segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Bolo de Casca de Banana

Essa receita eu consegui num evento na escola sobre ecologia e sustentabilidade. Lá, sempre que tem um evento, tem uma guloseima com receita.


O bolo é delicioso e vai de encontro a minha curiosidade pelo aproveitamento total dos alimentos. E pesquisando rapidamente no São Google, achei este site do SESC com UM MONTE de receitas de reaproveitamento de alimentos. Ou seja, já temos dever de casa! Quem for testando, mande as receitas que vou postando aqui. Inclusive eu também farei.

Claro, e deve-se ter isso em mente que é muito difícil aproveitar tudo. Por exemplo, o doce feito de casca de laranja, só se eu começar a vender, porque é tanta casca que a gente não dá conta de comer tanto doce. No caso da banana, a mesma coisa: se eu fosse aproveitar todas as cascas para fazer bolo, ia ter que abrir uma vendinha na minha porta...risos...

Se bem que, a nossa amiga Pat Feldman, que tem um site maravilhoso chamado Crianças na Cozinha, além de dar dicas e nos presentear com textos e receitas maravilhosos, faz e vende as alguns de seus preparados (mágicos) pelo seu site (como caldos caseiros NATURAIS de carne, frango caipira, peixe e legumes, e muito mais coisas deliciosas) ...

Quem sabe não aproveito a idéia para vender meus doces de casca de laranja...?hummmmm...

Aliás, eu não tenho ido à SP mas quando o marido for, vou mandar uma lista de encomendas pra Pat...risos
Mas, voltando ao meu singelo o bolo de casca de banana, experimentem e nunca mais usem banana em seus bolos. Fica idêntico, saboroso e permite que usemos a fruta em saladas, vitaminas, doces, e pura, que é uma delícia.

Outra opção é usar para fazer doce de casca de banana: basta cozinhar as cascas em pouca água para amolecer e triturar no liquidificador. Levar ao fogo as cascas trituradas com açúcar (em geral o dobro da quantidade de açúcar em relação a quantidade da fruta - no caso, casca). Fica idêntico, também.

Vamos ao bolo?

Bom apetite!
________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

5 comentários:

Ana disse...

Ana,

Adorei a receita, vou testar logo logo com meu baby, que adora bolo de qualquer jeito! E eu adoro receitas assim, que aproveitam tudo de bom dos alimentos!

E vou aproveitar e deixar minha contribuição!


TORTA SALDGADA DE CASCA DE MANGA

1 xícara de casca de manga (bem lavada)
1 xícara de farinha de trigo (se usar a integral, melhor)
3 colheres de queijo ralado
1 copo de leite
1 cenoura ralada
05 colheres de óleo de coco (pode ser substituída por manteiga ou óleo de canola)
1 colher rasa de manteiga
1 colher de fermento em pó
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho bem picado
3 ovos (claras em neve e gemas separadas)
1 xícara de talos de couve e salsa, picados bem fininhos (pode-se usar talos de qualquer coisa: brócolis, couve flor etc)

Para o recheio: refogue a cebola, o alho, os talos e a cenoura na manteiga.
Para a massa: bata as gemas, a casca de manga, o óleo de coco, o queijo ralado, o leite e sal a gosto no liquidificador. Despeje essa massa numa vasilha e misture o trigo, o fermento e por último as claras em neve, bem devagar. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e coloque o recheio por cima, apertando um pouco com uma colher. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.


Essa receita fica uma delícia, as cascas da manga são riquíssimas em fibras, e os talos tb; fiz essa receita como lanchinho da tarde p/ o baby, acompanhada de suco de manga!

Tricia disse...

eu AMO esse blog!!
Esse post foi uma mao na roda pra mim... obrigada!

Silvia disse...

Ai, eu ando é querendo dicas sem açúcar. Esses doces usam e abusam do açúcar, né? Ficam uma delícia, mas e a nossa tendência pra engordar?

Ó, tem uma receita de suco com casca de abacaxi aqui:

http://cantinhodabagunca.com/blog/2008/08/29/suco-de-casca-de-abacaxi/

Ana Cláudia Bessa disse...

Ana, adorei a dica de torta salgada com casca de manga! Uau!
Vou fazer depis eu conto!

Trícia, obrigada! Também adoooro seu blog, vc sabe!

Silvia, experimenta diminuir o açúcar. Vou diminuir de meia em meia xícara para ver como fica. E olha a receita salgada da Ana, para quem quer fugir do açúcar...
E o suco de abacaxi eu já faço mas sem cozinhar as cascas, fica muito bom. Quando quero tomar chá é que cozinho as mesmas. Fica diliça!

Jacque disse...

Gente,
Tinha uns dias que não vinha ao teu blog, sem tempo e cabeça quente com filho doente e quase ao mesmo tempo falamos da mesma coisa... rsrs
Mto legal essa receita, vou fazer lá em casa!
Bjos,
Jack