sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O OBSCURANTISMO MEDIEVAL VOLTOU!


Isto é sério, muito sério.

O jornal "Folha de São Paulo" publicou uma série de reportagens assinadas pela jornalista Elvira Lobato, que investigou as atividades da "organização" conhecida por IURD, e de seu criador e dirigente maior, Edir Macedo. Segundo consta, a apuração rigorosa de Elvira revelou os "bastidores" da organização, sua movimentação financeira, patrimônio, ramos de atividade etc, que a qualificam como um verdadeiro "império", no sentido empresarial da palavra.

Nenhuma grande novidade. A não ser o fato de que, numa atitude verdadeiramente OBSCURANTISTA e, obviamente ORQUESTRADA, uma "enxurrada" de AÇÕES contra a jornalista começou a surgir, ajuizadas (pretensamente) por "fiéis" que se dizem prejudicados pelas revelações da jornalista.

Atentem para os seguintes e importantíssimos detalhes:

1 - As ações partem dos mais variados pontos (sempre cidades pequenas e de interior), de juizados de pequenas causas;

2 - Ajuizadas quase simultaneamente, implicam na "intimação", também simultânea, da jornalista, em vários locais NO MESMO DIA;

3 - Confrontadas as ações revelam que as argumentações dos "fiéis" são praticamente as mesmas (com coincidência de frases inteiras!) nas mais variadas localidades.

Gente, este tipo de INTIMIDAÇÃO é INÉDITO em nosso País.
Não é brincadeirinha não.

Eu não conheço a jornalista, não li as matérias, não aposto no escuro que a apuração dela foi perfeita. No entanto, se ela errou, se há contestação quanto ao que foi divulgado, o caminho da justiça deveria ter sido procurado pela ORGANIZAÇÃO ou por qualquer de seus MEMBROS citados. A utilização dos "fiéis", de maneira maquiavélica e pretensamente "inteligente" (não o é, tanto que ficou evidente a armação), não passa de uma manobra obscurantista mas com um potencial INTIMIDATÓRIO brutal. É crucial que todos nós acompanhemos de perto o desenrolar dessa história e, com nossa vigília, criemos algum tipo de proteção em torno da jornalista. Se ela tem o que responder na justiça que o faça diante dos membros da IURD. De cara limpa e olho-no-olho!
__________________________________________________________________________________ Ivo Fontan

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa atitude da IURD prova o quanto eles manipulam os fiéis. As pessoas fazem o que mandarem e acreditam que isto é fé. Realmente esse caso precisa ser divulgado.

Geovana.
(http://www.meninorude.blogspot.com)

Osc@r Luiz disse...

Oi Ana,

Obrigado pela visita altamente enriquecedora.
O que voce aqui coloca é uma constatação e não uma especulação.
É muito sério o que anda-se fazendo a pretexto da fé.
Sou espírita e acho que quem está fazendo não só essa verdadeira conspiração, mas usando a fé alheia como fonte de rendas, vai ter muito que explicar antes da próxima reencarnação e eu que não queria estar na pele deles.
Querida, acho até meio desnecessário dizer isso, mas mesmo assim vou fazê-lo: fique totalmente à vontade em levar consigo TUDO aquilo que achar interessante em qualquer um dos meus blogs (eu tenho quatro). Fica previamente autorizada, sem necessidade nem de me avisar ou dar algum crédito.
Pra mim, seria uma honra ter a oportunidade de contribuir com esta maravilha de blog de utilidade pública.
Seja sempre bem vinda aos meus mundos e muito obrigado pela sua gentileza!
Um beijo.

Iara Alencar disse...

oi
Voce apareceu em meu humilde espaço, obrigada pela visita e é assim que fazemos amizades na net.

Encontramos pessoas.

Nossa? nao consigo entender este tipo de intimidaçaõ contra um reporter.

Mas primeiro precisamos ver as materias..aí veremos se há algo por tras.

Ana Cláudia disse...

É Ivo, precisamos acompanhar de perto. Li no jornal que o MP, se não me engano, já derrubou a lei de imprensa que previa punições diferenciadas aos jornalistas dando margem a ações como estas.
Além disso, várias ações da IURD já foram suspensas pois algum(ns) juiz(es) entendeu(ram) que não se pode usar a Justiça para se intimidar uma pessoa sob o pretexto de apenas estar se defendendo.

Sobre a IURD, minha opinião é a mesma do ditado popular: Pequenas Igrejas, Grandes Negócios...

Ana Cláudia disse...

Oscar,
muito obrigada por suas palavras. com certeza sempre que precisar vou te pedir seus textos, um já está devidamente encomendado...rs..
Quando postar, te aviso e quanto aos créditos, impossível não colocar!

E mil beijos para, você Iara, adorei seu blog!

Beijos!!!!!

Rosinha Lima disse...

Oi,

Você pode postar o link para as matérias da Folha? Precisamos divulgar isso o mais amplamente possível...

Até mais.

Rosangela Lima

Adriana disse...

Nossa, esse caso é muito sério. Deve ser mesmo amplamente divulgado. Concordo com vc. Isso não é brincadeira. Onde vamos parar?...

Bjo!

Ana Cláudia disse...

Oi , Rosinha!

Eu não tenho os links, vamos ver se o Ivo, tem.
Mas acredito que dando uma busca com os dados da reportagem, não seja difícil encontrar as matérias correlatas.

bjs!

Anônimo disse...

Não tenho.