quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Brinquedos de "sucata"

Eu adoro inventar alguns brinquedos com coisas que normalmente vão para o lixo. Brinquedos de sucata são ótimos porque são baratos - aliás, são de graça-, não vão para o lixo tão imediatamente e ainda ajudam a estimular a criatividade e a imaginação. Imagino eu, que ao fazermos brinqeudos a partir de materiais inusitados, junto com nossos filhos, estamos mostrando a eles que nossa imaginação não tem limite e que podemos agir, botar mãos a obra e criar. E agora que o Natal está chegando, e os panetones também, eu não poderia deixar de mostrar a nova sensação entre os brinquedos dos meninos: Uma "fantasia" de robô.



A idéia não foi exatamente minha mas deles, afinal, ao ver aquela caixinha quadrada, a primeira coisa que fizeram, foi colocar na cabeça. Como a caixa vinha abaixo dos olhos, tive a idéia de fazer dois furos na caixa para que eles pudessem enxergar e não demorou para o mais velho chamar o pai para ver a sua fantasia de robô.

E taí, uma idéia a ser aperfeiçoada pois podemos customizar junto com eles as caixinhas, pintar de prata, fazer desenhos, colagens, enfim...
Eu ainda não animei a fazer isso porque eles estão tão empolgados que prefiro deixar ssa carta na manga para a próxima caixinha. E virão muitas porque somos vidrados em panetone. Compro até fora de época, enquanto estão nas pratelerias dos mercados. Coisas de quem trabalhou durante muitos anos com panificação e comia panetone antes de todo mundo...rs...

E as idéias são muitas: Já fizemos carrinhos com caixas de mudança e papelão de produtos que compramos. Fizemos até um avião...rs.... ônibus...


Das garrafas de suco, fazemos boliche, e as crianças amam! Outra coisa que fazemos e ainda não tirei foto é usar as garrafas como raquetes de tênis! Gente, é diversão garantida para as crianças e para os pais. Mas com garrafas ainda dá para fazer muito mais: ainda dá prá fazer bilboquê e aquele vai-e-vem e eu sempre que fizer alguma vou postar aqui e você também, se já fez ou se vier a fazer, mande as fotos com suas invenções para a gente ver!
E não deixe de participar do nosso concurso cultural falando das brincadeiras com seus filhos, no final vamos sortear vários prêmios!
________________________________________________________________________________ Ana Cláudia Bessa

3 comentários:

Nanda disse...

Como disse no twitter, eu amei seu blog! Em especial esse post! Essa máscara de panetone ficou o máximo: Robotone!

Minha filha é rainha de gostar mais da embalagem do que do presente. Assim como todos da idade dela... E eu não gosto de jogar fora, prefiro que primeiro ela enjoe! hehehe Aí mando pra reciclagem!

beijos e parabéns

Unknown disse...

Se a DAni não tivesse pavos de coisas no rosto dela eu faria a mascara para ela. MAs como eu não tenho essa fobia, vou fazer para mim e assim podemos inventar brincadeiras muito legais!!!!!!!!!!
O boliche de garrafas também é tudo de legal!!!!!
Adorei as sugestões Ana!!!!
Beijos

Carla Beatriz disse...

Meus filhos sempre trazem algum brinquedo de sucata feito na escola. O presente de Dia das Crianças da professora a cada aluno foi aquele vai e vem feito com as garrafas pet e minha filha adorou!

Já eu ... não tenho grandes habilidades manuais, então deixo por conta da escola e meus pais ... hehehe