quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Quer fazer um blog?

O Futuro do Presente thumbnailRecebo e-mails de pessoas que como eu não tinha a menor idéia de como fazer um blog, então resolvi apenas reunir aqui no blog, uma seção falando sobre o assunto e indicando outros blogs que dão dicas excelentes para começarmos.

Passar à frente o que já aprendi.

Como iniciante, dois sites oferecem ótimas plataformas de contrução de blogs gratuitos que você pode acessar sem ser de nenhum provedor privado ou conhecedor de linguagens de construção de sites:

www.blogger.com

www.wordpress.com

Para iniciar o namoro com o mundo da blogosfera, eu recomendo o blogger que é muito, mas muito simples mesmo de usar e se você não tem nenhuma experiência no assunto, como era o meu caso, não vai ter nenhuma dificuldade de entender pois todo o processo é auto-explicativo a partir do momento em que você faz seu cadastro ou é um cliente que tem conta no Google.

A desvantagem do Blogger é que ele tem poucas opções de layout e eles são básicos, mas à medida que você for aprendendo a entender seu funcionamento (e podemos falar nisso mais prá frente), você conhecerá blogs que fornecem lindos layouts prontos para serem instalados no Blogger e dar uma repaginanda no visual do seu blog.

Então, minhas primeiras dicas são essas:

•Pense num nome bem bacana e que tenha a ver com o assunto que você pretende tratar no blog.

Pense em nomes alternativos ao principal pois pode ser que o nome escolhido já tenha sido usado em outro blog.

•Escolha uma foto sua bacana para colocar no seu perfil.

•Antes de colocar o blog no ar, já escreva alguns posts de forma a você ter uma margem de segurança (uma vez começado é importante que você tenha sempre novos assuntos para que seus leitores se mantenham fiéis).

•Visite outros blogs, comente, se faça conhecido para poder linkar e ser linkada(o) por eles, assim você conseguirá novos leitores a cada dia para ver e ler seu blog.

•E evite com todas as forças copiar artigos de outros blogs: o maior bem de um blog é seu conteúdo ser original e interessante. E pessoal.

Mais prá frente vamos postar dicas de ferramentas para incrementar seu blog. Eu mesma ainda aprendo muito a cada dia.

________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Nenhum comentário: