sexta-feira, 14 de março de 2008

RECADO DA MERCEDES

GEOBIOLOGIA – A arte do bem sentir

Conforme a tomada de consciência sobre os problemas ambientais vai se tornando mais presente no nosso cotidiano e inclusive no imaginário popular (vide o carnaval, que trouxe o tema em várias escolas de samba), vão sendo resgatados saberes ancestrais de como coexistir harmoniosamente com o meio em que vivemos.

Um desses saberes resgatados e que também vem agregado de diversas pesquisas científicas atuais, é a Geobiologia. É uma ciência que trata da relação entre a saúde das pessoas e o local onde habitam.
Embora seu parente distante, o Feng Shui, seja atualmente mais conhecido e difundido no Brasil, a Geobiologia está para ele assim como a Engenharia estaria para a Arquitetura.

Na Europa já é tratada como uma especialização nas universidades.
Seu alcance se estende desde a prospecção do local apropriado para a construção de uma moradia, estabelecimento comercial ou para outras finalidades, até a análise e possível correção de locais já em uso, para a melhoria do bem estar de seus ocupantes.
É sabido, por exemplo, que cabos de alta tensão e transformadores elétricos de grande porte próximos a residências, podem causar distúrbios e doenças sérias, existindo inclusive legislação a esse respeito na Europa.
Esta, entre outras, é uma das preocupações da Geobiologia a ser levada em conta no momento de escolher uma moradia.

Há também áreas de atuação diversificadas, como as ocorridas nas fronteiras do Paquistão e Afeganistão, onde a Sociedade Inglesa de Radiestesia (uma especialização da Geobiologia) trabalhou lado a lado com Geólogos. Houve 4.000 perfurações para localizar poços artesianos que pudessem ser utilizados pela população carente de água potável. Destes, 2.000 foram indicados pelos radiestesistas e 2.000 foram indicados pelos geólogos aparelhados com instrumentos modernos. O índice de acerto dos radiestesistas foi de 90% contra 35% dos geólogos.

Para saber muito mais sobre o assunto, e com uma leitura gostosa e de fácil assimilação, minha dica de hoje é justamente o livro que dá título a este artigo: GEOBIOLOGIA – A ARTE DO BEM SENTIR, de Allan Lopes Pires e Juan Saez, editora Triom.
Nele há muita informação e dicas importantes para manter uma relação harmoniosa com o seu meio ambiente imediato: a sua própria casa.
____________________________________________________________________________ Mercedes Lorenzo

3 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

Não tinha a mínima idéia de que isso existisse.

Depois as pessoas não entendem porque se sentem mal em alguns lugares, enquanto que em outros só bem estar.

Já coloquei na minha lista de compras da próxima leva de livros.

Beijocas

Ana Cláudia disse...

Mercedes,

eu gosto muito de feng shui, embora não seja radical e use algumaas das técnicas que aprendi de forma discreta.
E funciona mesmo.

Lí bastante a respeito quando eu viajava muito de avião a trabalho e sempre comprava livros nos aeroportos.

Adorei a dica e não sabia da existência da geobiologia.

Cristiane A. Fetter disse...

Pessoal, estou precisando da ajuda dos amigos, dá um pulinho lá em casa, no Tô Doia, que no post você vai entender.
Obrigada,
Beijocas