terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mais sacolas reutilizáveis !

Todos os dias recebo e-mails falando dos malefícios do uso de sacos plásticos.
Nós mesmos sempre tocamos neste assunto por aqui.
Vários países já estão começando a cobrar a até a proibir o uso de sacos plásticos.
O saco plástico é poluente desde sua produção pois precisa de petróleo. Só nós, brasileiros consumimos diariamente 44 milhões de sacos plásticos. Será que temos dimensão deste número, deste consumo, do que ele significa?
O fato de reusarmos as sacolinhas para lixo ou para qualquer outra finalidade não justifica o uso continuado das mesmas pois esse saco continua sendo deixado na natureza após seu uso. E qual a maneira de diminuirmos nosso consumo de sacolas plásticas? Usando sacolas reutilizáveis.

Pensando nisso, incluimos em nossa linha de produtos do Futuro do Presente as sacolas reutilizáveis feitas de tecido 50% PET. Agora estamos com mais uma sacola Reutilizável só que feita de Juta que é uma fibra vegetal cujo cultivo não usa agrotóxicos e é responsável pelo sustento de mais de 50 mil famílias ribeirinhas. Outro diferencial é que elas são bordadas artesanalmente. Temos alguns modelos prontos e são aceitas encomendas também.

Sabemos da dificuldade que enfrentamos ao tentar mudar velhos hábitos mas precisamos começar de alguma maneira e usar sacolas reutilizáveis é uma maneira simples e que contagia a todos á nossa volta, pode acreditar!
Tente, mude, incentive e depois nos conte como foi.
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros Colegas,

Participem do 1º CICLO DE FILMES E PALESTRAS DO CINE-CLUBE SOCIOAMBIENTAL CRISANTEMPO


26 de novembro, às 19h30

No evento desta quarta-feira, a proposta é compreender os impactos da exploração atual dos recursos energéticos e dialogar sobre as formas menos nocivas de produzir energia a partir de fontes renováveis, a fim de garantir um planeta sustentável para as gerações futuras.


26/11 Passado, presente e futuro das matrizes energéticas Filme: Energia na encruzilhada 56’

Convidados: Délcio Rodrigues e José Domingos Vasconcelos

Délcio Rodrigues é físico, ambientalista e diretor de campanhas do Greenpeace Brasil. Pesquisador associado do Instituto Vitae Civilis e do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, coordena o projeto Cidades Solares, que é uma iniciativa do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL), da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – em conjunto com o Vitae Civilis, ONG socioambiental que tem como objetivo sensibilizar a sociedade brasileira e os poderes públicos municipais, por meio de seminários, para a criação de leis de incentivo ao uso de aquecimento solar.

José Domingos Vasconcelos é professor de física, pós-graduado em Planejamento Energético na USP, consultor do MEC para as conferências ambientais destinadas ao público infanto-juvenil, pesquisador e autor de livros didáticos de ciências na Sangari do Brasil e diretor do Instituto Ágora.



Energia na encruzilhada
(Energy Crossroads: A burning need to change course)
País: EUA
Ano: 2007
Duração: 56 minutos
Direção e produção: Christophe Fauchere
Sinopse: O que transformou os Estados Unidos em uma potência mundial nos últimos cem anos pode ser a causa de sua ruína no século 21, se as orientações socioambientais planetárias não mudarem de condução. Esse é o tema do filme, inédito no Brasil, que discute a corrida global pelo crescimento energético e a mudança climática. Ambas representam os maiores desafios da humanidade. No filme, cientistas e pesquisadores propõem o uso da energia renovável, aliada a uma conservação ambiental de maior eficácia, de modo a conquistar a sustentabilidade terrestre para o futuro.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OHBM9OS0cOU

Link:http://www.amazon.com/Energy-Crossroads-burning-change-course/dp/B000SNWA2A/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=dvd&qid=1224178908&sr=1-1

Site Oficial: http://www.energyxroads.com/




O Cine-clube Socioambiental Crisantempo toma a iniciativa de apresentar e discutir filmes que tratam dos principais temas-desafios sociomabientais da atualidade.
O 1º Ciclo de Filmes e Palestras do Cine-Clube Socioambiental Crisantempo é gratuito, ocorre em todas as quartas-feiras, sempre das 19h30 às 22h, até 3 de dezembro.


abraço,

Danila
Produção Sala Crisantempo