segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sempre mudando...

Depois que fui ao blogcamprj, vi o quanto podemos melhorar a nossa apresentação e forma como o blog interage com as pessoas e com outros blogs. Por isso, vou gradativamente fazer algumas mudanças e conto com a opinião de vocês para saber se está ficando legal ou não.



As mudanças serão aos poucos porque tudo demanda tempo (ufa!), (muita)dedicação, conhecimento (que nem sempre tenho), aprendizado(a que sempre me proponho) e por (algumas) vezes, dinheiro.


Um dos pontos fortes do blogcamp sempre é girar em torno das discussões que envolvem as mídias sociais. O que são mídias sociais? São espaços de interação entre usuários de internet, como por exemplo, os blogs e o orkut (só para citar dois exemplos mais conhecidos) . Nós somos, sim, uma nova mídia. Uma nova forma de comunicação e o que é melhor: somos democráticos e temos agora um caminho onde podemos expressar nossos pensamentos e dividir isso com um número amplo de pessoas.

E saibam que esta nova mídia está sendo muita levada à sério por vários setores da sociedade. Empresas já vêm acompanhando seus clientes através das mídias sociais e adequando seus produtos a essas manifestações. Algumas pessoas da imprensa são radicamente contra blogueiros porque eles expressam não só suas opiniões pessoais como reeditam notícias, apresentam uma nova visão, que segundo eles, pode não ser profissional como ainda não tem o compromisso de expressar a verdade dos fatos. Estão certos de certa forma mas não há mais como impedir que este movimento cresça e se estabeleça e o jornalismo, como a sociedade terão de aprender a conviver com esta nova mídia. E como em tudo, separar o joio do trigo.

E por ser uma mídia, claro , também falou-se na monetização que os blogs vêm sofrendo. Monetização nada mais é do que usar o espaço do blog para publicidade paga. E, este claro, é um assunto polêmico. Aqui, no blog O Futuro do Presente, nós temos recebido bastante propostas de publieditoriais ou artigos patrocinados ou como quisermos chamar. Aceitei um, que foi o que falava sobre o evento Ciência para a Vida da Embrapa. Eu aceitei fazer porque conheço a Embrapa, porque acredito que esses eventos devam ser de fato divulgados, porque nós precisamos conhecer para podermos aprender e assim formar nossas opiniões. E meu critério será sempre este quando receber propostas do tipo: o que eu escrever é expressão da minha opinião e esta será livre, respeitando os meus princípios e conceitos do blog; o produto ou instituição deverá estar dentro do que se propõe nosso blog (ou seja, não há espaço aqui para empresas de cigarros, refrigerantes, políticos, etc...) e eu preciso de fato conhecer o produto ou instituição. Não vejo nenhum problema com a questão monetária quando não há nenhum tipo de desonestidade envolvida. Isso com certeza, limitará muito a aceitação de posts pagos em nosso blog mas quando acontecerem viabilizarão melhorias como a que nosso primeiro post pago nos possibilitou: adquirir nosso domínio próprio(http://www.ofuturodopresente.com.br/).


Outra forma de monetizar, é incluir anúncios, são os chamados adsenses. Esses, não temos aqui porque, de fato, seria uma propaganda mais indiscriminada, que tem até uma certa seleção por tema, mas que não me sinto segura de que poderemos efetivamente controlar. Mas, é até um tipo de monetização bastante praticada e aceita pela maioria dos blogs e visitantes.

Outra coisa (muito)legal que começamos a fazer foi parcerias como a com o blog Desabafo de Mãe e nosso concursos culturais que mês passado deu nossa primeira premiação e este mês preferimos ficar de fora de forma a podemos variar os assuntos, já que os critérios dos concursos deste mês giravam em torno do assunto escola novamente ou sobre assuntos que não tinham a ver com nosso blog. Mas cliquem onde diz concursos culturais que tem coisa boa rolando e isso aumenta as dicussões e a participação das pessoas. E para dar mais importância ainda, tudo o que for dito e debatido sobre escola será transformado num documento que a Ceila Santos do Desabafo fará sobre a visão dos pais com relação à educação gerando uma grande reportagem sobre o assunto.


Fico feliz com todas essas mudanças e aprendizagens que tive nos últimos dias porque manter este blog com postagens diárias durante a semana, mesmo com a ajuda dos amigos, não é fácil. Mas compensa muito ter este espaço que me permite trocar com tantas pessoas inteligentes e interessantes. Se fazemos diferença no mundo, não sei. Tenham certeza que acredito que fazemos em pequenos mundos assim como este blog faz transformações em meu pequeno mundo também. Por isso, vou sempre me dedicar a melhorar!

________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou curiosa para ver as mudanças... se bem que este post já traz muitas novidades. Boa sorte nessa nova fase, Ana. Abraços, Paula [psustentavel@gmail.com]

Ana Cláudia disse...

Obrigada, Paula!!!
Quando quiser falar alguma coisa, critica ou elogiar, fique à vontade.

Parece e é clichê mas não tem outra forma de dizer: sua opinião é muito importante prá mim!