartável na rua. Meus filhos amam!
Não tive tempo de ver o que rolava na tenda da Oi Novo Som, onde se apresentam bandas novas pois antes de terminar o passeio pelas tendas, fomos chamados pelo Benny para ir conversar e tirar fotos com o Skank que estava recebendo fãs e imprensa no camarim.
com enfoque ecológico. Isso é muito pouco se considerarmos que Ecologia e Sustentabilidade é o assunto do momento. Isso prova que são poucas as empresas que realmente saem do discurso para a prática.







Agora vou postar as fotos da estrutura sustentável do Oi Noites Cariocas!





Oi Noites Cariocas está acontecendo no Píer Mauá. Para acompanhar o evento, o Oi Acontece convidou os blogueiros 

Quem acompanhou a minissérie Maísa pôde ver a incrível história de vida dessa mulher. E quando falo em exemplos, não falo somente de exemplos bons, falo dos maus também. De qualquer forma não podemos fazer nenhum julgamento de juízo como se uma pessoa fosse apenas boa ou ruim.
Eu estou no Campus Party 2009 ! O convite eu ganhei do
Depois que comecei a me inserir mais neste mundo de blogs, venho notando que estamos inseridos num mundo de mídias. Tudo vira mídia. Os blogs, orkuts, twitters e afins, não tinham nome, e viraram mídias sociais. Isso para mim, ou essa percepção para mim é algo completamente novo porque eu não sou dessa área.
No antigo blog, fizemos uma enquete que foi encerrada no final do mês de novembro e devido ao volume de trabalho e mudanças que aconteceram, não tive tempo de colocar os resultados e comentários.

























