segunda-feira, 17 de março de 2008

CONHECENDO O RIO - ILHA GRANDE

"Há males que vem para bem". A frase é chavão e às vezes vem carregada de conotações cruéis, mas no caso da Ilha Grande ela se aplica. A existência de uma colônia penal (eufemismo para presídio) manteve por quase um século este verdadeiro paraíso tropical longe da especulação e da predação que "comeu solta", sobretudo, nas últimas décadas.

Por muita sorte a desativação do presídio e a "abertura" da Ilha ao turismo ocorreu num momento em que a consciência preservacionista já atinge um nível considerável em nossa sociedade. Mas vamos às atrações da Ilha Grande. Obviamente, sendo uma ilha tropical, não faltam as belas praias, o sol, os passeios de barco etc etc. Tudo isso tem lá, mas com a enorme vantagem de que fica "pertinho" do Rio.

Você pode chegar lá de barca a partir de Mangaratiba (2 horas do Centro) ou de Angra (três horas). Apesar de mais perto eu não aconselho o embarque em Mangaratiba para quem não é muito chegado a travessias marítimas. Há um trecho, próximo à ponta da Marambaia, onde as ondulações costumam ser grandes e causar enjôo. Indo por Angra a travessia é toda feita ao abrigo do mar alto e, portanto, bem mais tranquila em termos de condições de mar. Dura cerca de uma hora e meia, por um ou outro.

O destino das barcas é o povoado principal da Ilha, chamado Vila Abrão (a maioria chama de Abrahão, mas na realidade o local é uma enseada, cujo sinônimo em português da época do descobrimento é "abra"). Neste povoado você encontra a maior concentração de pousadas da Ilha, bem como é de lá também que partem quase todos os passeios de escunas e saveiros para todos os pontos da Ilha. Dali também se originam diversas trilhas, dos graus de dificuldade os mais variados, para praias desertas, rios, cachoeiras etc.

Na Ilha não circulam veículos a motor (exceção para uma viatura da UERJ que atende a um Centro de Estudos da Universidade situado na praia de Dois Rios, a 12 Km do Abrão). Em Dois Rios ficava o presídio, cujos restos que sobraram da implosão ainda estão lá como atração turística. Esta "estradinha" de 12 Km é um dos passeios que os mais dispostos podem fazer, e, leva, em média, duas horas de uma praia a outra.

O Abrão fica do lado "de dentro", ou seja, o lado voltado para o continente. Do outro lado da Ilha estão as praias de "mar aberto", sendo que a mais procurada (também acessível por trilha) é a de Lopes Mendes. Sem acesso por trilha a partir do Abrão fica a localidade de Aventureiro, remanescente de uma aldeia caiçara, com poucos moradores e uma praia "de babar" de tão linda. O acesso ao Aventureiro é feito de barco e o número de pessoas por vez é limitado e controlado.

Bem, se você é do tipo "eco-turista" vai ficar doidinho sem saber por onde começar (muito menos quando acabar!). Se é do tipo "sombra e água de coco na beira da praia" também, pois ficar "de bobeira" nas praias e na vila também é uma delícia.Tanto Mangaratiba quanto Angra têm estacionamentos seguros onde você pode deixar o carro.

Agora, não deixe de RESERVAR vaga, via internet, em alguma pousada antes de ir, pois você tem que COMPROVAR estadia para ter acesso à Ilha. Digite "Ilha Grande" no google e escolha. Todas as pousadas oferecem passeios de barco e dão dicas para outros passeios.

Ah, e antes que eu me esqueça, consulte a meteorologia, pois a Ilha com chuva é frustrante!
__________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

4 comentários:

Anônimo disse...

Gente, entrei no endereço acima e não entendi nada!
Alguém me ajude!!

Ana Cláudia disse...

Ivo, provavelmente essa pessoa chegou até nós porque lá em cima, na barra do blog tem um link escrito PRÓXIMO BLOG e se você clicar, ele leva você a algum outro blog aleatoriamente. Aí, ele fez isso e chgou aqui....rs...

Já estava pensando numa versão do blog em inglês, né? risos....
Quem sabe...hehehe

Ana Cláudia disse...

Falando no seu post, que vontade de conhecer a Ilha Grande.
Seus posts me inspiram a fazer todos esses passeios e ainda vou fazer!

Dani disse...

Já escolheu seu destino e ainda não tem hotel? Acesse o site www.rbhpraias.com.br e confira as promoções e indicações de hotéis e serviços e consulte sua passagem aérea.
Fácil, prático e seguro!