terça-feira, 5 de agosto de 2008

COMO DESCARTAR vidro

Por que reciclar vidro?


Porque usar vidro reciclado poupa o meio ambiente(economizando recursos naturais como areia e caucário), é um material 100% reciclável, e a adição de cacos na produção reduz o tempo de fusão, economizando energia. Atualmente o Brasil recicla 35% das embalagens produzidas e este, é um número muito baixo comparado a outros países como a Suiça (84%) e a Alemanha (75%).


A Cisper mantém um posto de coleta na Mangueira no Rio de Janeiro.


A Quintessência, uma farmácia de manipulação no Rio de Janeiro, lançou a campanha ESTOU VIDRADO NESTA IDÉIA que estimula seus clientes a devolver os vidros de medicamentos vazios nas lojas para reciclagem.


Veja, a seguir, outros dos muitos programas de reciclagem que estão em andamento:


Angra dos Reis/RJ - foi criado para solucionar problema do lixo em áreas de difícil acesso. Organizado pela Prefeitura, o programa começou pequeno em 1990. Em 1997 forneceu à CISPER 231 toneladas de vidro.

Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/RJ - foi estabelecida uma parceria com a COMLURB. O programa teve como desafio inicial, implatar 18 cooperativas distribuídas estratégicamente nos diversos bairros. O volume de vidros fornecido por cada cooperativa hoje é de 10 ton./mês por bairro.

Belo Horizonte/MG - A SLU (Companhia de Limpeza Urbana), com o apoio financeiro do BENGE e do Fundo Monetário de Meio Ambiente, foi responsável pela distribuição de 50 containers em pontos estratégicos até 1997. O programa tem forte divulgação e apelo social: os recursos obtidos são repassados a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

Projeto Reciclareando - organizado pela Psicóloga Maria José da Silva Nesi de Souza, consiste em reciclar o lixo inorgânico de escolas e condomínios de São Paulo e ABC Paulista através do sistema de troca por gêneros de necessidade.

São Paulo/SP - a COPLANA - Cooperativa dos Plantadores de Cana de Guariba, tem como objetivo reciclar as embalagens do produto. A coleta vai para uma central de triagem que separa os diversos materiais (vidro, plásticos, metal) e os encaminha para as respectivas indústrias.

Niterói-RJ - a Empresa CLIN , através do programa RECICLIN, mantém vários eco-postos de coleta e já faz coleta seletiva em vários pontos da cidade. Basta contactar a empresa por telefone ou através do site para verificar a possibilidade de cadastramento do seu enderço no roteiro da coleta.


Preservar a natureza é preservar a nós mesmos!


fontes:
Encarte Razão Social - Jornal O Globo- No.54 de Nov/2007
Uol blog Ciências: http://ciencias.zip.net/
Publicado originalmente em 03 de dezembro de 2007

Um comentário:

João Carlos disse...

Francamente?... Enquanto não passarem Leis (em todos os três escalões de governo), tornando a reciclagem obrigatória, só uma meia dúzia de bobões bem-intencionados vai colaborar.

O pior é que existem lucros financeiros potenciais para as empresas (e serviços municipais) de coleta de lixo nisso. Mas há também a eterna relutância em investir em modos de produção mais modernos e vantajosos (é sempre bom lembrar que o Brasil manteve o sistema escravagista até 1888...)