quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Formas legais de reaproveitar as coisas

Inspirada pelos posts da serie MY GREAT IDEAS que a Cris postou aqui, procurei lembrar de coisas legais que podemos reaproveitar de outra forma ou dando outra destinação.

Olha o que fazer com as latinhas de leite em pó, por exemplo. Achei no Quintal da Mi .Peralá...não é melhor reciclar? Sim, sempre é melhor reciclar mas se você não tem coleta seletiva ou se está precisando de potes para colocar biscoitos ou qualquer outro alimento, porque não aproveitar as latinhas ao invés de comprar potes?



Olha as latas que achei neste blog de outra mãe. Não sei se eu faria como estas mas lembro que uma vez na segunda série, fizemos uma colher de pau para as mães e as professoras misturaram várias tintas num mesmo balde e cada aluno ia mergulhando sua colher e mexendo levemente. Cada colher saia com uma cor diferente, ficaram lindas. A gente pode juntar algumas latas e depois fazer o mesmo. E ainda rende uma bela diversão com as crianças metendo latas em blades cheios de tinta.


No mesmo post, ela se pergunta o que fazer com os copos de requeijão e eu contei para ela que copos os de vidro eu dôo para instituições de caridade, os de plástico eu guardo com tampa e uso para colocar sobras de molhos de tomate, por exemplo, doces que faço para dar aos amigos, essas coisas. Dou também para os meninos brincarem de comidinha (copos são copos mesmo e as tampas viram pratinhos). Meus filhos tem panelinhas, xícaras, etc, e fazem a festa me recebendo pro lanchinho que fazem...Vai dizer que as meninas não vão disputar esse cozinheiros a tapas? rs


Meus vasos velhos quase foram para o lixo mas antes disso, quando como não tinha o que fazer com eles, ele viraram horta. Agora a horta sofreu um remanejamento e eles voltaram a ser vasos...Acho que eles gostaram de sair da rotina....rs...e além disso não foram pro lixo.







Esse armário era o das crianças. Como sempre achei que ele tinha cara de armário de cozinha, quando as crianças cresceram, ele mudou de setor...rs...
Bastou trocar os puxadores (coloquei os mesmos dos demais armários da minha cozinha, para fazer "cujuntinho"...rs) e colocar prateleiras onde antes eram os cabideiros. Nos gavetões guardo as toalhas de mesa e panos de prato. Na gavetinhas talheres e acessórios em geral.

Todo mundo que vem aqui em casa, acha legal.

Bem...eu também achei... :0)

________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

3 comentários:

Ana Paula disse...

Ana,

O armário é lindo mesmo... e as idéias são ótimas!

Aqui em casa a gente guarda todos os potes (de achocolatado, latas de tomate), pq sempre tem alguma coisa p/ guardar neles... coisas que compro a granel, como aveia, granola, ficam fresquinhas nos potes...

Os copos de requeijão tb uso p/ molhos, quando faço molho caseiro...

Agora, babei mesmo foi na sua horta...

Ah, como eu queria morar numa casa com um quintal grande p/ plantar de tudo!!!

Anônimo disse...

Ana, nos três "Rs", a ordem de prioridade é esta:

reduzir
reutilizar
reciclar

Portanto a reutilização para o mesmo ou para outro fim é boa, sim, economiza recursos naturais e energia (o processo de reciclagem implica em gastos de energia, água, matéria-prima...) Em vez de comprar um pote novo, você usa um que iria para a reciclagem. É isso que você faz e é melhor do que reciclar. Num mundo ideal, não compraríamos nada de que não precisássemos, reaproveitaríamos todas as embalagens e mandaríamos para a reciclagem só em último caso.

Geovana disse...

Eu sempre achei esses armários de criança com cara de cristaleira e o seu ficou lindão. Gostei mesmo. Criatividade, bom senso e compromisso com a natureza. Parabéns!