terça-feira, 6 de maio de 2008

Hoje não dá para cumprir a lei...


Essa foi a informação que recebi da gerente de um banco do Estado quando entrei na agência e diante das filas quilométricas, percebi que ninguém ali seria atendido no prazo de 15 minutos conforme determina a lei no estado do RJ : Ninguém pode demorar mais de 15 minutos numa fila de banco.

Mas lá, mesmo diante do meu protesto, ouvi da gerente que era dia de pagamento, chovia muito (tinha gente na fila na chuva, do lado de fora) e que eu deveria entender que não tinha funcionário suficiente para tanta gente e que seria impossível cumprir a lei naquele dia.

Pior que o que eu tinha prá fazer só podia ser neste banco e só tinha essa agência no meu bairro.

Acontece que a gerente foi muito arrogante, mas muito mesmo. Engoli seco e sai dali pensando no que eu poderia fazer. Neste momento, passar na minha frente, um carro da Polícia. Não pensei duas vezes e fiz um BO.

Só que olha como são as coisas no Rio: no meu bairro não tinha delegacia e eu teria que ir ao batalhão retirar o BO. Nunca fui porque simplesmente eu nunca lembrava de passar no tal batalhão que era afastado e num lugar que eu raramente passava. Aliás, só vim a saber onde era depois, porque nunca nem tinha visto o mesmo, mesmo passando perto.

Com isso, o episódio só não passou de um susto para a tal gerente arrogante. Às vezes me pergunto e eu não deveria ir lá pegar o tal documento (BO) e mandar um e-mail para a Ouvidoria do Banco mas vou confessar, amigos: brigar o tempo todo , cansa. E a gente perde um tempo precioso reclamando. Tem hora que a gente desanima e deixa prá lá.
Mas o certo não é isso, porque a acomodação não melhora o mundo em nada. Então, se você está no banco e precisa enfrentar a fila, faça valer seus direitos. Pegue a senha de atendimento com a data e hora que você entrou na fila. Caso não saia autenticado na senha, peça para um caixa fazer (ele não poderá se negar). Neste caso, duas coisas podem acontecer:
1.o banco vai providenciar atendimento rápido aumentando onúmero de caixas porque tem gente com senha autenticada esperando e você sai do banco em até 15 minutos (beleza!);
2.você leva mais de 15 minutos, pede para o caixa autenticar a hora que você foi atendido no mesmo papel da senha e fica com ele prá você. De posse deste comprovante, você se encaminha ao Procon mais próximo e solicita indenização pelo tempo perdido e pelo descumprimento da lei.
Só assim seremos respeitados como cidadãos. Cumprindo nossos deveres para fazer valer nossos direitos.
_____________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

2 comentários:

Rosinha Lima disse...

É por essas e outras que eu só uso caixas automáticos para saque, Internet Banking para tudo e, se preciso enfrentar fila no atendimento (coisa muuuuito rara hoje em dia) eu me programo com antecedencia: seja avisando ao chefe o que preciso fazer (e que vou me atrasar), adiantando o trabalho pendente ou levando um livro/apostila para ler/estudar enquanto aguardo a minha vez. Assim não fico com sensação de tempo perdido.

Mas você está certa em reclamar, com certeza! Leis existem para serem cumpridas e ponto final.

Ana Cláudia disse...

Eu também uso outros recursos mas tem hora que a gente simplesmente não consegue fugir da famigerada fila...