sexta-feira, 25 de julho de 2008

Desenhos de hoje e de ontem

Meus meninos estão vidrados atualmente em dois desenhos: Pica-Pau e Carros da Disney-Pixar.

Pica-Pau é da minha época (hehehehe-hehehehe-hehehehehehehehehehehe)...risos e Carros é atualíssimo da nova tecnologia dos desenhos computadorizados. E eu adoro Carros! Prá mim, é o melhor de todos os desenhos da atualidade. A história é encantadora, educativa, comovente, envolvente e cheia de bons exemplos para a criançada. Tudo de bom ver o Relâmpago McQueen tendo seus valores totalmente mudados depois que uma situação totalmente inusitada o leva para uma pequena cidade perdida na antiga Rota 66. E o final nos brinda com o carrinho abrindo mão do campeonato de sua vida para ajudar um colega, dizendo que aprendera com um amigo que o troféu é apenas uma taça vazia! E claro, a galera levanta (uhuuuuuuu!!!)
Pronto, contei o final! Risos

Mas adultos ou não assistam, o desenho é uma delícia de ver! Diversão garantida ou seu dinheiro de volta...risos
E temos muitos outros bons exemplos dos filmes-desenhos atuais como o Toy Story e a Era do Gelo onde os amigos não se abandonam e ainda se ajudam até as últimas conseqüências. Simplesmente maravilhosos! O único desenho que não os deixei assistir novamente foi Os Sem-Floresta. Não gostei, pois o filme todo é um dos personagens principais tentando enganar os outros, incentivando o roubo, a malandragem e é tanta armação que a boa moral da história do final fica pequena. Não vale o tempo do filme. Tem coisa melhor para se ver. Como por exemplo, as muitas boas opções de desenhos do Canal Discovery Kids (que infelizmente anda sucubindo às propagandas...o que não acontecia antigamente). Mas o saldo é muito positivo, na minha opinião.

Já o Pica-Pau...

Infelizmente, mesmo me identificando demais e ficando admirada de ver meus filhos curtindo os mesmos desenhos que eu curtia, os mesmos episódios e as mesmas piadas, devo confessar que fico chateada de vê-los curtindo um desenho tão recheado de maus exemplos. O Pica-Pau é totalmente incorreto em sua conduta: preguiçoso, aproveitador, violento, desrespeitador, debochado, cruel!

E por mais que eu possa afirmar que assistir Pica-Pau não me fez ficar assim tão politicamente incorreta, podemos pensar no quanto a minha geração foi influenciada, sim, pelo Pica-Pau, Tom e Jerry e mais meia-dúzia de desenhos que não tinham a menor preocupação em educar. Foram criados exclusivamente para divertir.

Eu tenho a sensação de que a minha geração foi a geração “estragada” pela educação terceirizada, pelos alimentos prontos, pelos descartáveis. Nossos pais, a geração “estragadora” pelo marketing de massa a que foram submetidos. Deixo meus filhos assistirem o Pica-Pau porque o eles não vivem num mundo perfeito e faço meus comentários de vez em quando de forma a mostrar que eles podem gostar de assistir mas que a grande maioria das coisas que ele faz, são feias. Não devemos fazer.

E me pergunto se os tantos políticos, profissionais em geral e empresários que existem no mundo, da mesma faixa etária que eu, não foram “piorados” por essa massiva carga de maus exemplos a que fomos submetidos na infância. Uma influência aparentemente inocente mas que posso garantir aos rever seus desenhos: vivos na minha a memória como se os tivesse assistido ontem!

Por fim, fico feliz de ver que a geração dos meus filhos terá melhores exemplos na memória. Hoje em dia, temos uma preocupação maior com a questão educativa e social daquilo que é desenvolvido para crianças e isso me faz ter esperança de que o futuro será bem melhor no que se refere à boa índole dos futuros políticos, policiais, médicos, professores, cientistas e empresários do nosso planeta.
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

7 comentários:

thais disse...

Ana,

Eu deixo meus filhos assistirem tudo quantas vezes eles quiserem.
Mas, na primeira vez, eu sento com eles e comento TUDO. A gente conversa, eu reclamo um monte e eles entendem.
Acho que a gente está aí pra, além de ser o filtro, ser quem explica o que é legal e o que é errado.

E sobre o post abaixo, você viu Superpop ontem? Eu não. Huhauhauaa, mas foi a Ana Cris, a Andréia Campos, a Márcia Koiffman.

beijo

ॐ Hanah ॐ disse...

100,000,000 de pessoas unirão a sua luz,

no que será o maior Protesto de Luz pelo Tibete
O maior PROTESTO DE LUZ NO MUNDO acontecerá a 7 de Agosto 2008, o dia anterior à abertura dos Jogos Olímpicos em Beijing, quando pelo menos 100 milhões de pessoas por todo o planeta acenderão uma vela e dirão SIM à Liberdade no Tibete!

No dia seguinte serão enviadas cartas a todos os presidentes de governo mundiais informando-os exactamente quantos seus concidadãos desejam um Tibete Livre. Pedindo a cada um deles que actue pela Liberdade do Tibete.

http://candle4tibet.org/

http://candle4tibet.ning.com/



http://candle4tibet.ning.com/profile/Hanah

Blesses
Hanah

Cristiane A. Fetter disse...

Ana, concordo com você com relação ao desenho do Pica-Pau, mas não deixamos de ser boas pessoas por causa disso. Eu também cresci vendo desenhos assim.
Será que só mostrar o lado lindo não está errado?
Fico com dúvidas.
Beijocas

Carol Juvenil disse...

Bem,eu tenho 16 anos,nem consigo pensar em criar outra criança!Mesmo assim,penso bastante em Educação infantil.Quero ser psicóloga e me especializar nesse ramo.

Penso bastante sobre a influência dos desenhos animados na mente das crianças.Me lembro de ficar confusa assistindo a Tom e Jerry,porque achava um absurdo o Tom querer comer o pequeno,mas também odiava quando o Tom estava quieto e o Jerry ia lá implicar com ele.Olhando por esse lado,os desenhos fazem muito mal à criança!

O Carros eu nunca vi,mas é porque faz tempo que não gosto de ver desenhos.Tudo por causa de Robôs e Deu a louca na chapeuzinho,que eu achei as piores coisas que já vi em animação.Mas gosto desses que incentivam as crianças a serem boas.Com criança,a imagem tem muito mais efeito que a palavra!

Já o Pica-pau,prefiro nem comentar muito...fez parte da minha infãncia,mas ele tem uma moral duvidosa.Acho que não é bom as crianças verem,e concordo com o que você diz,muita influência de quem é corrupto hoje pode ter começado aí.

Nem me apresentei!Bem,sou a Carol.

Beijos!

Ana Cláudia disse...

Thaís, eu filtro algumas coisas, confesso. TV Xuxa, não assiste, e até bem pouco tempo nenhum dos canais Nick, Cartoon, etc...
Mas é difícil segurar porque eles vão crescendo e se interesando por outros desenhos e eu vou liberando aos poucos e converso sempre porque o que mais me incomoda é a violência banalizada.

Nosso tempo era uma coisa, hoje é outra...

Bjs!

Ana Cláudia disse...

Eu entendo seu potno de vista, Cris mas a forma como os desenhos antigos nos afetaram me parece ser diferente da forma como eles afetam nossos pequenos.

Eu deixo, com moderação....risos

Ana Cláudia disse...

Carol, seja benvinda!!!!

Que bom ver uma pessoa tão nova e tão preocupada a respeito de um assunto tão fora da sua realidade atual!

Parabéns, continue assim e tenho certeza que você fará um belo trabalho com seus filhos quando eles vierem!

Será que eles verão os mesmos desenhos, sejam os antigos ou os novos...? Vamos aguardar prá ver, né?

Um grande beijo!