segunda-feira, 21 de abril de 2008

Conhecer para respeitar !

Criança muda a vida da gente e isso eu sempre falo por aqui: mudou a minha.


Criança dá trabalho, muito trabalho mas devolve pra vida da gente o encanto, a alegria inocente, e até a infãncia porque se não fosse as crianças, não vejo motivo para eu andar de joelhos no chão imitando um cavalo, ou brincando de carrinho, dançando e cantando no meio da sala, brincando de pique-"econde" ou assistindo pela milionásima vez o mesmo filme. Só criança traz isso prá vida da gente !












E desde que eles foram crescendo e compreendendo melhor as coisas a gente procura levá-los para passear pelo Rio e conhecer as coisas vivenciando, na medida do possível, e dia 19 de Abril foi o Dia do Índio, onde fomos?
No Museu do Índio em Botafogo.



.



O Museu é lindo, numa casa datada de 1880 que já é linda por sí só, abriga um acervo enorme de objetos, ambientações indígenas autênticas, fotografias, imagens e ... índios de verdade que estavam lá sendo pintados e pitando os visitantes com desenhos típicos à base de urucum(fomos pintados pela índia Potira que veio do maranhão e faz parte da tribo Kraikiti - acho que é isso...).


Mesmo pequenininho, meu filhote curtiu (Mamãe, o índio tá conversando comigo!, dizia ele ouvindo o vídeo na foto ao lado) e aprendeu um pouco mais sobre a cultura deste povo que é a nossa origem. Para a escola, a gente mandou as fotos impressas em papel comum para serem colcadas no mural e ainda recebemos a dica na agenda para visitar uma autêntica comunidade indígena em Niterói. Imaginem ! UMA AUTÊNTICA COMUNIDADE INDÍGENA VIVENDO NO MEIO DA CIDADE! Tá bom...não é no meio, no meio...mas é mais perto que o Xingu...hehehe




Nós fomos , claaaaaaaro e foi sensacional ! E adivinha que a gente encontrou por lá? A índia Potira e seu marido Guajajara! Ela tem um casal de filhos, mora numa outra comunidade indígena que fica em Tomás Coelho (gente, estou impressionada com as comunidades indígenas dentro da cidade!), estuda enfermagem através de uma bolsa no colégio Santo Inácio, considerado um dos mehores colégios do Rio. Incrível, não?
Mas isso é papo prá outro dia porque é muita foto prá mostrar!!!!

O Museu do Índio fica na rua das Palmeiras, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - R$3,00/pessoa
Tels.: 2286-8899 / 2286-2097
Para mais informações a mapa, visite o site: http://www.museudoindio.org.br/


E olha a vista que a gente ainda recebe de brinde no final! O Cristo Redentor de frente prá nós.
Só em Botafogo isso é possível!
Aliás, ainda estamos na semana do ìndio, vai lá visitar!
_____________________________________________________________________________
Ana Cláudia Bessa

Nenhum comentário: