segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Policial ou bandido ?

Barba por fazer, óculos escuros, cabelos compridos, escondido num bairro da zona norte do RJ depois de diversas tentativas de “queima de arquivo”.
Após uma infância difícil, filho mais velho de três irmãos que perderam o pai quando tinha apenas 15 anos; viveu com a mãe e a avó até se casar e ainda carregava a responsabilidade de “criar” seus irmãos mais novos.


Certa vez me disse: “... já fui de tantas as formas e maneiras para sobreviver, que o que eu sou, já morreu...”


Apesar de adorar armas, fez de tudo para nunca precisar ter uma. Mas foi inevitável. Tinha que andar armado, fazia parte de sua escolha. Tentou fugir da cidade grande, indo para o interior do estado do RJ. Lêdo engano: o sistema é mais corrompido que na capital. Era “matar” ou “morrer”. Terra de ninguém.


Hoje tem 40 anos como eu. Rezo por ele todos os dias. É como um irmão pra mim. Estudamos nos mesmos colégios e até trabalhamos juntos na iniciativa privada.
Hoje, vive como se fosse um “foragido”.
Policial Civil, formação técnica e nível superior, profissional capacitado e gabaritado.
Pai de família, bem casado e com belos filhos.
Que saudade da liberdade !!!
O que é isso ?
...policial ou bandido ?

Pois bem, esse é um Policial. Certamente existem outros tantos por aí, bons como ele.
Como diferenciá-los dos demais ?
Como saber se não estamos caindo nas mãos de um “bandido” uniformizado ?
É freqüente em nossos noticiários, vermos “bandidos” dentro das corporações utilizando suas patentes como um passe livre (“carteirada”) em prol de privilégios, na grande maioria, financeiros. Não preciso nem dizer que atiram covardemente (comumente avaliado como inexperiência e/ou despreparo) sob nossos olhos da forma mais natural do mundo.


Inexperiência e despreparo DELES ? Ou de nossos POLÍTICOS que sequer ficam indignados.
É lamentável dizer que o despreparo e a inexperiência é: NOSSA !!!
Temos que nos mobilizar e participar mais do mundo em que vivemos. E não, assistirmos à tudo, como se os acontecimentos passassem numa cidade ou país visinho ao nosso. Os acontecimentos estão ao nosso redor e por vezes dentro de nossa própria casa.
Como educamos nossos filhos ?
Como “educamos” os que estão ao redor de nossos filhos ?


Recordo de minha infância quando éramos repreendidos por uma mãe vizinha que não hesitava em advertir quem quer que fosse diante de uma atitude “indevida”.
Temos que lançar mão das “armas” que realmente transformarão o mundo de nosso filhos; a Educação, o Esporte, a Coletividade, a Estrutura Familiar fortalecida, o Patriotismo, a Saúde e o Trabalho verdadeiramente honesto .

________________________________________________________________________________
Fabio Tôrres

2 comentários:

João Carlos disse...

Um pouco dos dois, lamento dizer... Eu tenho parentes e amigos policiais, civis e militares, e, por força das leis brasileiras que protegem demais os criminosos ("direitos humanos", sim... e os "direitos humanos" das vítimas?... e os dos agentes da lei?...), acabam sempre agindo à margem da Lei.

Vivem sob constante terror (principalmente quanto a suas famílias) e ganham uma miséria!

Aliás, você já reparou que nesse estado torto que é o Brasil, os três setores pior remunerados e assistidos são, exatamente, os mais básicos?... Educação, Saúde e Segurança Pública... Aí eu pergunto: como resistir à pressão da corrupção dos poderosos, sem sofrer a pressão dos colegas corrompidos e sem se achar um imbecil?... Existem as honrosas exceções - esses que se enfurnam pelo interior, na vã tentativa de se esconder... qual!...

Anônimo disse...

Maníaco confessa crime pelo qual 3 estão presos há 2 anos
Jovens afirmam que à época só confessaram o assassinato de garota após terem sido torturados

ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Renato Correia de Brito, 24, William César de Brito Silva, 28, e Wagner Conceição da Silva, 25, estão presos desde agosto de 2006 sob a acusação de terem violentado sexualmente e assassinado Vanessa Batista de Freitas, 22. Os três sempre disseram à Justiça que só confessaram o crime porque foram torturados por policiais.
Os três rapazes afirmam terem sido torturados com sacos plásticos, gás de pimenta, choques elétricos, socos, tapas e pontapés em uma região despovoada de Guarulhos e no 1º Distrito Policial da cidade.
A situação jurídica de Renato, William e Wagner começou a mudar na noite de sexta-feira passada, quando Leandro Basílio Rodrigues, 19, chamado pela polícia de "maníaco de Guarulhos", confessou com detalhes ao delegado Jackson Cesar Batista que havia matado Vanessa em um matagal do Jardim Alice, periferia de Guarulhos.Com mais esse crime contra Vanessa, subiu para seis o número de mulheres que Rodrigues, preso desde 27 de agosto, confessa ter matado.

INOCENTES PRESO PORQUE CONFESSARAM UM CRIME SOB TORTURA POLICIAL. REALMENTE NÃO TEMOS COMO SABER QUEM É BANDIDO.