domingo, 4 de maio de 2008

Política X Estagiários

Todo o MUNDO sabe que este é o ano que os Estados Unidos irão escolher o substituto do Bush. Se você não nasceu aqui fica difícil entender como funciona essa eleição. Nem reza forte faz com que eu entenda, mas vida que segue...

Toda vez que converso com um americano, ele sempre demonstra sua insatisfação com o presidente atual. Aliás desde que eu cheguei aqui essa insatisfação é gritante. Acham que ele gasta muito dinheiro público e no lugar errado, no caso a guerra do Iraque.

Como todo MUNDO sabe, estamos passando por uma crise e o negócio está preto por aqui. O povo que gastava sem parar, parou! A comida, que é o melhor termômetro de preços, está aumentando. A quatro anos atrás você comprava um galão de leite de vaca por menos de um dolar, hoje voce não compra por menos de 2,50.

As lojas estão fazendo grandes queimas de estoque, pois como não estão conseguindo vender no tempo normal, estão queimando tudo antes da data e com até 80% de desconto. Hoje mesmo a Macy's que é uma das maiores lojas deste país, fez uma liquidação em que um jogo de cama, tamanho king, com 8 peças e nele incluso um edredon, passou de 269 para 49.

Mas o que quero dizer de tudo isso é como mesmo em campanha as cidades ficam limpas. Não existe aquela poluição visual a que estamos acostumados no Brasil. Eu me lembro muito bem que tinha um amigo vereador e que em qualquer visita que ele fazia (mesmo não sendo período de eleição) aparecia com uma caminhão de santinhos, carteirinhas para colocar o título de eleitor, lixas de unha, cartazes, uma sujeirada. Eu cheguei a reclamar com ele várias vezes e sempre ouvia a mesma coisa, se eu não fizer vem outro e faz no meu lugar e e aparece mais do que eu.

Aqui não, a propaganda é bem sutil, ela está mais restrita a correspondências que eles enviam para aqueles que votam, a televisão e a visitas que os partidários fazem. Sem carro de som pelas ruas, no último volume, incomodando até os mortos, já que os cemitérios por aqui não tem muro.

Como todo MUNDO sabe a Hilary está bem cotada, hoje (19/03) eu lí pesquisas onde mostra que ela e o Obama estão tecnicamente empatados.

Nunca esse país viveu uma situação dessas: Uma mulher concorrendo a presidência do país e um negro também, eu acho fantástico isso.
Mas como boa brasileira não poderia deixar de fazer uma piadinha com esta situação. Imagine se a Hilary ganha, seu primeiro ato seria o seguinte:

A partir de hoje todos os estagiários da casa branca

Serão homens;
Serão jovens;
Serão sarados:
e serão chamados de Cebolinha.

Tudo limpinho sim, mas sem perder o humor. Êta povinho sem humor.

_______________________________________________________________________
Cristiane A. Fetter

2 comentários:

Ana Cláudia disse...

Cris, não lembro se a lei vale para todo o teritório nacional mas aqui no Rio, nas últimas eleições tudo estava bem limpo, muito mais do que a gente via no passado. pela lei os candidatos não podem sujar as ruas com santinhos, colar cartazes ou fazer pinturas em muros.
Melhorou muito.

Ana Cláudia disse...

Outra coisa: também não entendo bulhufas do sistema de eleição americano. Prova de que nem tudo que é tupiniquim é ruim!