terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mesa Brasil


Lembram que ontem eu falei do site do SESC com receitas de reaproveitamento de alimentos?

Pois é...

Fui fuçar o site e descobri um projeto sensacional.


"O MESA BRASIL SESC é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. O programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no país.


O programa é também uma ação conjunta que integra o SESC, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos, com um papel pró-ativo: "demonstra que é possível minimizar os efeitos da fome e da desnutrição através de programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata".
Porém, o programa não é uma campanha eventual e assistencialista. Tem caráter permanente, baseado na parceria e as responsabilidades são assumidas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se suas especificidades. As instituições sociais fazem parte de um esforço conjunto para melhoria da qualidade de vida e da cidadania através da responsabilidade social compartilhada.


O MESA BRASIL SESC, como ação emergencial, baseia-se no princípio, já aceito internacionalmente, de que a alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão. Um direito social básico, mas que, lamentavelmente, não é garantido a todas as pessoas e por isso são necessárias ações que possam melhorar esta situação duplamente perversa: a fome e o desperdício de alimentos.


O MESA BRASIL SESC possui dois modelos operacionais, que são: Banco de Alimentos e Colheita Urbana

.......................................................................................................
MODELO DE ATUAÇÃO


A rede MESA BRASIL SESC, como uma iniciativa de ação social permanente na área de segurança alimentar e nutricional sustentável, integra empresas, entidades sociais e voluntários, através de dois modelos de atuação:


- O BANCO DE ALIMENTOS é um centro de recolhimento e distribuição de alimentos, geralmente sem valor comercial. Busca onde sobra, armazena e os disponibiliza para as entidades sociais.


- A COLHEITA URBANA encarrega-se de coletar, todos os dias e de forma segura, alimentos frescos, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos industrializados entre outros, e de encaminhá-los para entidades sócias. A colheita urbana não possui estoque, pois a distribuição é imediata. Busca onde sobra e entrega diretamente onde falta."


Gente, eu achei sensacional!

Pessoas como eu da área de alimentos sabe o quanto se desperdiça de comida boa para consumo.

Nunca imaginei que huvesse um programa como esse. Portanto, vai aqui meu pedido:

você que trabalha fora, ajude a divulgar em sua empresa.


Esse programa merece!




2 comentários:

Ana disse...

Realmente, um programa que merece reconhecimento - e que merece ser divulgado!

Alexsandra Moreira disse...

Muito bacana mesmo o programa.

Passa no meu blog, porque eu te premiei.
Beijos
Alexsandra