domingo, 24 de junho de 2007

Conhecendo o Rio: SERRAMAR, uma estrada no paraíso!

A postagem da Ana Cláudia sobre o Museu Casa do Pontal me deu o ensejo de fazer uma coisa que eu tenho muita vontade: Dar dicas sobre coisas belas que existem no nosso estado.

Meus textos, normalmente cáusticos e críticos, podem dar a impressão (falsa) de que eu tenho uma visão muito negativa das coisas. Nem tanto. Eu sou um apaixonado pelas belezas naturais do nosso país e, em particular, do nosso estado (por isso fico tão irado com políticos e governantes canalhas que fazem tudo para destruir essas belezas).

Vou, a partir deste texto, começar a compartilhar com vocês as coisas maravilhosas que já vi por este Rio a fora.

Na verdade, já comecei no comentário que fiz na referida postagem da Ana.

Quero falar agora de uma "estradinha", recentemente asfaltada, que liga o distrito de Lumiar (Nova Friburgo) a Casimiro de Abreu, ligando a região serrana à dos lagos (por isso SERRAMAR)

São pouco mais de 30Km de uma estradinha sinuosa, atravessando uma das mais belas regiões do estado. O rio Macaé-de-Cima acompanha quase todo o traçado. É um rio daqueles cheios de corredeiras e cachoeiras. Em vários pontos há acesso para banhos inesquecíveis. As paisagens são belíssimas, o ar é puro e a natureza exuberante. Com sorte avistamos quatis, siriemas e outros animais pelas margens.

Lá na parte de baixo, quase chegando a Casimiro, há o acesso a Barra do Sana e Arraial do Sana, dois lugarejos bem simples e deliciosos, com pousadinhas e restaurantes, geralmente administrados por remenescentes dos hippies da década de 60. O lugar já foi, assim como Visconde de Mauá, um dos points dessa galera.

Vale muito a pena, sobretudo para quem tem filhos pequenos.

Eu curti muito o lugar com os meus quando crianças.

Eles lembram até hoje!



Fotos de Arraial do Sana.





_____________________________________________________
Texto de Ivo Fontan

5 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

Tantos lugares lindos no Rio de Janeiro que os moradores não tem nem idéia da riqueza que a cidade têm. E alguns não custam muito. Temos que continuar mostrando estas pérolas. Parabéns Ivo, assim que puder irei conhecer. Abraços

Ana Cláudia disse...

Eu já fiquei com vontade de ir...rs...
Deixa a gente terminar de desfazer as caixas...rs...

Anônimo disse...

Estejam certas de uma coisa, Este estado é uma das regiões mais lindas do Brasil. Incrivelmente quem menos conhece as maravilhas do Estado do Rio é justamente o carioca.
Aguardem novas postagens revelando mais!

Anônimo disse...

Gostaria de saber o nome de alguma pousada desse lugar tão maravilhoso.

Anônimo disse...

Meu caro Guarana
Não fiz nenhuma recomendação de pousada porque nunca me hospedei por lá, mas se você entrar no site de Macaé irá encontrar informações sobre hospedagem em Arraial do Sana; no site de Nova Friburgo você encontra idem sobre Lumiar.