Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Gaste menos combustível
Segundo mensagem que circula pela internet "o autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos". Eu já tinha ouvido essas orientações num programa sobre carros e aplicava algumas delas. Embora possa parecer que com essa divulgação eu esteja incentivando o uso do carro, não é isso. Minha forma de pensar acredita que não adianta a gente querer que o mundo mude radicalmente de um dia pro outro. Eu adoro dirigir e tenho carro. Os carros existem e isso não vai mudar. Eu incentivo sempre a que todos tentem mudar seus hábitos e eu tenho tentado, cada dia mais, usar menos o carro, mesmo adorando dirigir. Sendo assim, uma forma de "presevarmos o mundo" é gastando menos combustível. E isso também é uma forma de consumo consciente. O que, alías, é uma tecla que batemos aqui constantemente. Então, vamos às dicas:
"Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido).*
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilisado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consiguam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo. "
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa (texto que circula pela internet de autoria desconhecida)
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3 comentários:
Olá, Ana Cláudia,
Adorei a postagem, até passei pelo MSN para o meu namorado!
Aliás, copiei um monte aqui, farei um resuminho de todas lá no "Consciência" e darei seus devidos créditos. Temos que divulgar mais!!! A matéria do plástico eu já conhecia , planejo colocar lá em casa, mas ainda não consegui um tempo.
Beijo, grande!
A única dica que eu não conhecia era a de encher o tanque de manhã, mas já está adicionada a minha lista de to do.
O Brasil é um país que está a frente de muitos dos grandes, pois além de pesquisas de bio combustível ele tem carros populares com opção de álcool e gás.
É uma pena que no país que eu viva só haja a opção de hibridos elétricos. São carros caríssimos, ou seja só ajuda o planeta aqui quem tem bala na agulha.
Mas espero que isto mude.
Beijocas
Ana, as dicas fazem sentido, só uma coisinha: De manhã,por estar frio, a densidade tende a ser maior, ou seja, para o mesmo peso de combustível, menos volume, o que é interessante pra quem compra.
Quanto mais espaço vazio, mais possibilidade de agitação das moléculas, maior aumento de temperatura, aumento de volume e menor densidade, além da evaporação mais fácil. Por isso, tanques vazios, além de consumirem mais, são mais perigosos. Esse perigo ocorre também com os botijões de gás e por isso aquela sacudida quando o gás acaba não é aconselhável, assim como não se deve guardar o gás pela metade ou colocar em carros.
Ou seja, adorei as dicas, vou passar pra Rafa.
Beijo.
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