sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Compostagem, o que é isso?

Este mês, fui convidada a participar de dois grupos referentes a ecologia e sustentabilidade: o http://www.aldeiasustentavel.com.br/ e o http://www.radarverde.com.br/ .
Dia 22 de Abril é o Dia da Terra e como ano passado, este ano, fiz minha eco-metas conforme ação promovida pelo blog Faça a sua Parte. Então, como ambos nos convidam a falar de nossas ações ecológicas pessoais, vou misturar tudo isso e fazer uma saladinha verde.

Uma de minhas metas para o ano é fazer a compostagem do lixo que nada mais que transformar lixo orgânico em adubo - simplóriamente falando. Ou seja, reciclagem de lixo orgânico. Vim lendo sobre o assunto (pouco, confesso) mas um produto que eu descobri no meio do ano, me animou muito e ele foi o tema de uma matéria do Programa Cidades e Soluções do André Trigueiro (que gosto muito!). Sendo assim, tive a idéia de fazer um diário dos meus passos para fazer a compostagem do lixo e vou considerar o primeiro passo, essa matéria. Assim vocês poderão, assim como eu, entender um pouco mais do assunto e compreender minhas tentativas daqui para frente, já que vamos tentar começar pelo mais difícil que é fazer um pequeno minhocário em casa.

No próximo post vou falar do segundo passo:
*definição de local e
*como conseguir material, como as matrizes de minhocas.

Será que conseguimos? rs

________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa


3 comentários:

Anônimo disse...

Há este é um assunto muito pertinente e nem é tão complicado assim de se fazer...

Foi uma das perguntas na prova do ENADE do curso de Engenharia Ambiental, no qual eu participei ...

Boa sorte nesta meta ... vou acompanahr aqui de perto e no que for cabível darei minha opinião :D

Sucesso

Anônimo disse...

Ana, eu andei tentando pesquisar como fazer um minhocário em casa, mas na minha pesquisa o que encontrei foram sites que vendiam o serviço, não que ensinavam a fazer.

Não consigo assistir o vídeo, ele fica com o som todo quebrado aqui, eles ensinam a montar um? Em algum lugar, li que até o lixo do banheiro pode ir pro minhocário, verdade?

Você já montou o teu? Tem fotos?

Anônimo disse...

Ana!

Também estou montando o meu minhocasa por estes dias! Sexta feira as caixas chegaram, esta semana vou ver se consigo retirar as minhocas!

Que delícia!

Beijocas e boa sorte com a sua minhocasa!