quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BlogCampRJ 2008. Eu Fui!


Quando fiquei sabendo do BlogCampRJ, as inscrições já tinham encerrado mas por um milagre, foram reabertas para um número a mais de pessoas. Nem pensei duas vezes, inscrevi meu nome e do marido (ô palavra feia...detesto marido, esposo, companheiro...rs...) e nem sabia se ele ia poder.

Como ele é mil e uma utilidades, topou na hora e remarcou um compromisso que ele tinha já que o blogcamp ia de 9 da matina às 6 da tarde de um sábado.

E assim fomos, meio sem saber o que encontrar com os dois pequenos a tira-colo porque foi um dia que atipicamente, não tínhamos ninguém que pudesse ficar com eles. Sabíamos que isso seria um fator limitador mas não tinha jeito. E se não pudesse entrar? Fomos na cara e na coragem porque imaginei que lá não ia haver este tipo de empecilho. E não teve. Olha o registro da nossa chegada no "balcão de embarque" da NAVE...rs...(que eu achei na foto de outras pessoas.... )
o marido de verde(esq) com nossa bat-bolsa de utilidades e eu(dir) segurando a mão do blog-herdeiro
(desfoquei o rosto porque não os conheço...só quis registrar o flagra de nossa chegada)

O evento aconteceu na NAVE, Núcleo AVançado de Educação que é uma escola estadual na Tijuca mantida pela Oi Futuro. E que espaço maravilhoso para os aluno de lá! Tudo novo, de alta tecnologia, com espaços enormes para debates, salas de aula novinha (cujas carteiras - só as carteiras...rs - me lembraram uma escola estadual onde estudei na infância), computadores e até games incríveis (alguém já viu um totó eletrônico?)


E esse game aqui?

Blogcamp, seu nome é democracia.
Gente, lá o povo é que mandava...podia tudo. Criança, idoso... cachorro? (sei lá...mas se bobear, podia...rs). Taí o marido de costas (eu não apareço porque estava na frente dele), ouvindo o Bruno Dulcetti, organizador-mór do evento falar que a programação era não ter programação...rs... Quem está habituado com os tradicionais eventos de empresas estranha um pouco no começo mas depois vê que essa desprogramação tem suas vantagens e atrativos.
Bom, eu achei ótimo.



Tanto que o blogcamp é chamado de Desconferência...rs...
Desconferência, Como assim?!

Pois é...Lá tinham as arenas onde aconteciam os debates que começavam com temas determinados mas eram as discussões levantadas pelos blogueiros que determinavam os assuntos, o que podia acabar em cerveja e futebol...rs...
Mas não acabava(eu, pelo menos, não vi). Os debates foram sérios, interessantes e aprendi muito. Embora tenha ficado MUITO inibida. Me senti com 15 anos no meio daquele monte de gente que em grande parte era mais novo que eu e sabia muito de blog, muito mesmo. Depois, fiquei sabendo pela Dóris que ela sentiu o mesmo no início e eu me senti menos mal por ter aproveitado tão pouco. Fiquei inibida mesmo, gente...

Acho que todo mundo já falou do BlogCampRJ, inclusive, fui considerada uma das que mais escreveu sobre ele (fiquei surpresa com isso). Mas ainda faltava mostrar nossa saga...rs.... Eu escrevi direto do front e abaixo vocês podem ver as foto no momento exato em que eu escrevi um post direto no blog(a foto abaixo e a primeira, lá em cima).


(sou eu aqui no cantinho (esq)

Deixei o marido com as crianças... Estava passando Os Incríveis numa das (várias)telas de LCD...

...e entrei numa das arenas para ver e entender o que estava rolando. Não lembro direito o assunto nesta arena porque eu literalmente boiei e porque estava um pouco com a cabeça lá fora nas crianças e não sem motivo...rs...o mais velho caiu sobre uma caixa de acrílico e protagonizou o primeiro preju do evento...rs... Ele ficou inteiro, graças à Deus, mas não podemos dizer o mesmo da caixa (desculpem o preju).
olha eu discostas (dir)

Dentro da arena vi, ou achei ter reconhecido o Gabriel Tonobohn da Riot, mas, inibida que estava, não me aproximei. Quando termina o debate, vou lá fora e meu RP (rs) já tinha feito amizade de infância com a Dóris (muito gente boa, por sinal) e quem trabalha com a Dóris? Tonobohn ! Taí o registro Dóris, Fabio, eu, Gabriel e os futuros do presente (o exibido olhando pra foto e o inibido de costas).





















Depois fomos almoçar e após o almoço combinamos que ele ia dar uma volta com os pequenos enquanto eu ficava no blogcamp porque, de fato, não dava para me concentrar com eles por lá.
E sozinha, aconteceu o inesperado...inibição total. Mas fui andando pelo espaço e entrei na conversa de alguns grupos (a maioria se conhecia e muita gente da blogosfera de fora do RJ veio cobrir o evento). Acabei sentando para terminar de escrever o post.
E na panorâmica, lá estou eu de novo, agora sentada no blog..rs...



Na parte da tarde, fui para a arena dos pufs e olha eu discostas de novo (dir).

Tava dividindo o puf com outra pessoa e como não deu para ficar numa posição boa (foi só eu sair e o companheiro de puff fez o que eu queria fazer..rs... deitar), fui prás cadeiras laterais.
Tava sério o assunto como podem ver.


Bem...eu me manifestei 3 vezes (1 na parte da manhã e 2 na parte da tarde), pouco para quem fala como eu mas acho que para um primeiro evento, foi ótimo. Quanto ao evento não tenho, senão, elogios. Ao chegar, fomos recebidos por uma bela mesa de café da manhã e esta ficou montada durante todo o evento com pães, bolos, salgados, biscoitos e bebidas, à vontade. Eram tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que não participei da metade. Tudo de graça.
Foram montadas oficinas nas salas de aula, os debates das arenas eram sensacionais. As pessoas são sérias sem serem chatas.
Muita gente interssante, inteligente e a diversidade foi uma constante.

Tem gente à beça levando esse negócio de blogar a sério e até ganhando dinheiro com isso. E foram muitos os debates sobre esse assunto. Inclusive, gostaria de frisar que entre as pessoas que falaram ou comandaram as discussões, a colocação unânime foi de que o importante era fazer o que se gosta, que como sempre, dinheiro era consequência. Receitas de sucesso para quem quer de fato, entrar neste mundo de forma empreendedora.

O blogcamprj, foi considerado, pelos que participaram das edições em outras cidades, o melhor realizado ate o momento e eu fiquei muito orgulhosa dos nossos blogueiros cariocas. ________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

3 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

É o profissionalismo Ana, é a garra e a vontade de fazer bem.
Todo mundo tem esta noção de que carioca só gosta de praia, cerveja e futebol, ledo engano.
Este evento só mostra como o Rio sabe receber bem e não só para turismo, que profissionais capazes estão aí e que o Blogcamp também vem mostrar que ter um blog não é só um passatempo.
Com a sua descrição eu me senti lá.
Beijocas

Ana Cláudia disse...

Obrigada, querida amiga.
Suas palavras foram um elogio delicioso, afinal, transportar alguém para outro lugar, é um milagre difícil de realizar...
Adorei!
Beijos!

Osc@r Luiz disse...

Oi Ana,

Experiência bacana, hein?
Adoraria ter participado.
Só pra avisar que estou unificando os links do By Osc@r Luiz num único blogroll, por ocasião da passagem dos seus dois anos, e vim ver se "O Futuro do Presente" estava ativo.
Fiquei feliz em ver que está, já que alguns bons blogs que eu admirava não estão mais.
Já estou levando ele comigo.
Beijão!