sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ecologia: Limpe a casa com vinagre

Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos


Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo? Mas saiba que isso pode ser diferente. Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco. Ele pode ser aplicado na faxina da casa.

Reunimos algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas. Além de ficar livre de produtos tóxicos, você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade. E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.

PAREDES: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.
ARMÁRIOS: para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

BANHEIRO: remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

LAVANDERIA: coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

COZINHA: esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:

. para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.

. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
. para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Autor: Gustavo Curcio
Data publicação: 15:15:00 28/04/2008

Mais:



________________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

4 comentários:

Anônimo disse...

Ana, eu tô descobrindo o poder do bicarbonato nesses últimos tempos. Sabe que deixar roupas encardidas de molho num balde com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, sabão em pó (tô pesquisando as opções ecológicas, mas ainda não cheguei a uma conclusão) e água morna traz ótimos resultados?

A água morna, aqui em casa, vem basicamente do aquecedor solar, que só não funciona bem depois de uns 3 dias sem sol forte (aí precisa entrar a eletricidade para aquecer o boiler). Pra não gastar água à toa, eu procuro usar assim: lavo a louça com água quente, e ela vai esquentando durante o processo. Depois de lavar a louça, encho o balde com água quente e faço a mistura. Ou depois que alguém toma banho, vou lá e encho o balde com a água ainda quente do chuveiro. Nada de deixar a água correndo até esquentar.

Ana Cláudia disse...

É isso aí, Silvia!

Eu ainda não tenho aquecimento solar mas já fiz toda a preparação do encanamento para receber o mesmo. Não dá para fazer tudo de uma vez e minha meta desse ano é começar a coletar água da chuva, té porque isso também ajuda a minimizar os transtornos da água que cai do telhado.

Eu tenho conseguido desligar meu chuveiro enquanto lavo os cabelos ou me ensabôo (é assim que se escreve? risos). Difícil é fazer o resto do meu povo incorporar este hábito.

Inclusive, peço ajuda aos amigos para saber como incluir um código aqui no blog com versão do post para impressão. Esse do vinagre, seria ótimo ter uma versão para impressão e colar na porta da geladeira até a gente incorporar no dia-a-dia.

E Silvia, se você tiver algum texto do uso do bicarbonato, manda que a gente posta aqui.
Bjs!

Tricia disse...

eu tava procurando dicas de limpeza ecologica, e vim bater aqui!! Hehehe Quem diria que estava tão perto de mim, né? AMEI esse post do vinagre. Com certeza vou imprimir e colar na geladeira!

Vou te mandar por email um texto que tenho sobre como fazer produtos de limpeza em casa... beijos

Ana Cláudia disse...

Oba!!