quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Turismo Sustentável

Regras básicas para boa prática do turismo sustentável:

1. Procure os serviços turísticos que valorizem as populações locais, sua cultura, economia. E que tenham procedimentos de conduta para a sustentabilidade local.

2. Nas comunidades que estiver visitando, aprenda antes sobre sua história natural e cultural e respeite os costumes locais. Procure conversar com moradores, ouvir suas histórias e contos.

3. Evite viajar para áreas populares durante a alta temporada e feriados. A baixa temporada além de ter pouca gente é mais barato. Desta forma você estará produzindo menos impacto aos atrativos.

4. Sempre se familiarize com os regulamento e costumes das áreas turísticas que estiver visitando.

5. Procure consumir produtos e artesanatos do local que estiver visitando.

6. Dê preferência a empresas de serviço (hotéis, receptivos, operadoras, etc) que tiverem certificação ou que atuem sob a ótica do turismo sustentável.

7. Não remova pedaços de ruínas ou objetos históricos para levar como lembrança. Tire uma foto, compre um postal.

8. Economize água e energia nos locais que estiver visitando. É bom para o meio ambiente, é bom para todos.
9. Pesquise em revistas, livros ou pela Internet o local que for visitar antes de sua viagem. Isso lhe ajudará a conhecer os costumes e a história das diversas regiões do Brasil e melhorará o aspecto cultural de sua viagem.

10. Sempre que puder instrua com educação algum visitante que esteja com comportamento impróprio, produzindo impacto aos atrativos turísticos.

Nenhum comentário: