quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Café com blog - nosso blog e muitos outros com Glória Perez no Projac


A Revista Bites promoveu um encontro de blogueiros com a novelista Glória Perez que estréia em Janeiro sua nova novela Caminho das Índias. O encontro foi motivado pela presença de um blogueiro na nova trama das 21 horas da Rede Globo. Sendo assim, a Bites convidou 38 blogueiros para participar de um bate-papo com a autora afim de ajudá-la a entender este universo.

O encontro aconteceu no Projac ou Central Globo de Produções em jacarepáguá no Rio de Janeiro e foi não só um café, mas um almoço e toda uma tarde entre conversas com a autora, com o diretor Marcos Schectman,

vídeos da produção da novela na Índia e sobre o Projac, almoço lá mesmo,

e visita às instalações do Projac (figurinos e alfaiataria), cidade cenográfica que retrata o bairro da Lapa em Caminho das Índias


e aos estúdios onde estava acontecendo o primeiro dia de gravações da novela em estúdio.



Minhas impressões sobre tudo o que vimos e ouvimos não pode ser menos que mega. Tudo é grande quando se fala de Projac. O Projac é imenso com mais de 1 milhão de metros quadrados, as cenas da novela na Índia são deslumbrantes, a pesquisa feita pela autora e o mergulho na cultura indiana foi profunda, os cuidados com os detalhes foram constantes: até na decoração da sala onde nos encontramos estavam saris e cadeiras indianas. A cidade cenográfica é muito mais impressionante do que já imaginamos ao ver pela TV. Construíram uma escadaria á margem do Rio Ganges lá dentro que de tão perfeita será difícil saber se é real ou cenográfico quando aparecer na novela. Cada detalhe do cenário é impressionantemente real. Os jardins do Projac são bem cuidados, os funcionários atenciosos, a instalações são de excelente qualidade. A logística para fazer uma máquina daquele tamanho funcionar é impressionante. Um bom exemplo são os cenários que são montados e desmontados todos os dias de acordo com o planejamento de gravações e através de fotografias, eles sempre montam cada objetos do cenário sempre no mesmo lugar. São mais 80.000 peças de figurino, capacidade de produção de 1500 peças diferentes/dia que começam a ser produzidos de 9 meses a 1 ano antes de começar as filmagens. E podem anotar: as músicas da novela serão um sucesso, estão lindas.

Isso tudo foi importante porque em nossa conversa com a Glória ( que foi uma pessoa educada, simpática, muito clara e sincera durante toda a conversa) ficou claro sobre a importância que teremos na composição do personagem, já que ele terá um blog de verdade, fora da novela que poderá ser acessado por qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

E quem é o INDRA? O Indra será adolescente um indiano que mora no Brasil e que usará o blog para falar de como ele percebe as diferenças culturais entre os dois países, sua relação com a escola, com os amigos e mais aquilo que ele carrega consigo proveniente de uma educação baseada numa cultura de mais de 6 mil anos e que é extremamente presente em sua vida, mesmo vivendo no Brasil. Ele será, como herança dessa cultura, um adolescente muito ligado à ciências, história e assuntos afins.
Nosso papel, daqui para frente é ajudar a nortear os caminhos do blog, sugerir assuntos, situações e abordagens condizentes com este universo. Ficou claro contudo, que não será uma particpação técnica de nossa parte porque a novela precisa ter atrativos audios visuais, caso contrário, o telespectador muda de canal. Precisaremos ter a sensibilidade de inserir aquilo que queremos passar (e cada blog tem seus próprios assuntos e visões de interesses) de modo a passar a nossa mensagem, a mensagem do Indra e a linguagem da novela. Não será fácil mas será um desafio sensacional e uma oportunidade ímpar de mostrar ao Brasil e ao mundo (não esqueçamos que as novelas são vendidas para outros países) essa ferramenta maravilhosa que são os blogs (quando seriamente feitos) e em como ele tem o poder de mobilizar pessoas comuns em torno de uma mesmo objetivo, como é o nosso caso aqui no Futuro do Presente.


De minha parte estou empolgadíssima com esta oportunidade porque como sugeri e a Glória ficou muito interessada, o Indra tem todas as características para ser um jovem antenado com sua responsabilidade com a transformação do futuro de todos e no qual ele mesmo viverá. E, podem ter certeza, que estarei sempre em contato para colocarmos nossos assuntos na pauta do blog do Indra que será comandado pela Giovana Manfredi que trabalha diretamente com a Glória.
Por fim, eu só tenho a agradecer: à você que sempre participa do blog porque sem isso, nosso blog não teria sido convidado a participar do evento (a Juliana Paes que é protagonista e estava gravando, perguntou qual foi o critério de escolha dos blogs participantes e o Manoel Fernandes, editor da Revista Bites, respondeu que eram os blogs de maior importância na rede) e isso a gente deve sempre aos nossos leitores. Apesar de que, eu nunca -nunca mesmo- poderia imaginar que eu estaria num grupo tão seleto pois quando comecei, não tinha a menor idéia de que exisitia algo além de escrever para o blog. Existe todo um mercado, uma comunidade, uma atividade profissional e de mídia fundamentada nos blogs e rede sociais como orkut, facebook, twitter, etc. Meus agradecimentos também à Revista Bites que nos proporcionou um evento primoroso, à Globo que nos recepcionou de forma impecável e aos blogueiros que estavam lá junto comigo porque foi ótimo conhecer tanta gente importante neste circuito, com blogs de tanta relevância e sucesso. E à Sam Shiraishi que foi quem indicou nosso blog para o evento e conhecê-la pessoalmente, foi, para mim, também um ponto alto deste evento!
Sei que muitos que nos lêem torcem o nariz para a Globo mas procurei ter em tudo um olhar neutro -não é fácil mas é possível- porque apesar de qualquer coisa, é inegável tudo o que vi e ouvi em seu tamanho, dimensão e relevância com que fomos tratados. A novela será uma vitrine sem precedentes para os blogs (podem contar com um estouro de novos blogs a partir de Janeiro) e o mais importante: será uma vitrine também, sem precedentes para tudo o que falamos e aqui no Futuro do Presente será uma oportunidade maravilhosa porque quando e onde poderemos semear para tantos ao mesmo tempo nossos ideais de mudanças individuais que motivam as mudanças do mundo coletivamente? Quando e onde poderemos semear nossos ideais para tantas pessoas se motivarem a mudar o mundo que vamos deixar para nossos filhos?
Agora vou dormir que são mais de 3 da matina e ainda não coloquei em dia todas as coisas: mãe blogueira trabalha... puxa vida...
Créditos das fotos: Todas são do álbuns que indico abaixo (Veridiana, Tiffany e Bites). As minhas ainda não tive tempo de baixar...hunf!
____________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa


Cobertura oficial no blog Poltrona
Diário da viagem por Rosana Hermman
Encontro de blogueiros na Globo Por Wagner fontoura
Diário de Bordo por Sam Shiraishi
Visita de blogueiros ao Projac por Cyn Cardoso
Blogueiros no Projac por Helton Kuhnen
Café com Glória por Luíza Gomes

Sobre a novela Caminho das Índias:
http://caminhodasindias.globo.com/

Saiba com detalhes como foi nossa ida ao Projac (post completíssimo)
http://30ealguns.com.br/?p=1207

Acompanhe o blog da Glória Perez

Acompanhe o blog da produção da novela que será comandado pela Giovana Manfredi:

5 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

Nossa Ana, que oportunidade interessante.
Quem sabe você não começa a escrever novelas também, imaginação não falta, risos.
É um mundo diferente de se conhecer e partilhar com outras pessoas, sem contar a chance de conhecer outros blogueiros e seus mundos.
Parabéns.
Beijocas

Carla Beatriz disse...

Ana Cláudia,

Que legal, você está cada vez mais chique e famosa, hein? ;-)
Eu não assisto a Globo há muiiiiito tempo, mas costumo ler as notícias aqui e ali sobre a nova novela da Glória Perez, Caminho das Índias. Não sabia que um dos personagens será um blogueiro, acho bem interessante, porque ela sempre coloca temas bem atuais em suas novelas, apesar da última novela dela que eu assisti foi aquela do transplante de coração com a Cristiana Oliveira e Tarcísio Meira. Faz muito tempo! hehehe
Achei bem interessante essa iniciativa dela e da Globo de convidar blogueiros para esse bate-papo, para tornar o personagem o mais verossímil possível.
Meus parabéns para ti e por todo o trabalho que fazes com O Futuro do Presente.

Um grande beijo

Anônimo disse...

Parabéns !!!
Que orgulho tenho de você.
Essa oportunidade foi ótima. É o resultado de muitos trabalhos, que somados, resultaram na chance de estar com parceiros sérios que caminham para o futuro. E, para caminhar em busca desse futuro; os passos são dados no presente.
Conte comigo nessa caminhada.
Bjs

Nanda disse...

Nossa, muito legal isso! PArabéns!

Anônimo disse...

Uau! Chique no urrrtimo!

Me dá um autógrafo? ;-)