quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Condução Escolar, é bom?


Eu recebi a sugestão para falar sobre esse assunto há muito tempo da Suzana Elvas - óhhhhhhhhhhhhhhhhh (eu demoro mas cumpro...rs) e como eu uso de vez em quando este serviço, me inspirei para escrever sobre o assunto. Aliás, tenho só a agradecer à Suzana pelo interesse e ajuda ns proposições de temas para falarmos!

Para começar e ninguém poderia imaginar, eu já fiz condução escolar. Há mais de 10 anos atrás, quando a regulamentação estava começando e as vans eram a sensação do momento, eu tive 5 vans de condução escolar! Eu fazia um trajeto longo para duas instituições gratuitas de ensino de qualidade de quais os pais, faziam questão que os filhos estudassem nelas de qualquer maneira. Não pagavam escola mas gastavam com transporte. Não que o transporte fosse tão caro, mas não era barato.

E eu trabalhava, gente...
Condução escolar é uma coisa muito séria. Além do óbvio que é ter os filhos de outras pessoas sob sua responsabilidade, ainda temos um horário justíssimo a cumprir. Por isso, amigos, não atrasem um minuto a condução escolar do seu filho. Eles não podem aguardar 5 minutos em cada criança. Num carro de 18 passageiros, isso significaria um atraso de 90 minutos, ou seja, 1 hora e meia. E aí, eles perdem o horário de entrada e sequer entram em algumas escolas. E voltar prá casa é impensável, não é? E não adianta, não tem choro nem vela porque ninguém quer que a condução tenha folga de horário e deixe nossos filhos mais de 1 hora desnecessáriamente dentro de uma van.

É um trabalho árduo que eu não recomendo à ninguém. Por isso, respeito quem faz. Mas sou exigente. Só que vejo tantas vans fazendo condução de forma tão precária que fico impressionanda como os pais deixam seus filhos na mão de pessoas que mal cuidam de seus carros que são seu ganha-pão.

Carro mal cuidado é sinal de muuita coisa ruim além do desleixo do dono. Carro mal cuidado é sinal de que a mecânica nao deve estar em dia e isso inclui freios e pneus carecas, por exemplo. Carro sujo, amassado, motorista mal vestido, fumante ... pode significar falta de cinto de segurança nas crianças, direção negligente, excesso de velocidade.

Condução Escolar responsável tem contrato e tem regras. Condução escolar responsável tem muita coisa que ninguém imagina mas eu nem vou colocar tudo, porque estou há muito afastada disso e não sei se a legislação mudou. Por exemplo: eu tive que tirar carteira D para dirigir a van. Fiz auto-escola em ônibus! Hoje, quando sou parada numa blitz, os policiais até olham para mim, tipo: cara-crachá...rs... Outra é que condução escolar só podia ser feita com carro que tivesse porta para os dois lados. As vans que eu tinha eram assim, o único modelo e acho que ainda é, que tem duas portas é L300 da Mitsubisch (é assim que se escreve?). Por que porta dos dois lados? Para a criança sempre descer do lado da calçada e não da rua !

E porque eu saí desse negócio? Porque eu acordava as 4 da matina, pegava minha primeira criança as 5:30h (ô dó!!!), depois levava as crianças da tarde, enquanto as outras vans subiam com as crianças da manhã. Dalí, eu ia trabalhar numa multinacional e chegava em casa às 21 horas acabada de cansaço, estressada do trânsito, dos pais que não estavam com seus filhos prontos no horário, pena das crianças que ficavam mais de 1 hora comigo no trânsito... Fora a preocupação constante com motoristas, ajudantes, revisões das vans... Eu era muito certinha e isso esgotava toda a minha saúde. Claro que eu não cuidava sozinha de tudo e claro que tinha coisas boas como os passeios com as próprias crianças que a gente organizava. Mas chegou um momento que o segundo ou terceiro ano letivo terminou - não lembro exatamente - e eu repensei o que eu queria para o novo ano. E neste momento, finalizou este ciclo da minha vida. Não foi fácil me despedir das crianças, dos pais... a gente se apega, cria amizade, é uma relação muito intensa. Bem...eu me apego... Lembro que as crianças adoravam me sacanear falando que a besta da tia Ana tinha acabado de chegar(Besta é uma das marcas de van, não era a minha mas sabe como é criança...rs...) Outro dia, lembrei de algumas crianças que, hoje, já devem ter mais mais de 20 anos... MEODEOS!

Hoje, uso eventualmente os serviços de uma van para quando eu não tenho como levar para a escola por algum motivo. Fui criteriosa, escolhi a melhor que encontrei mas ela não é certinha como deve. E não achei nenhuma que fosse. Encontrei duas boas opções sendo que uma delas, não pôde aceitar a condução da forma como eu precisava, ou seja, eventual. E condução boa também recusa cliente em função de manter a qualidade do atendimento que já presta. E a condução que uso, pode me recusar a qualquer momento. Só fazemos desta forma porque há disponibilidade. Quando não houver, pagarei o preço de não usar nenhuma outra porque não dá para ficar adaptando os filhos a tudo que é van. Ainda mais quando as outras opções não são lá essas coisas...
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Um comentário:

Ana Paula disse...

Ana,

Passei por um dilema esta semana, pois estou visitando escolinhas para o ano que vem, e encontrei a escolinha perfeita para o meu pequeno... mas me informaram que o período integral estava sendo transferido para outra unidade, que tinha mais espaço e uma estrutura melhor para atender as crianças. Desanimei na hora, pois não tenho carro, e a escola fica bem longe de casa. A orientadora me indicou vários nomes de pessoas que faziam o transporte das crianças, e tive que analisar se valeria a pena...

Acabei desistindo da escola (que era tudo que eu queria, mesmo), pq acho que meu pequeno ainda é muito pequeno p/ usar o transporte escolar...

E vejo muitas vans no caminho do trabalho, e fico de cabelo em pé com a falta de comprometimento dos profissionais... Todo dia vejo crianças em pé, pulando na van, sem cinto de segurança, vans passando o sinal vermelho...

Acabei preferindo deixá-lo na escolinha atual, que tem muitos pontos positivos, e fica a apenas um quarteirão de casa...

(Pela janela da lavanderia, do prédio, dá p/ ver o pátio da escola... rs... minha mãe e a faxineira às vezes "brincam" de procurar o pequeno no meio das crianças - nesses dias, ele vai p/ escola com uma camiseta bem chamativa, vermelha ou laranja, facilmente "identificável" na multidão... rsrs)