segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ECO-INFORMAÇÃO

Mouse ecológico extrai energia da luz solar


Ainda em desenvolvimento, projeto pretende carregar o periférico com energia limpa. Com um design atraente, novidade quer incentivar uso de energias sustentáveis.

Fontes de energia sustentáveis e limpas têm sido utilizadas em diversas aplicações e a tendência não poderia deixar de chegar à computação. Um mouse solar, chamado de Sole Mio, está sendo desenvolvido pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica. Nele, os intermediários entre a fonte de energia e o equipamento foram eliminados - o sol recarrega a 'bateria' do mouse diretamente.

Por enquanto, o Sole Mio é apenas um design inicial, que deve mostrar no futuro como produtos com fontes de energia alternativas, com grande funcionalidade e forma atrativa, podem encorajar os usuários a adotar outras formas de consumo sustentável. O equipamento não está disponível no mercado: ainda é preciso efetuar testes, determinando qual a melhor configuração a ser utilizada para que o mouse funcione durante longos períodos de tempo com cada recarga.

informações retiradas do site: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL85612-6174,00.html

2 comentários:

Ana Cláudia Bessa disse...

Minha preocupação maior é prepararmos o caminho para o lixo que a substituição pelos produtos "eco-corretos" vai gerar...
E que es pessoas tenham consciência de substituir e descartar com responsabilidade.

Cristiane A. Fetter disse...

Concordo com você. Mas eu tive uma chefe que quando me via muito pilhada por causa de problemas dizia assim: A solução sempre vem, as vezes até é necessário deixar passar um tempo, pois só assim conseguimos resolver os problemas coma a cabeça fresca.
As soluções para se economizar energia estão aparecendo.
Com certeza as soluções para o lixo também vão aparecer.
Quem sabe a idéia do Ivo de juntar pilhas usadas ao cimento que ele faz para obras não seja o caminho?
Elas virão.