segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dia Mundial Sem Carro


Eu ando tão zureta da cabeça que esqueci de anunciar com antencedência que o Dia Mundial Sem Carro estava chegando! É hoje! Como todos, por ser uma segunda feira, não vai ser fácil colaborar. Mas eu vou tentar. Vou ao dentista à pé (o que vai consumir bastante calorias e tempo). O filhote vai para escola de van, porque não consegui conciliar a ida da escola com o horário da dentista. De carro eu faria tudo mas pelo menos,eu não vou usar carro....
Ano passado, como caiu num final de semana, foi bem especial e divertido cumprir este dia. Não que tenha sido fácil, porque abrir mão do conforto do carro, não é fácil. Mas valeu muito à pena!
Temos também a questão da qualidade dos transportes coletivos e da segurança. Mas você pode tentar fazer a sua parte nesta campanha de outras formas, como oferecer carona para que mais pessoas estejam no seu carro ou você pode pegar carona com alguém. O importante é reduzir o número de carros na rua. O ideal seria ter Zero de Carros na Rua mas não podemos ser utópicos diante da triste realidade que nos cerca em todos os aspectos.
Desde 2001, 11 cidades brasileiras já aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).
Desde 2005, São Paulo, participa.
Não consegui dados sobe desde quando Rio de Janeiro participa mas as atividades começaram dia 18 de Setembro e se estendem até dia 28 com a inauguração de bicicletários nas estações do Metrô. Aliás, a bicicleta será o centro de todas estas atividades com passeios e competições.
Eu vou tentar fazer a minha parte, como sempre. E você?
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

6 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

Eu vou tentar ficar em casa, não tenho nada que fazer na rua que não possa esperar para outro dia, ou então aproveitar a vinda do marido do trabalho e pedir para ele passar em algum lugar.
Espero que dê certo.
Beijocas

Ana Paula disse...

Piracicaba participa???

Puxa vida, não vi nada no jornal, nem cartazes, nem outdoors, nada a respeito disso por aqui!!!!

Que chato, ficar sabendo disso pelo blog!


Bom, mas faço minha parte todos os dias...rs. Não tenho carro, venho p/ o trabalho todo dia a pé, volto a pé... o baby tb vai e volta a pé (a escolinha fica a um quarteirão de casa)...

Mas vou avisar todo mundo por aqui, quem sabe mais alguém adere a essa iniciativa?

Renata disse...

Ai, Ana, já andei de taxi hoje...rs
Mas a coisa anda meio braba por aqui e sem querer vamos fazer a nossa parte, porque vai ser o dia todo trancadas em casa mesmo.
Ah, obrigada por divulgar o debate e pela participação. Vou incluir sua participação no post que tinha programado pra hoje.
Beijo
Renata

Mi disse...

Ixi!!! Eu nem sabia... Mas só faço 1/4 do meu percurso diário de carro: deixo o carro na estação das barcas, pego um catamarã, depois um ônibus e os 10 minutos finais faço a pé... Parece piada, mas é sério! Sinto que faço minha parte!

Ana Cláudia disse...

Olha o que eu achei no UOL:

A idéia
Na semana em que é comemorado o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), uma equipe de jornalistas do UOL que costuma usar carro diariamente abrirá mão de seus veículos para observar e comparar as vantagens e desvantagens de viver no dia-a-dia usando transporte coletivo, bicicleta ou outros meios alternativos para se locomover. Diariamente, até sexta-feira, as impressões dos cinco jornalistas serão publicadas neste blog.

http://especialtransito.blog.uol.com.br/

Ana Cláudia disse...

Gente...
eu fui a dentista de "pé" ...rs
E não é que é mais perto do que eu imaginava?

Agora só vou à pé! Já fui 2 vezes depois do dia sem carro.

A vida é uma caixinha de chocolates como diria o Forrest Gump