sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Deu piolho !!!

Em outubro do ano passado, aconteceu essa tragédia em casa: o mais velho apareceu com piolhos.

Bem…se fosse só alguns tudo bem…mas a cabeça dele estava lotada, lotada de piolhos e lêndeas. Naquelas quantidades que só de falar a gente começa a sentir a cabeça coçar! E não dava para ver porque ele é loirinho e os danados eram dourados! Já viram piolho dourado? Nem eu até então!

Claro que eu corri para a internet para pegar informações sobre o que fazer e para pegar informação com as amigas-mães que são mães mais velhas e mais experientes que eu…risos

Ainda coloquei condição na ajuda: nada de inseticidas nas cabeça, quero, se possível tratamentos naturais.(Uma delas me chamou de abusada…;0)

Outra me chamou de azarada dizendo que a incidência de piolhos em homens é baixíssima!

Até nisso as mulheres tem menos sorte, pegam mais piolhos.

Vi na internet umas dicas como usar azeite de oliva ou bastante condicionador para sufocar os delinqüentes. Vi, vinagre de maçã e pensei: isso deve funcionar, afinal, vinagre faz milagres….

Muitas receitaram os Piolhex de farmácia. disseram que não teve jeito. E que mesmo uma das crianças sendo alérgica, não teve problema com o produto. E importantíssimo, cuidar dos cabelos de todos da casa. e dar uma geral em todos os lençóis, travesseiros, almofadas e sofás, todos os lugares em que eles estiveram e que seja de tecido, eles podem estar contaminados, inclusive tapetes também.

Eu tomei essa providencia e achei 2 piolhos na minha cabeça…ai que nervoso!

As fronhas eu trocava e nos lençóis eu passava ferro bem quente quando levantavam e antes de deitar.

Um outra amiga, tentou o vinagre de maçã sem sucesso e usou uma fórmula feita com louro: deixar uma meia dúzia de folhas verdes de louro em uns 150 ml de álcool durante 3 dias, até a solução ficar bem verde. Diluir umas 2-3 colheres de sopa em um copo d’água e usar na hora de passar o pente fino. “Ajuda porque os piolhos ficam meio pesados, fica mais fácil de prendê-los no pente. em caso de meninas de cabelos compridos, passar condicionador também.”

Mas nada disso acabava com as lêndeas e uma médica homeopata receitou um famoso Piolhex, de novo.

Num outro local, li que usar secador de cabelo é ótimo pois as lêndeas não suportam o calor e morrem, mesmo princípio do ferro de passar quente nos lençóis. Além disso, cabelo molhado é ótimo para piolhos e lêndeas, portanto secar o cabelo é sempre importante.

Um cunhada farmacêutica recomendou um xampu fitoterápico para prevenção. Ouvi falar muito bem dele, mais de uma vez.

Uma outra amiga leu um livro antroposófico que mandava lavar os cabelos todos os dias e passar o pente fino em todas as lavagens e usando sempre o secador de cabelos. Usar vinagre e extrato de Nim - deve ser um tipo de repelente. Cortar os cabelos e tratar toda a família também é novamente recomendado.

E por incrível que pareça, ouvi mais de uma vez que pode ser que haja uma pré-disposição (com hífen ou sem hífen?) de algumas pessoas para pegar piolhos! Estranho mas o fato é que tem crianças que recorrentemente estão com os indesejáveis na cabeça.

Mas a coisa aqui em casa estava feia. Todo mundo já se coçava até onde não tinha cabelo, tipo, palma da mão…rs…

Meu marido, que tem aquela máquina de cortar cabelo (que ele usa para aparar a barba quando deixa crescer (por minha causa e insistência…rs) olhou para mim e falou, vamos tosar os moleques!

Eu hesitei porque o maior estava com um cabelão lindo… mas ele estava também com a maior comunidade piolhística da América Latina…

E passamos máquina…

Seguem abaixo as fotos de medo dele diante da máquina ligada. Mas foi uma benção. Com o cabelo curto, passar o pente fino foi moleza e a gente lavava e deixava um monte de condicionador, depois secava com secador. Passava ferro nos lençóis e trocava as fronhas. Eram tantos piolhos que mesmo depois de cortar o cabelo, quando lavamos e passamos o pente fino, não deu para contar quantos a gente retirou. Repetimos incansavelmente a passagem de pente fino em todos e só com essas medidas, não precisamos de nenhum remédio ou Piolhex.

Sei que para meninas fica mais difícil mas, pelo menos, para os meninos, vai a dica de como tratar os piolhos gastando menos de 1 real…rs..afinal só compramos o pente fino!

Avisamos na escola, mas fiquei meio frustrada porque ninguém assumiu que também estava com piolho. Pela quantidade que tinha na cabeça dele, não acho possível que ninguém tivesse nada. Mas…é a vida, pelo menos eu avisei.

Ai, que está me dando uma coceira na cabeça…



Nenhum comentário: