quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Blogagem Coletiva: Outubro Rosa


Estive (na companhia da querida Kaká, do Meu Veneno) num brunch no Bar Brahma a convite da Femama para o lançamento da campanha Não aceite informação pela metade e das ações do Outubro Rosa.
Únicas blogueiras no evento, fizemos uma mini-cobertura no Twitter (que pode ser lida aqui) e ficamos algumas horas pensando em como divulgar as informações preciosas que recebemos lá da Dra. Maira Caleffi (da Femama) e da jornalista Glória Maria (é, a apresentadora do Fantástico que está num “ano sabático” e se dedica a causas sociais).
(Parêntesis para contar que a assessora Giuliana Altieri nos deixou numa mesa VIP, bem em frente à Glória e ela é realmente linda, não é magérrima como eu pensava, é um verdadeiro mulherão, com aquela voz inconfundível e uma simplicidade e simpatia que eu não esperava mesmo! Adoro quando a vida me surpreende e quando eu me vejo forçada a admitir que tinha preconceito equivocado com alguém)

De tudo que ouvi, posso resumir em duas frases:
A mulher precisa se conscientizar de que a mama é sua, não é do marido, nem do filho.
Parece óbvio, mas não é. Convencer as mulheres a se tocar, a fazer o auto-exame, foi um longo trabalho de quem trabalha com saúde feminina. Ainda tem muita mulher que vê os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho. Fora destes contextos, é de ninguém. Quando a mastologista falou: a mulher tem que se apoderar de sua mama, fiquei encantada. A frase é perfeita.

O auto-exame é importante, mas é preciso fazer mamografia a partir dos 40 anos - 30 se tiver casos da doença em parentes muito próximos. Dentre as novidades que ouvi ontem, esta é a maior. Mas não estou só. Uma pesquisa do Datafolha levantou o conhecimento das brasileiras sobre o câncer de mama e revelou que mesmo sabendo que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, somente 31% das entrevistadas citaram a mamografia como principal forma de diagnóstico.

A alternativa que encontrei para nós que atuamos em mídia social contribuirmos efetivamente foi disponibilizar aqui as informações que recebi e convidar as amigas (e os amigos que forem generosos a ponto de divulgar um assunto feminino nos seus blogs, google reader ou twitters) para escrever também e ajudar na desmistificação da saúde feminina.
Vamos usar alguns minutos deste dia para nos informar sobre o tema (a campanha lançou um site com informações sobre saúde feminina o http://www.mulherconsciente.com.br/) e escrever um post com nossa opinião ou história familiar, apoiando a causa.

Participe, independemente de ser do nosso círculo de amigos ou de simpatizar conosco, divulgue as informações pensando que a cada ano 8 milhões de pessoas em todo planeta recebem diagnóstico de câncer de mama e que uma em cada três mulheres tem, tiveram ou terão algum tipo de câncer em sua vida e, destas, uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. Suas informações e a divulgação das novidades sobre o tema podem significar o diagnóstico e o tratamento precoce de uma - ou mais - destas mulheres. Em nosso país 10 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama por ano. O INCa (Instituto Nacional do Câncer) estima que são 49 mil casos por ano, o que seria equivalente a 134 novos casos por dia e 5 novos casos por hora.
Prédios iluminados em rosa"A iluminação em rosa de monumentos públicos e edifícios privados em várias capitais brasileiras é uma delas e acontecerá ao longo do mês. Até hoje os monumentos confirmados são:
Santander Cultural – Edifício Altino Arantes - São Paulo/ SP
Pinacoteca do Estado de São Paulo - São Paulo/ SP
Cristo Redentor - Rio de Janeiro/ RJ (dias 28 e 29 de outubro)
Teatro Ópera de Arame - Curitiba/ PR
Farol da Barra - Salvador/ BA
Memorial JK - Brasília/ DF
Monumentos Usina do Gasômetro / Supercuia - Porto Alegre/ RS

É sempre importante fazer o auto-exame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando este já estiver evoluído e as chances de cura são menores. O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia que, quando diagnosticado no início da doença, tem 95% de chance de cura", ressalta a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA. "Toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar uma mamografia anual. Além disso, nem todo câncer de mama é igual e, por exemplo, o câncer de mama HER2 positivo é uma das formas mais agressivas da doença".

Obrigatoriedade da mamografia no SUSA partir de 2009, o exame mamográfico será uma obrigatoriedade desde uma lei federal sancionada pelo presidente da Republica no final de abril deste ano, que determina este direito às mulheres pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Rosamóvel
Uma van, o "Rosamóvel" é o espaço itinerante para promover conteúdo informativo e tráfego para o Portal Mulher Consciente. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, o "Rosamóvel" fará a abordagem do público em geral nas ruas, numa ação casada com a iluminação em cada local. O carro parará em locais de grande circulação pública para que as promotoras fotografem mulheres vestidas com acessórios em rosa e em um fundo cheio de frases.
Para nos organizar (e só por isso, não para aumentar o Page Rank) avise-nos fazendo trackback para este post. É só citar que soube da ação aqui e inserir o link. Se você não tem blog, participe mandando uma mensagem com estas informações para suas amigas no e-mail, msn, orkut, facebook e onde mais estiver presente nas redes socais.
Blogues participantes: Meu Veneno, Saber...é bom demais!!, Pensiere e Parole, Sucesso News, Outras Frequências, O Futuro do Presente, Tiffany em fase mãe, Liliane Ferrari, Hapillss, Mikix, em Toronto Canadá, Angeliica, Na casa da Vovó Rô, Eu e o renascer das cinzas, Rosa 147, Saia Justa, Luz de Luma, yes party!, Blog Lucas Pereira, Duzão's Adventures, Janelas do Zeca, Penso Direto, Arte e Ofício, Plugbr.net, 30 e Alguns, Chá de Hortelã, Pró Curar, Poucas Palavras, Casa da Gabi, Karine M. Lira, Bicho Papel, #prontofalei, Empurra com água, Meu Estilo, Nova Pediatria, Groselha News, Tô Doida, Meu mundo e nada mais, Moda para usar, Anis com Canela, It's a Wonderful Life, Então Relaxa, Luluzinha Camp, Novo-mundo, Jane Austen, Rastro de Carbono, Diários Animais, Garota Geek, Holística, Blog do Professor Vaz, Blog do Moura, Simples coisas da vida, Sturm und Drang, Blog 3, Diva Diz, Digital Paper, Sinestesia, Blog do Guara, 3 Little nerds, Ato Criativo, Cobra com Asa, Rexona Blog, Uatafóc, Pandeando, Anderssauro, Gaveta de Criado Mudo, Pri Alves, Gente sem saúde, LuxSalus, RodOgrO, Tou em outra, Cantinho da Borboleta Azul, Meu Retrato, Cafeína, Feminismo e Direitos Humanos, Silent Devotion, Mulher design, Márcia HK, Filombeta, Ninhorama, Tânia Defensora, Colorida Vida, Delicate Girl, Media Monitor, Re-novidade, Artes e Palavras, Peripécias na Dinamarca, Boneca de Pano, Musas Hinm, Bia, Cris e Lulu, Futrico, Meu Mundo Sano, Diálogo Fashion, Mini Mundo, Fatiou Passou!, Blog das Gurias, Lu Ivaniki, A garota do copo d'água, Garcia Sales, Navegante do Infinito, ...
Se o seu blog não estiver na lista, grite!


________________________________________________________________________________ Samantha Shiraishi

2 comentários:

Ana Paula disse...

Ótima iniciativa!

Não tenho blog, mas já estou divulgando!

Ana Cláudia disse...

Sam, conte sempre com a gente afinal a mulher PRECISA se cuidar mais!