terça-feira, 9 de setembro de 2008

Como descartar: ÓLEO DE COZINHA - parte 4???

O texto abaixo foi recebido por e-mail e deve ter circulado por muitas pessoas. Eu vou postar aqui sem ter nenhuma certeza se realmente ele expressa a verdade. Mas vou fazer isso porque , chata que sou, costumo conferir telefones e 0800 de alguns e-mails que recebo. Faço isso, por exemplo, com aqueles e-mails de pedido de ajuda, como já contei aqui. Contei também que NUNCA estes telefones funcionavam e que por isso, eu deletava essas mensagens sem pena. Lembram?


Pois então, logo abaixo vocês verão um 0800 que não existe. Entrei no site do mercado e não há 0800 para atendimento (só encontrei 0800 de atedimento para o cartão de crédito e 0800115060 para vendas pela internet que somente funcionam de segunda a sexta - e era um sábado quando tentei). Tentei contato via chat e também durante a semana. Aí, parti prá agressão...risos...fui procurar o telefone da loja mais próxima da minha casa. Achei! Mas ninguém atendeu. Tentei a mais longe, ninguém atendeu. Tentei no meio do caminho, ninguém atendeu.

Portanto, não sei se há coleta de óleo neste mercado como registra o e-mail mas postei mesmo assim prá gente sempre ter certeza de que nunca se deve ter certeza das coisas que circulam pela internet. Pelo menos, antes de checar. Se alguém souber da veracidade, me grita...risos

"As lojas do Extra, que já reciclam outros tipos de resíduos, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!

Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Como fazer:Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Extra, indicado para esta finalidade.Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

Se o Extra mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa: 0800-773-2732, e peça para que seja providenciado.

Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto.

Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não no esgoto.

Não esqueça: o Coletor Marrom está disponível em todas as Lojas do Extra.

.Se você quer ajudar mais:Divulgue este post para todas as pessoas que assim como você se preocupam com nosso Planeta.

É assim que ajudamos a construir um mundo melhor."

(texto integralmente copiado de mensagem que circula na internet)
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa


Leia +

Como descartar óleo de cozinha - partes 1,2 e 3:

7 comentários:

Geovana disse...

Pra mim, o melhor mesmo é não usar óleo, ou seja, evitar frituras. Lá em casa uso o óleo só pra refogar uns temperos, por isso não preciso descartar e ainda ajudo a saúde da família.

Abraço.

thais disse...

no extra nunca vi, viu? no pão de açúcar tem.

beijo,

Lola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lola disse...

Oi, Ana Cláudia,
No Extra eu não sei, mas no Wall Mart eu havia escutado falar. No Wall Mart da Barra, no Rio, esta novidade chegou não tem nem um mês, fui lá conferir!
Beijão!

Anônimo disse...

Na verdade o telefone 0800 não é do Extra, é da 'casa do cliente Pão de Açúcar' q fornece o telefone da lj mais px da sua casa... é preciso corrigir esta informação no Blog, p/ q não pareça falsa.

Anônimo disse...

Aqui em sp, a rede pão de açúcar já recicla vidro, papel, plástico e metal há anos.... e de uns dois anos pra cá começou a reciclar óleo. Quase todos os pão de açúcar que tem estacionamento tem um área para descarte desse material.
Já no extra eu nunca vi.

Ana Cláudia disse...

Caro Anônimo, agradeço sua informação e aproveito para esclarecer que o 0800 citado no texto é o que circula pela internet não sendo uma informação do blog e sim mais um de nossos questionamentos.

Beijos.