domingo, 20 de maio de 2007

O futuro da Ana Cláudia

20/05/2007

O Futuro do Presente, blog inspirador da Ana Cláudia Bessa, nasceu da sensação de revolta que essa química de alimentos sentiu diante da morte bárbara do menino João Hélio, no Rio de Janeiro. O blog é um ponto de encontro de pessoas comuns motivadas e empenhadas em propor soluções para os problemas da nossa sociedade. Boa parte disso passa por questões ambientais.

Segundo Ana Cláudia, sua fonte de inspiração são os filhos. “Nós, pais e mães, temos essa responsabilidade e esse compromisso”, diz. “Quando colocamos uma criança no mundo,temos de dar o melhor futuro que pudermos aos nossos filhos. Do direito de andar nas ruas com segurança, ao direito de usufruir das matas, das praias e ter ar puro para respirar e água limpa para beber.”

Época: Por que você decidiu criar o Futuro do Presente?
Ana Cláudia: Na época da morte hedionda do menino João Hélio, fiquei muito chocada porque já tinha esse medo: ser abordada por bandidos com 2 crianças menores de 3 anos no banco de trás presas a cintos de segurança. Eu participava de uma lista de discussão de mães na internet e depois de ler o texto do Paulo Coelho (cujo trecho citamos logo na apresentação do blog) não conseguia mais parar de pensar em como somos coniventes com todas as coisas que interferem no nosso futuro e como seria o futuro que hoje estamos deixando para nossos filhos. Tentei mobilizar essas mães mas não foi de interesse da maioria do grupo falar desses assuntos (o que me deixou bastante triste e frustrada) e fui “convidada” a sair do grupo e fazer algo por conta própria em outro lugar. Então saí. Eu já vinha pensando em fazer o blog.

Época: Mas seu blog vai além das questões de violência urbana.
Ana Cláudia: Não queria fazer algo somente sobre violência porque vejo a construção de um futuro melhor para nossos filhos como algo muito mais abrangente, como a questão do lixo, do consumo, da política, da educação...Uma amiga (hoje colaboradora) me ajudou com algumas dicas (porque eu não entendia quase nada de blog) e fui montando o mesmo me juntando a outros amigos que têm as mesmas preocupações que eu e assim O Futuro do Presente nasceu .

Época: O que você mais gostou de ter publicado no seu blog?
Ana Cláudia: Essa pergunta é muito difícil de responder. Gosto de tudo. Tenho achado meus amigos colaboradores sensacionais nos temas que abordam e espero que o blog colha bons frutos como, por exemplo, no caso do texto que fala do tratamento dado às sacolas plásticas nos Estados Unidos. Temos escrito para várias redes de supermercados e já recebemos resposta de duas redes prometendo avaliar nossa sugestão. Mas simbolicamente, vou citar a primeira postagem que é um texto do Charles Chaplin que termina dizendo: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. O mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito curta para ser insignificante...”

Época: Como está a repercussão do seu blog?
Ana Cláudia: Eu tenho sentido uma resposta muito positiva e sempre recebemos sugestões e elogios. As visitações têm aumentado a cada dia mas ainda temos um longo caminho a trilhar e aprender. Ainda temos muito a melhorar. Procuramos sempre diversificar os temas e os enfoques. Atualmente temos, por exemplo, o texto Cortina de Fumaça que nos convida a pensar com seriedade e critério sobre assuntos diversos como política, reciclagem, aquecimento global. E o que dizemos não é uma verdade absoluta. São opiniões de cidadãos comuns, mães e pais, de áreas diversas. Nossa intenção é fazer as pessoas pensarem: o que eu estou fazendo? O que posso fazer? Como posso mudar? (Alexandre Mansur)

-->
Comentários (getComments(298906);4) > Link da nota