quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Xuxa e outros demônios

A Xuxa é um assunto que recorrentemente vem em minha cabeça para escrever.

Fazendo uma busca no Orkut, é possível encontrar de tudo: eu amo, eu odeio, é uma fraude, morra, pedófila, endemoniada, maravilhosa, sensacional, satânica , etc.

Devo confessar que eu gosto do último trabalho dela que é a série Xuxa só para baixinhos. E Não estou defendendo a Xuxa, de jeito algum. Nem sequer fui sua “baixinha” (que ninguém nos ouça mas eu já tinha passado da idade...rs). Mas sobre este trabalho especificamente, acho as músicas ótimas, o figurino dela adequado, a linguagem pertinente, a produção caprichada. Enfim, nada que lembre o finado Xou da Xuxa ou que contenha nenhuma insinuação pedófila.

Tentei começar um debate a respeito depois que alguém disse que não deixava o filho assistir esse LIXO.
Lixo, caramba, pensei, será que sou uma mãe tão displicente a ponto de deixar meus filhos verem “lixo”?

Em resumo, ela é lixo porque posou nua, fez um filme nada politicamente correto, porque usava roupas curtas em programa infantil, porque estimula o consumismo, porque estimula o criança a aprender errado (Xou da Xuxa, ao invés de Show) e tudo isso, referente há, pelo menos, 10 anos passados. Das pessoas com quem conversei, nenhuma havia assistido o Xuxa Só para Baixinhos. E era desse trabalho que eu tentava falar. Mas como debater com quem nem sabia do que eu estava falando e se negava a saber porque nem queria assistir?

Um detalhe interessante é que as mesmas mães dão a Barbie para suas filhas e Hot Wheels para seus filhos. Ou ainda deixam seus filhos horas assistindo o Little People, Barney e seus amigos, Hi-five no canal (PAGO) Discovery kids e um montão de gororobas americanas que têm milhares de produtos patenteados fabricados na China à venda com vasta publicidade incentivando o consumo de seus produtos . Prá mim, a questão do consumo, empatou.

Não estou defendo a Xuxa, estimulando o consumo da marca Xuxa. Meu questionamento não é esse. Até porque eu NÃO consumo Xuxa, além do DVD.

Pelo contrário, tenho muita procupação em consumir qualquer marca com parcimônia e critério.

Talvez nem saibam que o Barney e o Hi-5 cantam com seus amigos as mesmas músicas que a Xuxa canta pois o trabalho dela é quase que totalmente inspirado em músicas americanas , de programas e conjuntos americanos para crianças (basta ver os créditos no fim do DVD).

Inclusive todo o Layout do XSPB é uma cópia declarada do trabalho de um grupo americano chamado The Wiggles. A questão da imitação, empatou.

Xuxa não é só mais uma nesse universo?

Estamos de fato separando o joio do trigo?


Continua amanhã

__________________________________________________________________________________
Texto de Ana Cláudia Bessa

10 comentários:

Anônimo disse...

Ana,
eu confesso que não gosto da Xuxa. Mas é gosto pessoal mesmo. Por conta disso, meu filho não assiste. Mas concordo com as colocações que você fez. Realmente se pararmos para pensar, será que não estamos trocando seis por meia-dúzia?

Tem programas nacionais infantis ótimos mas a grade de programação que eles passam é muito pequena, então se você perder a hora, só no dia seguinte passa de novo.

A facilidade do Discovery Kids é justamente essa: está sempre ali, disponível. Acessível.

Tem um grupo chamado Palavra Cantada mas fui tentar ver um show deles e simplesmente o preço é tão caro que não pude levar meu pequeno.

Será que não é isso que faz a Xuxa tão popular: preço e acesso fácil?

Cristiane A. Fetter disse...

Eu vejo a tv hoje e comparo com o tempo que eu era pequena. É um oceano de diferença. Muita coisa, muita informação e as vezes eu acho até difícil conseguir escolher.
Comprei todos os dvd's da xuxa para meu filho e ele adora. Gosto muito do trabalho dela junto ao público infantil (ele aprendeu a contar até 10 com o trabalho dela). Mas gosto muito do Cocoricó.
Quando eu digo gosto é porque a base do que ele vê é o que eu aprovo ou gosto.
Criança gosta muito de música e quadros curtos para poder repetir sem parar.
Por exemplo: ele ainda não consegue assistir ao sitio do pica pau amarelo. Mas gosta do Hi-five.
Ele ama o George o Curisoso, que aqui encontramos os livros originais que vem acompanhados de cds que contam a história do personagem e a criança pode acompanhar pelo livro.
Acho importante tocar neste tema. As mães que não gostam da xuxa tem muita coisa boa para apresentar a seus filhos e as que gostam não se sintam culpadas.
Eu continuo batendo na tecla do bom senso. Eu sempre assisto aos programas junto com meu filho. Vamos dizer que estou fazendo um controle de qualidade. Mas aqui existem canais por faixa etária então é bem tranquilo (que aliás são ótimos). Como eu não compro tudo o que vejo nem o que ele quer, fica mais fácil.
Mas o negócio é ficar sempre alertas as gororobas como a Ana disse.
Grande post Ana.

Ana Cláudia disse...

É, meninas, o grande pulo do gato é a acessibilidade. As opções diferenciadas que temos hoje no Brasil, é privilégio de poucos. Mas mesmo assim, meu questionamento é entender porque a Xuxa é lixo e o Hi-5 não é, sendo que a muitas músicas são as mesmas.
Porque o Barney não é lixo se ele canta a maioria das músicas que a Xuxa canta no XSPB.
Acho estranho essa fixação na xuxa de 20 anos atrás. eu dancei muito piripiri da Gretchen, nem por isso virei a Carla Perez.
Falta muito bom senso nesta história toda e isso se extende a tudo, porque me lembro bem de um tio meu que não deixava seus filhos verem a novela das oito, era proibido terminantemente.
São os primos mais mimados e estranhos que lembro na minha adolescência.
claro que as coisas mudam, hoje as novelas são diferentes mas acho que a Cris tocou num ponto importante: eu também sempre assisto o que meus filhos assistem.
Sei cantar as músicas da maioria dos desenhos justamente porque assisto muitas vezes deitada no colo do Giullio.
Tem desenhos que eu não gosto como o do Bob Esponja. Desenhos de luta...etc...
Claro que as mães que proibem Xuxa, devem ter seus motivos e respeito.
O que não entendo é aceitarem o mesmo provuto embalado nos States.

Silvia D. Schiros disse...

Bom, eu não gosto nem de um, nem de outro. (risos) Mas as meninas gostam de todos! Fazer o quê? Uma vez, comentei com outras mães que não gostava da Xuxa, e no aniversário da Giovanna chamei uma animação que, apesar de eu ter mencionado os meus gostos musicais e o fato das crianças também curtirem coisas como Arca de Noé, Toquinho para crianças etc., vieram munidas de todos os CDs da Xuxa, com direito a todas as coreografias. Realmente, a única exigência que eu fiz foi NÃO colocar funks, axés e afins, porque bundalelê e dança da cachorra não têm nada a ver com criança pequena - aliás, não foi exigência, foi proibição mesmo (risos). Lá pelas tantas, veio uma mãe, com ar de vitória, dizendo "Ah, quer dizer que a Giovanna não gosta da Xuxa? Não parece, olha lá ela dançando!" E eu respondi: "Eu nunca disse que a Giovanna não gosta, quem não gosta sou eu!" Não gosto, mas não proíbo. Até porque não vejo malícia nesses só para baixinhos aí. Não que sejam altamente educativos, mas vá lá.

Ultimamente, elas não têm assistido Xuxa, mas Barney, Lazy Town e até uns que eu faço elas mudarem de canal, porque não gosto mesmo.

A solução mesmo é desviar a atenção para outras atividades além da TV, mas às vezes a gente acaba cedendo até por falta de tempo, né?

Ana Cláudia disse...

Aí é que tá Silvia...
precisa que a criança só veja coisa educativa?
Será que essa "necessidade" de somente dar acesso a coisas educativas não delega nossa responsabilidade de educar?

Eu acho que xuxa, Barney, fazem parte da infância. Eles vão rir e lembrar como nós rimos e lembramos do Bozo corrida...

Claro que sem excessos. A gente é que tem que se policiar com a nossa necessidade de fazer outras atividades e acaba deixando a criança muito tempo na frente da TV...
Acho que esse é o grande desafio dos pais, mais do que evitar determinados programas infantis.

Anônimo disse...

The wiggles é um grupo australiano...

Ana Cláudia disse...

Eu pensei que fosse americano.
Obrigada pela ajuda!

rodrigo di souza disse...

SE REALMENTE XUXA E O DIABO SEU REINADO ESTA ACABANDO ELA AMARGA INDICES HORRIVEIS NA GLOBO E SEU PROGRAMA JA FOI REFEITO 10000 DE VEZES E NAO AGRADA A NINGUEM

Lilith disse...

Acho que muitos brasileiros valorizam demais o que é de fora..
Se é para assistir "lixo", que seja o nosso "lixo".
Eu gosto do trabalho da Xuxa,principalmente este só para baixinhos...
Prefiro ver crianças dançando Xuxa do que dançando e cantando Créu.

Ana Cláudia disse...

Lisa e Rodrigo,
creio eu que o grande problema é as pessoas ainda terem a visão de Xuxa de décadas atrás.

Ela não é perfeita, não é. Mas eu falei exclusivamente do trabalho Xuxa só para Baixinhos e as pessoas muitas vezes criticam sem nunca ter visto.

Eu, como mãe é que decido a maior parte do que eles assitem e como eu não gosto dos outros trabalho além do XSPB, eles só assistem estes. Simples assim.