terça-feira, 27 de novembro de 2007

COMO DESCARTAR pilhas e baterias 2

O Ivo deu uma dica de como descartar pilhas quando não temos nenhuma alternativa.

Também publicamos um texto que diz que as pilhas comuns podem ser descartadas no lixo comum e apenas baterias e pilhas importadas devem ter destinação específica.
Mas é aquela história: cada dia aparece um estudo diferente chegando a uma conclusão diferente. Mas ainda há a pergunta: não é melhor reciclar as pilhas do que lançá-las no meio-ambiente, mesmo sem causar "danos"?

Se as pilhas são recicladas de alguma forma, mesmo não causando impacto, é melhor que jogar no lixo, não é verdade?

Eu vou juntando as pilhas numa cestinha em cima da geladeira e quando enche a cestinha, levo para deixar no carro pois em algumas lojas existem coletores de pilhas e baterias.

Lojas em que já vi estes coletores:

-Alguns ecopontos
-Casa e Construção
-Leroy Merlin
-Banco Real (Projeto papa-pilhas)
Caso você tenha conhecimento de outros pontos de coleta, nos informe que publicamos aqui!
e-mails para ofuturodopresente@gmail.com

Leia mais:

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora já temos onde levar pilhas/baterias e óleo de cozinha para reciclar!
É isso mesmo! A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar estão com programa de reciclagem.

Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas? Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa- pilhas. Este é mais um programa de reciclagem promovido pela instituição.

As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, etc... contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, etc.

Não esqueça: o Papa-pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.

Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar! As lojas do Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!

Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Como fazer:
Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Pão de Açúcar, indicado para esta finalidade.

Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

Lojas Pão de Açúcar que já possuem o coletor:
Borba Gato- Brooklin- Ricardo Jaffet- Real Parque- Morumbi- Pedroso- Portal Sto Amaro- Carneiro da Cunha.

Se o Pão de Açúcar mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa - 0800-7732732 - e peça para que se