Agora vou postar as fotos da estrutura sustentável do Oi Noites Cariocas!
Eu nunca tinha visto nada igual e achei interessantíssimo ter sido convidada a falar sobre isso e mostrar, com toda a liberdade de opinião (e isso é muito importante frisar), como as empresas podem e devem seguir este exemplo. É possível, é viável e é um diferencial importante pois vai além da ecologia em si mas mostra que podemos sair do discurso para a prática. E isso hoje é fundamental.
A Ong Uadema está dando todo o suporte e nos apresentou todo o projeto que foi executado para viabilizar o funcionamento das mini-usinas de tratamento de lixo e esgoto, além das outras ações como o uso de bancos feitos de material reciclado, iluminação à base de energia solar e camisetas de malha PET para o staff (como as do Futuro do Presente) . Ao lado, podemos ver um banco feito de calota de roda de carro e garrafas PET pós-consumo. Acho que o visual pode ser melhorado mas a idéia é muito legal, desde que a gente se conscientize que se algum dia não quisermos mais este meterial , ele deve ser encaminhado à coleta seletiva, caso contrário, transformar resíduos em utensílios só adia o momento em que eles serão, infelizmente, descartados na natureza.
Abaixo, podemos ver o artista com algumas de suas obras. Destaque para a linda bailarina em primeiro plano e os bonecos ao fundo (todos feitos de material reciclado!) que nos remetem aos personagens comuns do folclore e da arte tipicamente brasileira, adorei!
E agora as fotos das usinas e do tratamento dado aos resíduos do evento que foi o que mais me impressinou!
Abaixo a esteira onde o lixo é separado, um fardo de plástico pronto para ser encaminhado à reciclagem e o triturador de vidro. Tudo feito em escala menor para possibilitar a execução durante o evento.
A Mini-usina de tratamento de esgoto é interessantíssima:
À esquerda, a primeira torre onde é feita o tratamento do esgoto através de um biodigestor
e o filtro biológico que retém as particulas sólidas.
Abaixo, o tanque de gigoga que retira os odores da água, bem ao lado do aquário que mostra que a água tratada é saudável para o peixes. O tanque à direita é onde ficam armazenadas as águas de chuva coletadas pelas calhas da cobertura do evento.
Quase 3000 litros de esgotos tratados e mais de 6000 litros de água da chuva reutilizadas. Não é o total do evento pela impossibilidade de disponibilizar uma estrutura grande o suficiente para tal. Infelizmente, não consegui saber o que significa isso em termos percentual em relação ao total de esgoto e lixo produzidos no evento e isso faz muita diferença. Contudo, apesar disso, achei muito legal mostrar a viabilidade de projetos como estes.
________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário