quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um novo mundo de novas mídias


Depois que comecei a me inserir mais neste mundo de blogs, venho notando que estamos inseridos num mundo de mídias. Tudo vira mídia. Os blogs, orkuts, twitters e afins, não tinham nome, e viraram mídias sociais. Isso para mim, ou essa percepção para mim é algo completamente novo porque eu não sou dessa área.

E impressionantemente tenho recebido propostas a respeito de produtos e serviços, propagandas, posts pagos. Não tenho nada contra. Acho que dinheiro honesto não faz mal à ninguém, pelo contrário. Mas no meu caso específico, eu não consigo falar de coisas que não acredito. E aí, diante das pessoas que são terminantemente contra posts pagos, por exemplo, eu digo que essa é a ferramenta: faça posts pagos, mas faça daquilo em que acredita, de verdade e não porque recebeu um jabá para escrever. Por exemplo, se eu uso um produto legal, que estou satisfeita e que me atende naquilo que o produto se propõe porque não aceitar falar dele sendo pago? E quem faz blog sabe disso: esse negócio aqui, gente, dá muito trabalho, exige horas de dedicação, pesquisa, atualização. Não vejo nenhum problema nas pessoas que tem blogs bem feitos, com conteúdo interessante em obter renda a através dele.

Mas ao contrário do que dizem, há sim, pecado abaixo da linha do equador. Não podemos achar que “pagando bem, mal não tem.” Tem sim! E aí faço coro com aqueles que dizem que não podemos nos deixar transformar em blogueiros de aluguel. O blog é um canal pessoal importante onde expressamos quem somos, o que desejamos, o que pensamos e o que queremos. Não podemos deixar que passem a dizer quem somos, decidir o que gostamos. E sim, é isso que eles querem quando seduzem, determinar o que somos, nos controlar, nos limitar.

Tenho certeza que num futuro vindouro, aquele que for mais seletivo na hora de aceitar propostas de marketing, qualquer que seja, será o mais assediado porque será o que terá mais credibilidade.

Quando aceitamos fazer propaganda de qualquer coisa por causa do dinheiro (caso de propaganda remédio, por exemplo…) a gente está contribuindo para um mundo pior, para uma qualidade pior de produtos, serviços e também de seres humanos. Porque o mais valoroso bem que possuímos é nosso exemplo, o que semeamos à nossa volta com nossas atitudes. Somos só isso: nossos atos.

Temos que ficar atentos porque sinto que os blogs são ferramentas tão interessantes que o sistema já está tratando de arrebanhar todos (ou tantos quanto conseguir) para dentro dessa matrix capitalista e egoísta. E quanto mais gente pensar só no seu em detrimento dos demais, mais fácil será manter o mundo nesta lama em que ele se encontra. É um dinheiro que vem fácil, cheio de entretenimento, presentes, regalias… um mundo novo que encanta e que vamos entrando sem perceber. Ganhe para entrar, reze para sair. Sei que alguns nem vão rezar para sair, ou está rezando para entrar…mas é muito importante que essas pessoas sejam uma minoria. Ou seremos prostituídos como muitos segmentos que vemos por aí.

________________________________________________________________________________

Ana Cláudia Bessa

Nenhum comentário: