quarta-feira, 14 de maio de 2008

Detran-RJ: Faça você mesmo!

Minha carteira de habilitação venceu. Entrei no site do Detran-RJ e peguei todas as informações sobre os procedimentos e documentação necessária. Informações fáceis, acessíveis e claras, como o esclarecimento de que mesmo com transferência de prontuário de um estado pro outro (eu precisava transferir minha carteira de SP para o RJ), eu só precisava pagar o DUDA referente ao serviço que eu iria usar: renovação de habilitação.

Como moro um pouco distante do posto do Detran, minha primeira tentativa foi procurar uma auto-escola. E mediante uma “taxa” de 50 reais mais 70 reais do DUDA mais 46 reais do exame médico, eu conseguiria. Topei ,visto que meus procedimentos incluíam a transferência de minha habilitação de SP para o RJ e como eu tinha perdido a data, precisava de uma certa urgência já que prazo de 30 dias para eu andar com a carteira vencida já estava em andamento.

Embora a auto-escola tenha garantido que eu teria minha carteira renovada em mãos antes do vencimento do prazo, depois de uma semana nenhum contato foi feito comigo. Liguei para lá e a atendente pediu para eu aguardar até o final do dia. Nada. No dia seguinte, não pestanejei: passei lá e peguei toda a minha documentação e procurei outra auto escola. Para minha total surpresa a taxa de 50 reais, caiu para 20. Mas me chamou atenção o fato do dono dessa auto-escola dizer que só iria cobrar para não dizer que não cobrou nada porque o procedimento era muito simples. E que para começar eu mesma deveria reunir minha documentação e ir ao posto do Detran com o DUDA de renovação pago para solicitar a transferência de prontuário (SP para RJ). Ele não faria isso. Ok. Fui.

Lá, o atendimento foi rápido e eficiente. Era só aguardar 15 dias(demorado mas tudo bem) e ligar para o telefone do Detran para confirmar a efetivação da transferência e agendar a renovação. E para total surpresa,quando liguei o sistema já estava com a transferência feita. Agora, era com a auto-escola. Mas a atendente me perguntou se eu desejava agendar a renovação naquele mesmo telefonema. Eu pensei: já que estou aqui e tenho urgência, vou adiantar e agendar logo. Mas me deu um estalo e comecei a perguntar para a atendente sobre como seriam os procedimentos caso fosse feito pela auto-escola e aí veio a surpresa: eles somente agendariam porque todo o resto deveria ser feito por mim, pessoalmente. Eu teria que ir ao posto novamente levar a documentação de transferência, depois, eu teria que ir fazer o exame médico. Feito o exame, eu faria a Prova de Avaliação (necessária para que tirou carteira antes de 1998) e depois voltar ao posto para pegar nova habilitação. Ou seja: tudo eu, exceto os agendamentos de todos os procedimentos que foram feitos sem complicação ou demora pelo telefone.

Nem voltei à auto-escola. Fiz sem demora, sem fila, com hora marcada (sem atrasos) e prazos cumpridos. A Prova de Avaliação foi feita no posto, de forma eletrônica e somente deveria marca-la quando me sentisse preparada: eles fornecessem material para estudar e ainda há exames simulados online no site do Detran. E eu estudei mesmo, fiz os três simulados impressos no material que recebi e 2 simulados no site. Precisava acertar 21 das 30 questões. Acertei as 30 (sob olhares surpresos da funcionária do Detran – acho que ela não levou muita fé em mim...risos) e achei sensacional a obrigatoriedade da prova porque revi muitos conceitos teóricos esquecidos com ao tempo e a segurança que a prática nos dá. Uma oportunidade de melhorar e se reciclar. Diante do trânsito caótico e violento que temos, o teste de avaliação é fundamental para ajudar na melhoria da qualidade do mesmo.

Eu só faço a ressalva de que as idas poderiam ser reduzidas: foram 5 idas, poderiam ser 3: uma para documentação, outra para o exame médico (que é em outro lugar) e outra para o teste e emissão da carteira na mesma hora. Mas, tenho fé na melhoria e já estou muito satisfeita com o que vi no atendimento real e no virtual.

Em 1998, eu comprei um carro zero e fiz toda a legalização sozinha, sem despachante e em 1 hora eu estava com a documentação legalizada e carro emplacado. Serviço que é cobrado caro e empurrado para os consumidores como obrigatório e complicado. Não é. Temos o direito de contratar ou não e a obrigatoriedade na compra de veículos é considerado como VENDA CASADA , o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. Venda de carro é uma coisa, serviço de despachante é outra. Faz quem quer e não pode ser vinculado à compra do veículo.
Portanto amigos, eu sou toda elogios ao Detran-RJ. E recomendo: faça você mesmo.


Olha que bacana o resumo do resultado da prova que a gente recebe após a finalização.

Primeiro mundo.

________________________________________________________________________________

Ana Cláudia Bessa

4 comentários:

Geovana disse...

Bom saber disso. Estamos precisamos de boas notícias sobre o Rio e o Brasil.

Ana Cláudia disse...

A gente não pode só malhar, tem que elogiar o que é bom também, né?

Anônimo disse...

Ana, eu também renovei a carteira no ano passado e fiz tudo sozinha, sem stress. Agendei pelo site, fui até o posto no dia marcado, fui atendida rapidamente, tirei foto, sortearam a clínica pra eu fazer o exame médico, já liguei pra lá e tinha vaga, segui direto pra clínica, fiz o exame e peguei a carteira nova em uma semana, é um processo bem amarrado.

Donjotta disse...

Pois é. Moro em Taquaritinga-SP e minha esposa está quase um mês precisando renovar a CNH(Nacional???)e estão em greve.
Bem, quem tem urgência que vá para a porta da Ciretran por volta das 4da madrugada que só abre as 8,30 e ser atendida por uma mal humorada para pegar um "cota" para o exame de vistas(só dão duas por dia)para depois dar andamento na Auto escola.Ainda assim tenho dúvidas quanto a liberação da CNH( aqui chamam de "carlta") pois ela precisa ser assinada pelo delegado que tambem está em greve.Pode? Sou do RJ e nunca em minha vida fiquei dependendo da boa vontade e humor de delegado, aliás lugar de delegado e na delegacia.E ainda falam mal do RJ. Ano que vem eu volto. Me aguarde Riiiiiiiio!