terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Direto do Campus Party 2009

Eu estou no Campus Party 2009 ! O convite eu ganhei do Edney Souza, através de seu blog que é um dos maiores e mais conhecidos da blogosfera brasileira. Um grande presente! Peço até desculpas por tanto tempo sem postar mas estávamos aqui sem conexão e eu queria muito contar essa aventura. Vim de ônibus e sai de casa bem cedinho de forma as crianças estarem dormindo. Não saí escondida, apenas conversei ontem e eles foram dormir. Ia ser uma choradeira imensa me ver saindo de malas, já passamos por isso com o pai diversas vezes e não é legal. Sei que eles precisam aprender mas preferi que a primeira vez me vendo sair de malas, fosse mais branda. Eles sabem, não foram enganados ou estamos mentindo, mas não viram. Fora que eu também fico com coração partido. Mas já está tudo bem e já até falei com eles via MSN pela webcam ! Tecnologia é legal.

Saí de casa e cheguei em SP exatamente ao meio-dia na rodoviária do Tietê. O tempo em SP está agradabilíssimo, do jeito que o carioca gosta. O site do evento, continha várias informações a respeito de como chegar ao evento mas a partir da chegada na estação Jabaquara, tive me informar pois a estação tinha várias saídas e andei um pedaço por fora e ainda perdi o ônibus do evento e tive que esperar o próximo que demorou bastante. O legal é que tinha uma pessoa de Apoio do evento na parada do ônibus e isso deu a segurança necessária para termos certeza que estávamos no lugar certo.

Chegando no centro Imigrantes,que é bem pertinho mesmo da estação do metrô, a fila para entrar estava enorme mas foi bem rapidinha. Dali, recebemos a credencial e cadastramos nossos computadores. E para sair tem que mostrar o equipamento e identidade. Legal a preocupação com a segurança. Mas ainda assim, é preciso tomar cuidado com seu equipamento porque as etiquetas não são inviolaveis.

Como eu tinha direito à barraca para acampar, mas não vou dormir aqui, usei a minha barraca para guardar minhas coisas. Outra coisa legal é que os “campuseiros” poderão levar suas barracas. O cadastramento da barraca estava com uma fila quilométrica mas como este tamanho estava variando, fui tentar conectar para fazer o post da minha chegada e dar tempo da fila diminuir.Mas fomos todos surpreendidos com a notícia de que só haveria internet amanhã! Puxa vida, foi muita decepção, no maior evento de internet e tecnologia do Brasil não ter conexão com a rede. Teve muita gente indo embora. Eu que tinha ainda que fazer o “check-in” da barraca e queria dar uma volta para conhecer todo o evento, fui ficando. E a conexão começou a dar sinais de vida, lá pelas 16 horas e cá estou contando para vocês minha saga neste no Campus Party 2009.

O evento já gerou polêmica entre vários blogueiros que criticam organizadores e patrocinadores sob o argumento principal de que o maior patrocinador do evento é a empresa que pior atende sendo a mais reclamada no Procon-SP. E as críticas não param por aí sendo direcionadas aos próprios blogueiros já que muitos estão realmente usando seus blogs para ganhar (pouco ou muito, não importa) dinheiro a qualquer preço publicando, vendendo e anunciando indiscriminadamente em seus blogs. Dando a muitos a sensação de que o evento seria um paraíso de marketing online.

Eu ainda não posso tecer qualquer comentário pois é minha primeira vez participando do evento e apesar de achar que independente do evento, as críticas retratam uma realidade indiscutível na blogosfera brasileira eu acredito que estes eventos tem uma importante função de disseminar essas informações, comportamentos e atualidades para que cada um consiga escolher melhor o seu caminho.E espero, sinceramente, que as críticas sejam olhadas de frente, com a real função que elas exercem que é a de melhorar tudo á nossa volta. Ser criticado é uma grande oportunidade de crescimento e melhora. Vejo muita gente nesse meio que trata as críticas com meros conflitos de vaidades e fruto de inveja. Isso é ser simplista e pretencioso. Além de que, não ajuda ninguém, em nada.

Estou aqui ávida de observar e aprender coisas novas e interessantes. O que vi até agora é uma reunião de pessoas que amam tecnologia, completamente diferentes do meu mundo mas que com certeza, estão todas aqui com o intuito de se conhecer, aprender, trocar informações e apredizado. Espero que o evento atenda minhas expectativas e que cada dia as pessoas se convençam mais de que a internet é feita de pessoas , um mundo real e não um mundo paralelo, como escrevi no meu primeiro post sobre o evento. Cada dia mais deixará de existir a palavra virtual. Essa realidade virtual, eu acho que não existe mais.

O que é o Campus Party ?

________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Nenhum comentário: